terça-feira, 28 de julho de 2009

Falta vigilância em praia da Cova Gala

Uma das praias mais frequentadas da Cova Gala, Figueira da Foz, não é vigiada. São os nadadores-salvadores da praia do lado que vão vendo se há problemas. A falta de concessão faz com que vigilância não seja obrigatória.
A praia, situada entre o Molhe Sul e o Parque de Campismo da Orbitur, foi apetrechada com novos acessos recentemente (passagens de madeira), levando a que mais pessoas a visitassem durante a época balnear, com especial incidência ao fim-de-semana. A morfologia da praia (bem como de outras da zona) tem-se alterado devido à erosão provocada pelas obras de ampliação do Porto da Figueira da Foz.
Fonte da Polícia Marítima da Figueira da Foz reconhece que só há poucos dias a praia em questão tem sido vigiada, mas adverte para o facto de esta não ser concessionada e, como tal, sem obrigação de vigilância. "Há que haver também uma responsabilidade do banhista, para procurar praias concessionadas".
Já o presidente da Federação Portuguesa de Nadadores - Salvadores, Alexandre Tadeia, lamenta que a lei só obrigue a que haja vigilância em espaços concessionados. "Infelizmente, há muitas praias sem vigilância. O Estado garante a segurança do cidadão português em todo o lado menos na praia", acusa.
Fonte "JN" 2009 Jul 28

1 comentário:

Anónimo disse...

Sabem porque não há concessões? Porque este ano saiu uma lei em que o nadador salvavidas passa a ter vigilância apenas em 50 metros. Esta lei obrigou a duplicar os nadadores. E quem paga? O concessionário, é claro. Quem tem de pagar a salvaguarda das vidas humanas são os concessionários!!!!!!Não é o estado.
É como se alguém quisesse abrir uma loja e tivesse de pagar 1 novo polícia ou guarda nocturno....
Não deverá ser o Estado/Capitanias a pagar aos nadadores salvadores? Os concessionários não são já deveras castigados com o preço das concessões, que apenas duram 2 meses?