quinta-feira, 23 de julho de 2009

Sócrates diz que não há melhor primeiro-ministro

“Ainda está para nascer um primeiro-ministro que faça melhor do que eu”, afirmou ontem à noite, no Porto, o secretário-geral do PS, José Sócrates. O primeiro-ministro falava perante 150 empresários.
Quem assim fala não é gago, é ... "político". Parece mais linguagem utilizada por alunos do 1º CEB. Para mim José Sócrates ainda acredita no Pai Natal.
É preciso ter muita "lata". Mas que grande convencido que me saíu o senhor "engenheiro". Espelho meu, espelho meu, há alguém melhor do que eu? Francamente...

2 comentários:

Paulo Bernardes disse...

Bem, resta conhecer o contexto em que o senhor primeiro-ministro disse o que a imprenssa afirma. Ou seja, resta saber o que o senhor primeiro-ministro entende por "faça melhor". :-)

Por outro lado, é diferente dizer "não há melhor primeiro-ministro" a afirmar que "está para nascer um primeiro-ministro que faça melhor do que eu". No caso da segunda afirmação podemos sempre atalhar que "já nasceu", e então a afirmação está despida de qualquer simbolismo pretencioso ;-).

A afirmação do senhor primeiro-ministro pode também ser um reconhecimento que não pode evoluir para melhor, ou seja, um sinal de resignação...

Cada eleitor terá, naturalmente, a sua interpretação... :-)

Anónimo disse...

Espelho meu, espelho meu, há alguem melhor do que eu?
Francamente...

Segundo Ricardo Reis, Professor of Economics na University of Columbia, escreve hoje no blogue da SEDES:


"... consultei um dado simples para medir o tamanho do monstro: o rácio dos gastos do Estado em consumo público em relação ao PIB. Reuni dados desde o início de 1986 e calculei a taxa anual de crescimento do monstro durante 4 períodos: os governos de Cavaco, Guterres, Durão-Santana, e Sócrates. O que descobri, sinceramente, surpreendeu-me.
O período de maior crescimento do monstro foram os anos em que o PSD estava no poder, com Durão Barroso e Santana Lopes: 0,350,61% por ano. Segue-se Cavaco (0,35%), e só depois Guterres (0,20%) e por fim Sócrates (0,11%). Quer dizer, o grande alimentador do monstro é o PSD, que supostamente é o partido mais à direita e fiscalmente mais responsável em Portugal. E o inventor do termo, numa crítica à governação de Guterres, afinal alimentou mais o monstro do que qualquer governo PS."

E quem era a Ministra das Finanças nesse Governo PSD de Durão Barroso?
Quem acertar a resposta ganha um chocolate...Os espelhos por vezes têm cada reverso...