terça-feira, 29 de abril de 2008

Festas de Nossa Senhora da Graça


Programação dos festejos religiosos e festivos:
Quarta-feira, 30 de Abril

09,00 horas - Arruada de gaiteiros;

22,00 horas - Grandiosa procissão das velas;

24,00 horas - Sessão de fogo de artifício;
Quinta-feira, 01 de Maio

08,00 horas - Alvorada;

09,00 horas - Arruada com o Grupo de Bombos "Mareantes do Douro";

10,00 horas - Procissão;

10,30 horas - Missa Solene, Comunhão e Profissão de Fé;

15,00 horas - Actuação da Filarmónica Carvalhense;

17,30 horas - Grandiosa procissão;

19,00 horas - Actuação do Rancho Folclórico da Vila de Pereira.

22 comentários:

Anónimo disse...

Retomando uma tradição e por intermédio do Gamela, vai-se novamente enfeitar a estrada para a procissão passar.
Quem quiser colaborar poderá na parte da manhã (Quinta - Feira ) ajudar na sua decoração ou trazer flores e verdura.
Vila Verde agradece

Anónimo disse...

Vamos ver se o rancho de Pereira é também uma copia do Brisas do Mondego.

Ah quem não tenha vergonha....

Anónimo disse...

não é só por parte do gamela que se vai enfeitar as ruas com flores, porque em outras ruas se vai fazer o mesmo e quem teve a ideia de se enfeitar as ruas foi a presidente da comissão que no final de uma missa deixou a ideia no ar para a população fazer e ter ideias, esperamos que todas as ruas se enfeitem, em relação ao rancho foi uma tremenda vergonha para o srº professor que ensaia esse rancho e que infelizmente mora em vila verde trazer modas que foram de um rancho que de momento está ausente mas que deu nome há nossa terra esse rancho era o RANCHO REGIONAL BRISAS DO MONDEGO que eu tenho orgulho de ter feito parte dele, e de momento ver modas, músicas e letras que eu dancei e ver dançar uma cópia muito mal feita e até com sapatos em vez de chinelas é uma autentica vergonha e de muito mau gosto esse rancho se queria vir dançar cá nesta terra então trazia outras modas e que não trouxesse modas que não lhe pertenciam foi uma lástima ver o que vi e posso dizer que não gostei e vários dançarinos do rancho de vila verde tiveram vontade de ir para o palco ensinar como se dançava essas modas que deram nome a vila verde, esperamos que o próximo rancho não tenha a mesma ideia de trazer modas do RANCHO REGIONAL BRISAS DO MONDEGO assim espero que não aconteça fico há espera para ver.

mas fora isso um bem haja à comissão de festas da nossa terra um abraço amigo

Anónimo disse...

Não colocando em causa nada do que afirma a (Lita) sobre o enfeite das ruas, passo a esclarecer:
Referi o Gamela, pois aquando no blog saíu uma fotografia duma sua ideia antiga (enfeite da calçada), ficou decidido por ele e alguns seus amigos, que este ano se voltaria a fazer na via principal.
Se na Igreja se falou e se conseguir enfeiter todo o percurso melhor, pois quem ganhará será a nossa terra
Viva Vila Verde

Anónimo disse...

Quanto ás musicas e letras dos brisas, pergunta um leigo.
As músicas e as letras em devida altura não foram registadas nos "Direito de Autores"?
Se foram julgo que poderiam ser processados.
Responda quem souber?

Paulo Bernardes disse...

Mesmo que letra e música estejam registadas na Sociedade Portuguesa de Autores, isso não é impeditivo que outros agrupamentos possam as possam utilizar nas suas actividades.

Anónimo disse...

Sr. Paulo Bernardes as musicas e letras podem não ser impeditivo para outros grupos as utilizarem mas as que estão em questão foram feitas propositadamente para o RANCHO REGIONAL BRISAS DO MONDEGO e pagas pelo mesmo agrupamento portanto a pessoa que as levou para este sabia isso perfeitamente e não teve qualquer consideração pelas pessoas que representaram o mesmo.

Paulo Bernardes disse...

O agrupamento "Rancho Regional Brisas do Mondego" ainda existe? Em caso afirmativo, poderá agir legalmente.
Em caso negativo, é necessário analisar a acta de dissolução do grupo e verificar a quem o agrupamento cedeu o património que possuia. Neste caso, quem ficou com o espólio artistico poderá agir legalmente contra o agrupamento.
Se nada disto está claro, ou ficou bem definido, julgo que o espólio artistico cairá em domínio público e ai ... santa paciência.

Do ponto de vista ético... cada um fará o juizo que mais lhe parece adequado...

Paulo Bernardes disse...

Já agora só uma pergunta... Por que razão acabou o Rancho Regional Brisas do Mondego? Recordo-me que dançavam maravilhosamente bem...

Anónimo disse...

srº paulo bernardes o RANCHO REGIONAL BRISAS DO MONDEGO não acabou e ainda não foi dada a sua baixa simplesmente está ausente mas para efeitos legais ele ainda existe por isso esse srº que se diz ser o senhor professor se queria fazer uma cópia do rancho que ele também dançou então fazia uma cópia a 100% porque para ver cópias falcificadas então mais valia ter ficado em casa é preciso ter muita lata e coragem para o fazer será que esse senhor não sente neste momento vergonha de ser falado sem ter necissisdade nenhuma.

tenha dó demais e respeito pelo povo de vila verde que conhece bem as músicas do rancho

Paulo Bernardes disse...

Sra. D. Adélia,

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Mas se o Rancho Regional Brisas do Mondego ainda não se extingiu oficialmente, porque não revitaliza novamente para mostrar as suas danças, os seus cantares e respectivas músicas?

Tenham em atenção que é perfeitamente legal e lícito um agrupamento interpretar obras de outro, desde que para isso solicite (caso a circunstância o exige) a respectiva autorização. Reparem, a grande maioria dos tradicionais "Grupos de Baile" interpreta músicas e canções que não são da autoria deles.

O facto do agrupamento que aqui é mencionado não "copiar" a 100% o Brisas pode ser interpretado como:
1- não tem essa capacidade;
2- para evitar problemas de plágio artistico, fez algumas alterações.

Para mim é indiferente, porque o que eu gostava mesmo, era de ver o Brisas a dançar!

Mas uma virtude esse agrupamento tem: possui pessoas para dançar. E em Vila Verde (freguesia) não há um único agupamento de rancho, quando em tempos passados já existiram 3 ou 4. Isso é que é uma vergonha, mas para todos nós.

Anónimo disse...

caro paulo bernardes de facto um agrupamento pode dançar modas de outro grupo caso o solicite mas ao qual isso não aconteceu por isso acho uma tremenda falta de consideração por outro agrupamento de folclore, quanto ao facto de não haver nenhum grupo de folclore neste momento devesse ao facto de não existir homens que queiram dançar folclore é uma pena que nesta terra "freguesia" não haja homens ou rapazes que queiram dançar o bom folclore portugês como tinhamos em vila verde, mas ao que parece e se fala já falta pouco para que haja outro grupo de folclore em vila verde quem sabe se não retoma o brisas do mondego era uma grande ideia com as mesmas modas era muito bom que ele voltasse a 100% quem sabe

Paulo Bernardes disse...

Estimada Sra. D. Lita (julgo que assina também como "Adélia"),

Lamentavelmente, em muitas situações, o que do ponto de vista ético é reprovável e condenável, nem sempre o é do ponto de vista legal.

Custa-me a crer que em Vila Verde não haja homens e rapazes que não arranjem alguma disponibilidade para participar num rancho folclórico. Por isso, faço votos que rapidamente apareça o tal grupo que refere.

Aproveito, também, para saudar a Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça, porque, pelo que tenho lido neste Blog, fizeram um trabalho a todos os níveis meritório.

Parabéns!!!

Anónimo disse...

É realmente vergonhoso que esse senhor tenha apresentado as músicas e letras do Rancho como sendo dele porque ele sabe muito bem que essas letras e musicas foram feitas na sua maioria pelo SR: BUÇHÃO e um Senhor que pertencia há nossa freguesia e vivia na SALMANHA não me recordando agora do seu NOME. Mas como esse sr. nunca teve respeito por ninguem só teve mania acredito em tudo que venha da sua parte.

Paulo Bernardes disse...

Mas afinal, quem é o senhor em causa?

Sr. Buchão? De Quiaios?

Anónimo disse...

Sr. Paulo Bernardes

O Sr. Bichão já faleceu a alguns anos, foi o responsável pela escrita de grande parte das músicas, dos ranchos, Flores do Mondego e Brisas do Mondego , marchas populares de Vila Verde e Fontela.

Recebeu alguns prémios de melhor musica, e foi homenageado em vida, por algumas instituições da nossa freguesia.

Um abraço

Paulo Bernardes disse...

Estimado Sr. Paulo Simões,

Obrigado pele esclarecimento.

Eu tive a honra de privar de perto com o sr. Bichão. Sei quem foi e sei o muito que contribuiu para a cultura em toda a região centro do Pais.

Quando referi "Sr. Buchão?" foi porque não sabia se o anónimo das 10.31 de 2 de Maio se referia ao "Bichão de Quiaios" (era assim conhecido entre os músicos).

A minha outra dúvida é a quem se referem como "sr ensaiador".

Em Vila Verde só conheço o Sr. Carlos Eires ("Canacho"), por quem tenho elevada consideração e estima pessoal. Já tive o privilégio de tocar em Marchas de S. João que ele ensaiou e a opinião que tenho dele é a de uma pessoa extremamente preocupada em fazer bem e que abraça o trabalho em que está envolvido com grande paixão e saber. A jovialidade dele no ensaio destes agrupamentos é contagiante. A atitude dele, neste campo, é para mim um exemplo a seguir.

Abraço

Paulo Bernardes disse...

Sei que é o Portulez.
De facto, ele em tempos também ensaiou o rancho de Lares.
Não sabia que ele era o ensaiador do Rancho Amores Perfeitos...

Anónimo disse...

Era tão bom ensaiador que o rancho acabou pouco tempo depois.
teve a vida curta

Paulo Bernardes disse...

Estimado Moleiro,

Algo se passou neste moinho.

O meu comentário de 2 de Maio, pelas 16:28 era resposta a um outro comentário de um "anónimo" que identificava o ensaiador do rancho Amores Perfeitos.

Então o que se passou?

Anónimo disse...

Sr Paulo Bernanrdes o anónimo a que se está a referir provavelmente não identificava só a pessoa em questão, deveria fazer algum comentário menos próprio e o sr. moleiro retirou o comentário, coisa que tem acontecido agora noutros posts e muito bem, para ver se os comentários não entram em campos de baixo nível.

"O moleiro" disse...

Amigo Paulo Bernardes:

Apaguei o comentário por considerar que alguma linguagem utilizada não era a mais apropriada. A crítica, embora por vezes incompreendida, é saudável, mas feita com respeitinho e educação.
Um abraço