quarta-feira, 2 de abril de 2008

A agressividade nos adolescentes parece estar na moda

Caso inédito no distrital de futebol conimbricense. Um “escolinha” do Tourizense viu a cartolina vermelha por uma alegada agressão e poderá ficar castigado mais de um mês. O clube contesta o relatório do árbitro e depois de ter perdido o recurso no Conselho de Disciplina da AFC, avança agora para a Federação Portuguesa de Futebol.

A sanção disciplinar é justificada pelo facto do jogador em causa ter agredido «com um pontapé» um adversário, infracção cometida já com a partida interrompida ( depois de lhe ter sido mostrado o cartão vermelho).

Foram também mandados instaurar processos disciplinares a António Gonçalves, dirigente,e à treinadora Idalina Martins. No caso do dirigente, tal é justificado pelo facto de no documento de defesa «se acusar sem qualquer despudor o árbitro da partida de mentiroso», enquanto que a "técnica" ???, referida na nota como 1.ª delegada do Tourizense ( torna-se óbvio que não tem curso de treinador), é acusada de «pressionar o árbitro para não registar a expulsão do jogador-arguido».

Mas o que é isto? Mas que formação desportiva é a que se está a fazer, que leva um "escolinha" a tomar uma atitude destas, a todos os títulos reprovável?

Mas se a atitude do puto é lamentável, o que dizer da atitude da "técnica", a tentar dar a volta a uma situação quiçá da maneira mais deselegante. :-( :-( :-(

3 comentários:

Anónimo disse...

Serão os jovens de hoje mais agressivos que os de antigamente? Se sim quais as razões que levam a tais atitudes?
A verdade é que desde tenra idade as crianças são confrontadas com todo o tipo de violência através da TV e do computador.
Os desenhos animados e os videojogos possuem cada vez mais cenas de pancadaria, de agressões físicas e verbais que as crianças tendem a imitar com muita frequência. Ora, se desde a infância é incutida no indivíduo a tendência para resolver todos os problemas “ao murro” obviamente que este tipo de comportamentos se vão prolongar ao longo da sua vida. (a menos que alguém o conduza por um caminho diferente) Pensa-se ser esta uma das principais causas da agressividade característica de algumas crianças e jovens de hoje. Por outro lado a falta de atenção por parte dos pais (por falta de tempo ou porque simplesmente não estão para se incomodar) conduz a este tipo de comportamentos. Sim porque a base de tudo está na educação, principalmente naquela que nos é dada enquanto crianças. Hoje em dia os pais preferem colocar o filho em frente à televisão ou ao computador sem se preocupar com o que este irá assistir do que passar uma hora a ler-lhe histórias, a conversar, a participar nas suas brincadeiras. Os jogos didácticos são substituídos por jogos onde predomina a violência. Mais tarde, tudo isto se vai reflectir no comportamento dos jovens que são cada vez mais mal-educados e agressivos. É urgente rever os conceitos de boa educação e de civismo senão o mundo não tardará a assemelhar-se a uma imensa selva!!!

Anónimo disse...

"Eduquem as crianças e não será preciso castigar os homens"

Pitágoras

Anónimo disse...

esta na altura de os professores terem mais autoridade dentro das salas de aula mas como tambem tenho filhos digo que a educaçao deles passa primeiro pelas casas de todos mas tambem concordo que os professores ralharem ou madarem os alunos para fora das aulas por falta de respeito os pais nao metam o bedelho nesse assunto por so diz respeito na escola nao e os pais chegarem a escola e baterem nos professores que falta de respeito pelos professores que so querem ensinar tenha do e mais respeito dentro das escolas