quinta-feira, 10 de abril de 2008

Jobs for the boys

O Bloco de Esquerda e o PCP apontaram ontem, no Parlamento, a nomeação de Jorge Coelho para presidir à Mota-Engil, como um exemplo de promiscuidade entre a política e os negócios. O PCP foi mais longe e desfiou uma longa lista de ex-governantes que foram para grandes empresas. E ficou sem resposta de todas as bancadas.

Vamos lá a ver porque é que todos se calaram:
“Metade das empresas do PSI-20 tem ex-governantes nos seus órgãos sociais”. Uma pequena lista para ajudar a esclarecer, onde estão agora estes ex-governantes:
  • Jorge Coelho (PS) na Mota-Engil (uma das construtoras com maiores interesses nas actuais concessões de auto-estradas, algumas delas assinadas pelo próprio Jorge Coelho, e nas futuras obras públicas agora anunciadas pelo primeiro-ministro)
  • Ferreira do Amaral (PSD), na Lusoponte (negociou concessões enquanto governante e agora preside)
  • António Mexia (PSD) na Galp e depois na EDP
  • Fernando Nogueira (PSD), Paulo Teixeira Pinto (PSD) e Armando Vara ( PS) no BCP
  • Manuela Ferreira Leite (PSD) e António Vitorino (PS) no Banco Santander
  • Vários ministros e secretários de Estado foram para o Banco Espírito Santo, Banco Português de Negócios ou Banco Privado Português.
  • José Lopes Martins (PSD) para a administração do Hospital Amadora-Sintra, cujo contrato negociou
  • Fernando Gomes (PS) na Galp
  • Pina Moura (PS) na Iberdrola e na Prisa
  • Vitalino Canas (PS), deputado, porta-voz do partido, provedor das empresas de trabalho temporário e que defende, claro está com toda a independência que a legislação laboral devia ser mais liberalizada

Fonte "O Público" (2008 Abr 09)

E Vitor Constâncio (PS), Maldonado Gonelha (PS) e muiiiiiiiitos mais? Não haveria certamente espaço nete blog, para referir todos. E agora? Será que o escrito ajuda a explicar o silêncio? Preparam enquanto governantes caminho para a sua "reforma". Ninguém tem que levar a mal :-). Mas os culpados não são eles. Viva a seriedade *

* seriedade - valor que tem ao longo dos anos vindo a perder a sua influência e que hoje está em vias de extinção.

3 comentários:

Anónimo disse...

E assim vai o nosso Portugal.Uns rapam para comer outros gozam o pagode. Lembram-se de um "distinto" vereador da nossa edilidade? Sim o Paulinho, esse mesmo, o prepotente, o vaidoso, o mal educado e mal formado, esse mesmo. Está metido numa alhada, como já foi noticiado neste blog, e porquê? perguntam vocês? porque realmente, quem tudo quer tudo perde (esperemos que sim).
Não tenho por hábito fazer considerações menos abonatórias em relação a pessoas, mas as verdades e as realidades têm de ser ditas.

É a primeira vez que entro neste blog e gostei do que vi. Penso que as pessoas devem opinar sobre todos os assuntos e não exclusivamente nos que dizem respeito ao GRV ou à JFVV, embora importantes não são únicos nesta sociedade globalizada. Hoje em dia emitir opiniões e pareceres é saudável e educativo, desde que se respeite os direitos dos outros.
Para o Moleiro, um abraço e desejo de mais participação nos posts por parte de todos os bloguistas.
Ass. PIROLITO

Paulo Bernardes disse...

O que me espanta um pouco em tudo isto é onde alguns ex-governantes vão buscar o saber profissional... porque se lidam da mesma forma com os interessas das empresas como lidam com os interesses do pais... não sei não...

Já agora... alguém sabe se o regime de quotas se aplica também ao desempenho de cargos publicos e politicos? Tipo: x são excelentes, y bons e os restantes são corridos a bom e regular?

Anónimo disse...

Sr.PAULO BERNARDES

Sou eu de novo,não pense que é perseguição,so que,gosto de comentar sobre os seus comentários.
Não são só os ex-governantes que fazem isso,os actuais tambem,veja o nosso primeiro ministro,a historia,não ficou nada,mas mesmo nada bem contada,e sabe onde e que eles conseguem,universidades privadas.
Como vê assim vai o nosso lindo pais e assim somos governados,só não vê quem não quer.
Boa Tarde,e ate amanhã.