terça-feira, 1 de abril de 2008

Porque amanhã é o Dia Internacional do Livro Infantil

"Era uma vez uma mulher que queria ter um filho muito pequenino, mas não sabia como havia de fazer para encontrar um. Então, foi ter com uma velha bruxa e disse-lhe:
— Gostava tanto de ter um filho pequenino! Não sabes dizer-me onde posso arranjar um?
— Oh, isso não é difícil — disse a bruxa. — Aqui tens um grão de cevada, e olha que não é da que cresce nos campos dos lavradores nem daquela que as galinhas comem. Planta este grão num vaso e verás o que acontece!
— Oh, obrigada! — disse a mulher, dando uma moeda de prata à bruxa......"


Extracto do conto "A polegarzinha" de Hans Christian Andersen,
"Mariana, filha única, tem dez anos quando Rosa nasce. Agora vai partilhar tudo com a irmã: o quarto, o tempo dos pais, o afecto da família — incluindo a Avó Elisa que desconfia do progresso, e a Tia Magda, que tem um dente de ouro, uma fala que mete medo e só gosta de estrelícias e antúrios. Mas pelo menos a recordação da Avó Lídia e a amizade de Rita ela não quer dividir com mais ninguém. Será que Rosa vai continuar a ser «uma intrusa»? ..."
Extracto do livro "Rosa, minha irmã Rosa",de Alice Vieira, Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança 1979, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para leitura autónoma e/ou com apoio do professor ou dos pais no 3.º ano de escolaridade

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda me lembro das pequenas histórias que a minha mãe me contava!! Todos os fins de semana tinha direito a um pequeno livro da coleção da formiguinha!! Penso que já nem se vendem!! E lembro-me também do primeiro livro que recebi no dia da criança!! "Bonecos de papel de cor".
já mais tarde houve um conto infantil que me marcou imenso. E é o que vos vou aconcelhar. Chama-se "O Gato malhado e a Andorinha Sinhá" foi escrito por Jorge Amado para o filho que nasceu em França em 1979!! Mas além de ser um conto infantil è uma linda história de Amor! De leitura ligeira mas extremamente agradável!! Fica então o meu concelho! Leiam e não se vão arrepender!! Já agora se tiverem filhos os netos, leiam com eles!! Abraços!!