terça-feira, 1 de abril de 2008

Projecto Cultural Inédito em Vila Verde

Era um projecto antigo do nosso presidente da Junta, mas agora vai tornar-se realidade. Com efeito pela primeira vez, vai ser dado corpo a um projecto cultural, dinamizado pelas três colectividades da nossa Freguesia. Trata-se da recriação de um Rancho Folclórico. João Carronda, vai apostar em Alice Maria e Licínio Azedo, para a elaboração das letras e músicas do reportório, tomando por base os escritos dos poetas populares Fernando Neto Marques, Guilherme Moreira (Rilas) e José Sousa Carvalho. Os fatos irão procurar recriar as profissões antigas da Freguesia, o moleiro, o marnoto, a salineira, o vidreiro, empalhadeira, etc. A Paulo Bernardes, de Lares, estará reservado o levantamento e enquadramento histórico das recolhas efectuadas, para serem apresentadas no início de cada actuação. O maior problema parece ter surgido com a confecção dos fatos. Nomeou-se responsável Graciete Cardanho, que se comprometeu a arranjar as restantes colaboradoras. A música virá de Lares, reforçada com Carlos Lopes no “reco-reco” e Carlos Figueiredo a tocar pinhas. Os ensaios serão na Fontela. Para ensaiador, foi convidado António Esteves ( Gamela ), que ainda não confirmou a disponibilidade. João Carronda já tem José Saraiva (Vinagre) de reserva, para o caso da recusa daquele. Carlos Eires é que recusou, dizendo estar já reformado. Os presidentes das direcções, reagiram com agrado a esta ideia. Acordaram que os porta bandeira do rancho serão rotativos pelas três colectividades, sendo que o primeiro par será José Maia e Lurdes Matoso, do G. I. M. Fontela, depois Joaquim Simões, que fez questão de fazer par com a esposa, da S. I. R. Lares e finalmente, António Rafael e Cristina Cardanho, do G. R. Vilaverdense. Vai ser aberto concurso para o desenho da bandeira e nome do rancho. José Marques, Columbófilo do GRV, fez saber que na bandeira deveria aparecer a imagem de uma pomba, como símbolo da paz, mas João Carronda não aceitou dizendo-lhe “o que tu queres sei eu”. O blog “Papoilas”, terá o exclusivo da divulgação dos eventos realizados pelo rancho. O Moinho, foi afastado deste projecto, por teimar em não revelar a verdadeira identidade do moleiro. A EDP, perante a apresentação deste projecto, decidiu apoiá-lo, com um subsídio anual, de valor a combinar. A CMFF, também queria ajudar, mas esta intenção esbarrou com a exigência do pagamento adiantado do subsídio, para que não continuasse a ficar a dever como até aqui e ficou fora do projecto. A JFVV, assegura a logística, na deslocação do rancho. Estão assim criadas as raízes para que Vila Verde, vá ficar culturalmente mais rica.

9 comentários:

Anónimo disse...

Gostei desta.
Só falta mencionar algumas pessoas que fariam jeito à festa. O nosso amigo Chicharro, Zé Pedro e o celebre tractor com o pirilampo, para transportar os ornamentos dos pares dançarinos.

Anónimo disse...

Não fosse a exclusividade do Papoilas relativamente à agenda do rancho, essa quase que dava para acreditar :)

Paulo Bernardes disse...

5* :-)

Anónimo disse...

Para completar a notícia, passo a informar o seguinte:

A primeira actuação já tem data e local marcado.

Será dia 1º de Maio em Oleiros.

Os Padrinhos são: A Nossa Primeira Dama, D. Lurdes Carronda e o afamado trabalhador Sr. Joaquim Santos (Kinú).

A saída será pelas 07.30h em frente á Junta, em dois autocarros do Farreca, uma vez que a CMFF foi excluída da iniciativa.

Existem ainda trinta lugares para preencher. Quem quiser acompanhar o rancho, pode-se inscrever no horário de expediente na Junta de Freguesia ou na Cafetaria Central.

Anónimo disse...

Falta de imaginação não lhe falta senho moleiro. A tentativa foi boa, mas tanta harmonia é difícil de acreditar.

Anónimo disse...

O dia das mentiras tem origem em França, com a mudança do "calendário" pelo rei Carlos IX. O início do ano tinha a data de 1 de Abril, ofereciam-se prendas e faziam-se festas. Após a mudança, a troca de prendas continuou, só que não havia mais motivo, o começo do ano já não era naquela data, por isso ofereciam prendas esquisitas e o dia passou a ficar conhecido como "poisson d'avril". Como o nome indica, tem qualquer coisa a ver com peixes, já não sei bem o certo o que eles faziam, mas hoje em França acho que cortam peixes em papel e escrevem neles coisas "para o gozo" e colocam-nos atrás das costas das pessoas... A tradição espalhou-se até à Inglaterra (o April's Fools).
Aqui fica a minha contribuição para quem não sabe como surgiu o DIA DAS MENTIRAS!!! PARABENS SR Moleiro, quase que acredidei!! Já agora deixo aqui a minha!! " O meu sonho é cantar com o Má Lingua!! :):)

Anónimo disse...

Aviso ao anónimo das 10:40

Alteração de Programa

A apresentação do Rancho será no próximo dia 25 de Abril no Moinho.

Programa:

09:00 H – Mata bicho oferecido pela Junta de Freguesia

09:30 H – Oferta de broas com sardinha , confecionadas pelas senhoras convidadas para tal assunto.

10:00 H – Apresentação dos pares do rancho á sociedade vilaverdense

10:30 H – Benção do Estandarte do Rancho

11:00 h – Oferta de uma lembrança á bordadeira do estandarte ( Nossa Senhora)

11:30 H – Chegada do carro da Lusíaves, com os frangos para o beberete.

12:00 H – Chegada da comitiva de Oleiros com os seus queijos e pinga da rija

12:30 H – Uns abraços e beijinhos com os presidentes das colectividades da freguesia, promovido pelo Sr. Presidente da Junta

13:00 H – Almoço para toda a Freguesia

15:00 H – Corrida de Carreta do G.R.V ( haverá ? )

18: 00 H – Distribuição de Prémios

Agora digam que não é um programa e pêras.....

Anónimo disse...

Eu até estava a acreditar nesse programa... Nao fosse ter dito que a corrida das carretas seria no dia 25 de Abril!!! :):) Mas era um bom programa!!:):) Talvez se pedirmos muito á nossa senhora...!!;) é que com estas modernices qualquer dia, o dia de Natal já não é no 25 de Dezembro!! Talvez lá para meados de Fevereiro!! :) Resta-nos a boa disposição e a reinação!! Bem haja a todos!!

"O moleiro" disse...

Como era evidente, tratava-se de uma brincadeira para comemoração do dia das mentiras, por parte do "Moinho". Um agradecimento aqueles que com os seus comentários vieram enriquecer mais o conteúdo do post. Quanto aos referenciados, espero não levarem a mal o facto. Penso que a contribuição que os visados têm dado em prol de algumas actividades da Freguesia, em nada saiu beliscado com o post.