segunda-feira, 7 de abril de 2008

Anónimo, uma família numerosa

Perguntou-me à pouco um amigo, se eu sabia qual a família mais numerosa de Vila Verde. Perante a minha negação, disse-me que era a família dos anónimos, aludindo aos comentadores deste blog. Pois eu também acho que este meu amigo tem razão. Todos os comentadores querem certamente o melhor para a sua terra, por isso vamos a deixar o anonimato, ok?

Apelo a que haja contenção nos comentários e que os mesmos não visem questões pessoais, como se percebe nalguns. Os comentadores anónimos não dão oportunidade de defesa aqueles que são criticados e isto não lhes fica bem. Somos uma sociedade aberta, por isso vamos todos comentar em prol da causa pública, ok?

40 comentários:

Anónimo disse...

Escrever em anónimo o inventar um nome,para colocar um comentario o mais neste blog,no meu ponto de vista vai dar precisamente ao mesmo,porque nunca se sabe ate que ponto esse nome e verddadeiro o não e se calhar o seu amigo que lhe colocou essa questao, tambem o faz!

Paulo Bernardes disse...

Quem publica comentários sob a forma de "Anónimo", não o faria de outra forma, porque por alguma razão não tem coragem de defender a opinião ou tem receio de se expor ao ridículo.

A minha avó (que era de Vila Verde, nascida e criada na Centieira) contava-me uma historieta de uma senhor que quando perdeu o Pai se fartava de lamentar dizendo: "Deus matou o meu Pai, mas foi à traição. Cara a cara não era homem para ele".
Aqui passa-se um pouco a mesma coisa: há um certo receio de enfrentar quem se critica, é mais cómodo fazê-lo anonimamente, cara-a-cara não se tanto arrojo.

Por outro lado, quem critica enquanto anónimo não gosta de ser criticado, nem aceita a critica.

Paulo Bernardes disse...

Estimado Moleiro,

Já agora uma questão: este post é do género "Olhem para aquilo que digo, não olhem para aquilo que faço"?

Ou será que vou ter o gosto de saber com quem tenho estado a trocar opiniões?

Abraço

Anónimo disse...

Estou de acordo com o sr.João Filipe , ninguem terá a certeza de se os nomes que põem serão os verdadeiros , logo não é por ai....
Por outro lado há muita maria na terra , isto é , pessoas com o mesmo nome logo ficavamos sempre na duvida.
Abraço

Anónimo disse...

O cara a cara e muito relativo,Sr.PAULO BERNARDES,qualquer pessoa pode colocar um nome a dizer que e o ZÉ,Antonio,Manuel,qualquer um,pois nem o sr. nem eu nem ninguem sabe se corresponde à verdadeira identidade dele.Sr.PULO BERNARDES,os anonimos são como S.A.todos la tem dinheiro investido,mas ninguem da a cara.Não lhe estou a fazer nenhum acritica,apenas e so a trocar opinioes com o senhor.

Anónimo disse...

Sim

Ninguem garnate que o seu nome seja paulo bernardes , pode ser uma personagem.....Como tantas outras que andam neste bloog

"O moleiro" disse...

Amigo Paulo:
Não me passava pela cabeça que não soubesse ainda a minha verdadeira identidade. O nome deste blog, foi atribuído em homenagem aos moinhos de Vila Verde e em especial ao que agora contempla o Mondego lá do seu alto. Por isso, como administrador, adoptei o nome de moleiro. Fui elemento da JF no anterior mandato, sou professor do 2º CEB e chamo-me Rogério Afonso. Vou continuar a escrever como moleiro e grato fico por ter centenas e centenas de procuras diárias. Só por isso já valeu a pena ter criado este espaço. Espero poder continuar a ter no amigo um leitor, colaborador e comentarista. Agora que já fui “descoberto”, espero que me seja dada a oportunidade democrática de poder informar todos os “Fregueses”, dos assuntos de seu real interesse. Sempre fui contra a censura, por isso dou um grande valor aos seus escritos, e de outros que me vão chegando e que eu dentro do possível farei publicar.

Anónimo disse...

Ao MOLEIRO que resolveu dar a sua identidade,sr.ROGERIO AFONSO,eu como recente bloguista deste seu blog,lhe dou os meus grandiosos parabens,porque a traves da expressao anonima o nao muitos e alguns assuntos de valor estao a chegar ao conhecimento de todos,bem haja sr. MOLEIRO(ROGERIO AFONSO)

Paulo Bernardes disse...

Caro Rogério,

de facto não fazia ideia de quem era o "Moleiro". Até porque, se não estou equivocado alturas houve, em que comentava alguns "posts" do Moleiro.

Louvo-lhe a iniciativa e conte com a minha leitura atenta e com a minha participação.

Anónimo disse...

Deste modo ou daquele modo,
Conforme calha ou não calha,
Podendo às vezes dizer o que penso,
E outras vezes dizendo-o mal e com misturas,
Vou escrevendo os meus versos sem querer,
Como se escrever não fosse uma coisa feita de gestos,
Como se escrever fosse uma coisa que me acontecesse
Como dar-me o sol de fora.
Procuro dizer o que sinto
Sem pensar em que o sinto.
Procuro encostar as palavras à ideia
E não precisar de um corredor
Do pensamento para as palavras.
Nem sempre sinto o que sei que devo sentir.
O meu pensamento só muito devagar atravessa o rio a nado
Porque lhe pesa o fato que os homens o fizeram usar.
Procuro despir-me do que aprendi,
Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram,
E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos,
Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras,
Desembrulhar-me e ser eu, não Alberto Caeiro,
Mas um animal humano que a Natureza produziu.

ALBERTO CAEIRO ( Fernando Pessoa)

E como estamos hoje num reconhecimento de identidades aqui fica também o meu contributo Chamo-me Liliana Santos, sou um coração humano que bata no peito de mulher. Mulher comum, simples…que chora e sorri como outra qualquer e ecrevo neste blog com os pseudónimos de tangerina e missgreen! :) Bem haja a todos!!

Paulo Bernardes disse...

Bem, deixem-me garantir que "Paulo Bernardes" não é uma personagem ficticia ;-).

Sr. João Filipe, tem toda a razão. Muitos assinam com nomes ficticios, no entanto eu entendo que "anónimos" são todos aqueles que não assumem a sua verdadeira identidade.

Anónimo disse...

Muito bem menina liliana bem que me enganou , mas na realidade sempre desconfiei de si lol lol
beijos coisa feia

Anónimo disse...

já agora sr. moleiro qual será o problema de se escrever no anonimato. se não fosse assim garanto-lhe que eu sendo esposa de um amigo seu não era capaz de dizer ou escrever fosse o que fosse no seu blog. assim é uma maneira de eu dizer ou criticar um comentário, porque nem todos temos de frente a mesma maneira de pensar ou dizer o que seja uns aos outros não acha que será assim.
um abraço ao "moleiro" SR. ROGÉRIO e já agora eu já sabia quem o moleiro era parabens.

Anónimo disse...

sr.tanto critica por nao se identificarem,não acabaram neste blog,nem noutrosem que as vezes navegamos,mas de qualauer das maneiras mesmo que o sr.nao comungue da mesma opiniao do que a minha pessoa,os ANONIMOS sao necessarios neste o noutro blog qualquer,para animar e diertir os bolguistas,bem haja sr.PAULO BERNARDES.

Anónimo disse...

um blog não é um tribunal onde se fazem acusações pessoais. è antes um espaço aberto para a expressão de ideias e sentimentos sobre a vida e sobre as coisas da vida. Gosto deste blog, mas temo que ninguém dos que nele participam algum dia me reconheça. Ontem comentei como anónimo hoje fá-lo-ei da mesma forma porque entendo que o que é bonito é comentar.

Anónimo disse...

Eh!Eh!Eh!Eh!
eu sei quem és!:p

Paulo Bernardes disse...

Estimado Sr. João Filipe,

Em nenhuma circunstância eu digo que os "Anónimos" sejam desnecessários. Acho que, quem assim o entender, deve participar neste (ou em qualquer outro) blog anonimamente.

Pessoalmente acredito que cada um deve assumir publicamente as opiniões que manifesta. Aceito, naturalmente, que haja pessoas que, movidos pelas mais diversas motivações (porque têm direito à preservação da sua privacidade, receio de represálias, simples má fé, maldade, etc.), pensem de forma diferente. Mas fico chocado quando alguém, de forma anónima e sem qualquer tipo de prova, faz acusações ou levanta suspeitas sobre instituições ou pessoas. E é contra esse tipo de anonimato que eu me posiciono.

Uma boa critica assenta em dois pressupostos que se complementam:
- o objectivo da critica tem de ser construtivo;
- o alvo da critica tem de saber ouvir.

Claro que criar animação e diversão neste espaço é importante e, sem qualquer dúvida, indispensável. Mas criar animação e diversão à custa de comentários anónimos cujo móbil é a humilhação de terceiros bem identificados é, no mínimo, lamentável.

Voltaire dizia "Se queres conversar comigo, define primeiro os termos que usas". Parto do pressuposto que estou a lidar com pessoas de bem e educadas, pelo que qualquer conversa será sempre bem sucedida se os termos usados assentarem no bom-senso e ponderação.

Anónimo disse...

Sr PAULO BERNARNES,neste seu ultimo comentario disse algo de muito valioso,paço a citar"Um aboa critica assenta em 2 bons pressupostos:-o objectivo da critica tem que ser construtiva
-e o alvo da critica tem que saber ouvir",sr.PAULO,estao precisamente nestes dois pontos em que eu o citei,tudo o que os meus amigos(as)anonimos tem feito o tentado fazer,neste blog,que é criticar,chamar atençao quem tem responsabilidades nesta freguesia,quer a nivel politico o associativo,mas muitas vezes o alvo das criticas,nao as quer ouvir,por surdez politica,por cegueira associativa,pouco importa tambem saber,temos este blog que nos deixa expremir,so peço ao sr moleiro que nao seda a pressões para nos calar a atraves da censura

Anónimo disse...

sr. moleiro peço também em meu nome e em nome dos anónimos que não ceda a pressões de nos calar pois o tempo da censura foi no tempo de salazar e esse tempo já lá vai há muitos anos espero que nos faça este grande favor que é nos deixar exprimir como bem queremos o meu muito obrigado

Paulo Bernardes disse...

Sr. João Filipe,

resta saber se o alvo da critica não sabe ouvir ou se quem critica não sabe criticar. A critica para ser construtiva tem de identificar o que está bem e/ou mal e, quando alguma coisa está mal, indicar a opinião do caminho a percorrer para melhorar o que está mal. Acha que TODAS as criticas têm seguido este preceito? Das pessoas que frequentam este espaço, quantas já terão escrito uma carta anónima? Muito provavelmente ninguém!

Não me quer parecer que este espaço vá ser silenciado. Aliás, parece-me que ele ganhou uma nova dinâmica

Anónimo disse...

Meus caros

Atento a este blogue,apenas como observador. Etou hoje a comentar dado ser um dia memoravel (descoberta do moleiro), espero que a atitude se mantenha, critico, observador, atento...e acima de tudo muito construtivo.Ao SR Paulo Bernardes os meus parabens pela postura que sempre tomou...Espero continuidade....

Anónimo disse...

Sr.PAULO BERNARDES.
Respondendo a sua questao,e só no ponto de vista.
É certo que nem todas as criticas que neste blog são colocados tem seguido alguns dos parametro sde que fala,porque muitos sao postos no ambito de "gozo".Quanto aquele que vejo e leio,que nao sao postos no ambito de "gozo"compete as pessoas visadas p'las criticas,anonimas o não defenderemse,e quando o fazem,nao o fazem da melhor maneira,são arrogantes,viris e muito das vezes corriqueiros,não sei se me estou a fazer entender.
Quanto as cartas anonimas,sr.PAULO,acho que todos nós ja o fizemos quando eramos meninos,para nos declaramos as miudas.
Bom dia

Paulo Bernardes disse...

Principalmente os "meninos" e "miudas" devem bem cedo aprender que a honestidade, coerência, frontalidade e transparência são a base para uma sociedade justa

Anónimo disse...

Ao anónimo das 21:14
Todos temos direito à nossa opinião, que nem sempre é a mesma, para reflectir nesse assunto deixo-lhe uma questão
Se todos gostassem de amarelo o que seria do branco?

Anónimo disse...

Sr. Paulo Bernardes e João Filipe,
Pensava eu: (eu lembro-me de cada coisa)
Que os Srs. eram os meus primos (santinhos)
Afinal também fazem parte da família dos anónimos
Isto á cada coisa, que nem o diabo lembra

Anónimo disse...

Bem eu não pertenço a esta família ( dos anónimos ) mas como tenho nela tantos amigos resolvi dar a minha opinião, para terem calma com os comentários que fazem porque eu acho que este blog esta a subir na popularidade mas a baixar na qualidade dos comentários, apesar de respeitar a opinião de cada um de vós.
Um grande abraço para todos e divirtam-se sem se mal tratarem.
Pedro Lopes “ Relvinhas”

Anónimo disse...

Amigos! Parece que começamos a entrar no jogo "Quem é Quem?" Escrevam como quiserem para isso temos a liberdade de expressão, mas sem ultrapassar os limites da boa educação (um tema bem actual por isso façam justiça á boa educação que vos fui incutida)
um destes dias faz-se um jantarada com os amigos bloguistas do "moleiro" Que acham?

Anónimo disse...

Ao Sr. Tangerina:
Pode contar comigo para comer é só dizer o dia e a hora e lá estarei, por mim pode ser no Gamela que se come lá muito bem.
Um abraço Pedro Lopes “ Relvinhas”

Anónimo disse...

combinadissimo!!! ouvi dizer que a joaninha também alinha!! :)

Anónimo disse...

em resposta do jantar que o ou a tangerina salientou então eu não posso concordar pois assim todos ficam a saber quem são as pessoas deixava-mos de ficar anónimos pode pensar uma outra coisa

um abraço

Anónimo disse...

Sr. anónimo das 21.18 é um jantar de mascaras (como no baile de carnaval) já agora posso sugerir a ementa, feijoada á caga lume, fruta da época… (há varias), para digestivo, arrebita o pau.

Contem comigo para comer, e dar a oração.

Anónimo disse...

já agora srº santo será que esse jantar de máscaras terá tanta gente como o próprio baile de carnaval fica este pensamento e também dá que pensar

Anónimo disse...

já cá faltava a história do Carnaval!!! :) Vira o disco e toca o mesmo!! Olhe um apresenta-se como o anónimo das 20h30 do dia xyz do mês tal e coisa!!! Se se vier a fazer o jantar os anónimos não teem problema!! já estou a imaginar!! Quem és tu no blog?? - Sou o anónimo!! E tu? tb sou o anónimo!! E eu?? Sou a Tangerina a missgreen e ás vezes a Liliana Santos!! :)) E já que falaram no Carnaval!! Eu posso ir de Barbie assim alguns já me reconhessem!! Mas continuo a achar que uma jantarada de bloguista não era mau!! :) Lá mais para a frente...
Eu vou!!!!!!

Anónimo disse...

Amigo Paulo bernardes.
Eles aprender até aprende,só que se esquecem,com muita facilidade.


O santo,se aqui alguem está em anonimo,não sou eu,o meu nome esta aqui bem escrito, nem o sr.Paulo Bernardes.

Anónimo disse...

O santo,com essa ementa e comesse digestivo,caiu a tua mascara,é que eu tambem estive nesse lanche ajantarado,no gamela.

Anónimo disse...

Comentario das 12.17,e do sr.JOAO FILIPE,para que não pensem algo de errado,nem sempre a maquina(computador) quer colaborar .

Anónimo disse...

LOL, pro jantar nao dava, porque depois tinhas mais inscriçoes ke akeles k iam pagar........LOL

aquela da rua ao lado

Anónimo disse...

Boa Noite

Vizinha :-) não seja por ai que não se faz o jantar paga-se logo no momento da inscrição :-) eu cá estou dentro e até concordo com o local mencionado pelo senhor Pedro Lopes "relvinhas" fica longe mas tudo se arranja lol

Anónimo disse...

Eu até acho que se devia fazer melhor !! Relembrar velhos tempos e fazer um passeio de bicicleta com os comentadores do bloog , mas claro que havia almoço á mesma :-)E depois de almoço jogos tradicionais !Ah não muito longe que as pernas não aguentam a idade já pesa lol

Anónimo disse...

Vamos todos jantar na festa da srª da graça dia 24 de abril e depois brincávamos o quim