quarta-feira, 15 de julho de 2009

Obras em Vila Verde (II)

Vamos então continuar a referir algumas obras em curso. Não queria deixar de referir as que dizem respeito à colocação de tubagens para "gaz de cidade" e os inconvenientes que das mesmas têm resultado. Não há-de faltar muito para que todas as ruas e estradas mostrem os efeitos de tal intervenção. Enfim, são os sinais do progresso que, noutras áreas, custa um pouco mais a cá a chegar. Por isso muita gente se interrogar e perguntar o porquê destas obras chegaram tão depressa a Vila Verde. Agora, paralelamente, o que se deveria, era minorar os inconvenientes que das mesmas têm resultado para as pessoas e bens móveis, nomeadamente meios de transporte. Na minha opinião, há pouca celeridade em repor as estradas nas melhores condições de nelas transitar. Compreender-se-ão os motivos porque na Fontela, a partir da Vidreira do Mondego, para os lados da Figueira da Foz, os pisos estejam todos repostos e noutras ruas onde a intervenção já, se fez há muito mais tempo, o mesmo ainda não se tenha verificado? E o estado em que estão as estradas cheias de brita solta, colocando em perigo pessoas e bens, sem que a empresa concessionária da "obra" se digne limpá-las. Lembram-se há quanto tempo foi aberto o rasgo na Estrada dos Serrados. Só para focar esta, porque há mais...

Vou falar agora de uma obra que não lembrava ao diabo mandá-la fazer. Refiro-me à "obra " !!! na agora designada Escola do 1º CEB de Vila Verde, mas que, para nós, há-de ser sempre a Escola Primária de Vila Verde. Quem teriam sido os (ir)responsáveis por tal atentado à beleza da nossa Escola. Quando das obras de ampliação e beneficiação daquele espaço, os responsáveis da altura, salvaguardaram o que ele encerrava de mais belo: o seu Hall de entrada com todas aquelas arcadas. Então não é que agora, passados todos estes anos, vêm quais "iluminados", de uma assentada, colocar um muro em tijolo e cimento, a dividi-lo. Cambada de anormais e de insensíveis, serão os que de tal acto são responsáveis. Não acredito que os "homens e mulheres de coragem desta terra" concordem com esta aberração e, não queiram impedir a sua continuação de. A Junta de Freguesia, também há-de ter algo a dizer sobre esta situação, ou não? Quem não se sente não é filho de boa gente. Aquele espaço ainda representa muito para os Vilaverdenses. Nela foram acolhidos, como se da sua segunda casa se tratasse e onde nasceram, cresceram e se fizeram homens. "A incompetência não devia ser premiada, mas sim castigada".

6 comentários:

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o Moleiro.
Já agora uma observação (deve ter sido por lapso), "incompetência" escreve-se deste forma.

Anónimo disse...

ou será "desta forma"

Anónimo disse...

Este tipo de obras é o espelho, da organização autárquica dos nossos tempos e são a demonstração inequívoca da incompetência das suas equipas constituintes.
Uma obra deste tipo, não tem um planeamento, controlo, e tão pouco responsáveis pelas mesmas. Em época de eleições com município PSD e junta de freguesia PS, é impossível opinar de que lado está o objectivo de tanta obra em final de ciclo, no mínimo todos acabam por reclamar os votos pelos feitos.
Mas essa empresa de implementação da conduta de gás natural, usa e abusa da impunidade e faz tábua rasa da falta de controlo municipal. Corta por onde bem entende, e em muitos lugares por terrenos privados, e sente-se completamente à vontade para cortar estradas e vias de acesso, que em muitas situações, os munícipes se quiserem chegar a muitos lados só o podem fazer por via aérea, sem se lembrar dos mesmos e das hipotéticas situações de emergência.
Tem autoridade para sinalizar mal e porcamente, e é de tal ordem a sua ascendência sobre o município que até consegue aprovar sinalização obrigatória tantas vezes impugnada em tribunais pela falta de aprovação de assembleia municipal. Fantástico Senhor Presidente da Câmara.
Alcatroa onde, quando e o que lhe dá na real gana, sem qualquer tipo de responsabilidade para com a sociedade em geral, e ainda lhe sobra tempo para ocupar qualquer espaço que esteja disponível sem o consentimento prévio dos seus proprietários, é tudo nosso.
É esta a nossa democracia, apoiada num elevado grau de defesa do consumidor que acabamos por criar com a revolução dos cravos. Em questões de cidadania ainda temos muito por percorrer, mas as acções de formação devem começar pela classe sociopolítica portuguesa, que são uma vergonha a defender os seus munícipes e o erário público.
Fica o desabafo.

Anónimo disse...

Há a adicionar ao transtorno das obras (neste comentário junto à Vidreira), o facto de os motoristas estacionarem em "fila" (chegam a ser mais de quatro), impedindo a boa circulação do transito. Pelo menos estacionassem com um intervalo entre eles que permitisse que um veiculo após inicio da passagem não tenha de recuar devido ao facto de ter outro pela frente.
A PSP já lá tem andado, pelos vistos devia andar mais.
Pena é que sejam os mais pequenos os sacrificados com multas.
A SGM já devia ter sido alertada (já o sabem de certeza), para criarem condições de trabalho aos seus fornecedores de serviços.
Quanto ao resto concordo com todos os comentários anteriores. Já tive de quase ter de ir à Figueira para poder circular de uma ponta de Vila Verde para a outra devido ao corte indiscrimidado de caminhos de acesso em simultâneo. Isto revolta (tanta falta de respeito)

Jorge Almeida - Ulisses disse...

Caro Moleiro,
Parabéns pelo seu blog.
Utilizei um dos seus posts (e foto) para identificar um problema de Vila Verde.

http://figueiracomvida.blogspot.com/2009/08/mapa-ao-servico-da-cidadania.html

Espero que não se importe. obrigado.
Ab.
JJ

"O moleiro" disse...

É evidente que não me importo. Eu é que tenho a agradecer. Felicidades para o seu novo blog.