quinta-feira, 16 de julho de 2009

Assim vai a política figueirense

É extenso, mas vale a pena ler até ao fim...
José Elísio Oliveira, vereador e anterior presidente da Comissão Concelhia figueirense social-democrata, é um dos autarcas que estarão na iminência de regressar ao Partido Socialista, tal como Pedrosa Russo, que foi líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal.
Jurista, outrora amigo do falecido presidente de Câmara Aguiar de Carvalho, Russo assistiu, recentemente, às apresentações dos candidatos socialista e social-democrata à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF).
José Elísio (ex-PS) – cuja esposa, Isabel Oliveira, preside à Junta de freguesia de Lavos em representação do PSD – foi vereador mediante convite de Aguiar de Carvalho e, enquanto militante social-democrata, preconizava a candidatura do deputado Paulo Pereira Coelho à liderança da autarquia.
Segundo fontes partidárias, no início de 2008, esteve em cima da mesa um cenário que pressupunha a suspensão do mandato por parte do presidente da CMFF, o independente Duarte Silva, e a sua substituição por Coelho.
A falta de concretização do plano será explicável, por um lado, pela inexistência de entusiasmo da parte de Duarte Silva face a esse cenário e pela renitência de Pereira Coelho em perfilar-se para a liderança da edilidade.
De «candeias às avessas» com Coelho desde o início do actual mandato, Silva reaproximou-se do vereador, no passado recente, em nome da viabilização do Plano de Urbanização, mas o «namoro» esfumou-se e a concretização daquele instrumento acabou por ser adiada.
Na sequência da destituição de Pereira Coelho da vice-presidência da CMFF, coube a Lídio Lopes a ascensão ao cargo, mas o líder do PSD figueirense parece estar longe de ter lugar garantido na lista de Duarte Silva.
A vereadora Teresa Machado é, porventura, o único membro do executivo camarário cuja recondução será proposta pelo presidente cessante.
Cardoso dos Reis (independente) é apontado, pelas nossas fontes, como a opção de Duarte Silva para a vice-presidência.
Magoado pela derrota que lhe foi infligida por Miguel Almeida no âmbito da pré-selecção de um figueirense para a lista de candidatos a deputados do PSD pelo círculo de Coimbra, Lídio Lopes chegou a ponderar perfilar-se para a liderança da Câmara Municipal de Castanheira de Pera.
O desaire de Lopes, atendendo a que se trata de um líder social-democrata de âmbito local e de um vice-presidente da Comissão Política Distrital do PSD/Coimbra, é interpretado, por fontes partidárias, como um sinal de que os correlegionários querem vê-lo permanecer na CMFF.
Quem também estará prestes a engrossar as fileiras do PS é Joaquim Barraca, que foi presidente da Junta de freguesia de Buarcos por este partido e é secretário da Mesa da Assembleia Municipal em representação do PSD.
Carlos Lourenço (conhecido pela alcunha de Simpatia) é outro nome apontado, pelas nossas fontes, como estando em trânsito das hostes social-democratas para as socialistas, a ponto de a sua eventual candidatura à Assembleia de freguesia de São Julião poder ser patrocinada por Ataíde das Neves.
Outra transferência tida como provável é a do presidente (PSD) da Junta de Borda do Campo, José António, que poderá perfilar-se pelo PS para o mesmo cargo.
O empresário Mário Esteves é tido, igualmente, como presumível reforço das fileiras socialistas.
Vítor Coelho, presidente da Junta de São Julião (PS), é apontado para um lugar cimeiro da lista do independente Daniel Santos para a Câmara.
Antigo administrador da sociedade MetroMondego, Daniel Santos foi vereador no quadriénio (1998/2001) em que Santana Lopes liderou a CMFF e também presidiu à Assembleia Municipal.
Ilda Simões, mulher do ex-presidente (PS) da Junta de Tavarede Simões Baltazar, é tida como provável candidata a vereadora no elenco a propor pelo antigo autarca social-democrata.
Fonte Jornal "Campeão das Províncias" 2009 Jul 15

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto parece-se quase com o que assistimos todos os anos no defeso e pré-época do nosso Futebol. Despe-se uma camisola e veste-se outra como nada se passasse à volta e os adeptos "eleitores" a verem.
Cada vez os políticos têm menos credibilidade!
Então o "Simpatia" não era aquele que andava sempre atrás do Santana Lopes com o cartaz???
Aldrabões... A mim não me enganam... O Dr. Ataíde não devia estar no Tribunal??? Não se diz que há falta de Juizes??? Ou também está à espera de promoção e precisa de algum protagonismo...

Anónimo disse...

É nesta promiscuidade pegada que está a base da corrupção da classe política portuguesa.
Onde as Comissões Partidárias, concelhias, distritais e nacionais se enfartam de tanto salta-pocinhas, onde a seu belo prazer, normalmente em proveito próprio, passava ou activamente convivem com um tráfico de influências, que em efeito de bola de neve aumenta em função da área do círculo a que se candidatam.
Com as bases doa partidos são as molas impulsionadoras da máquina eleitoralista dos mesmo, quanto maior for a influência maior é o salto qualitativo do cargo ou status interno dentro da sua cor comunitária. E quando se encontram uns patamares mais acima, já só com trampolins é que conseguem subir alguns degraus. No entanto apesar de pernas compridas, quando o salto é maior que as mesmas, normalmente cai-se em direcção ao solo, a “gravidade” não perdoa, mas a desta situação brada aos céus . Tanto para os que saíram, como para os que deixam de novo entrar.
A falta de personalidade, rima com a falta de categoria sociopolítica, a não ser que essa não se importe que falem mal dela, desde que o façam…
È uma técnica como outra qualquer, mas sem o assumir de causas…. Ao contrário de Alberto João que apesar de ditador assume o que diz…Este não só precisam de estar na ribalta (boca do mundo), o resto vem sempre por acréscimo, e o povo que falar algum dia se há-de calar…
Está mesmo lindo……..