segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Ainda a Ilha de Morraceira

Com a devida vénia, transcrevo a carta enviada pela Junta fe Freguesia de S. Julião à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro:
"Exmo. Senhor
Presidente da Comissão de Coordenação
e Desenvolvimento da Região Centro

Assunto: JURISDIÇÃO DA ILHA DA MORRACEIRA - CONCELHO DA FIGUEIRA DA FOZ.

A questão da jurisdição da Ilha da Morraceira, há muito que é discutida nos meios autárquicos da Figueira da Foz, nomeadamente na Câmara Municipal da Figueira da Foz,e nas três Juntas de Freguesia que reivindicam o espaço como seu - Junta de Freguesia de São Julião da Figueira da Foz, Junta de Freguesia de Vila Verde e Junta de Freguesia de Lavos.
Em tempos a Câmara Municipal da Figueira da Foz encomendou um estudo sobre a matéria ao investigador, Prof. Dr. Rui Cascão, Doutorado em História pela Universidade de Coimbra, estudo esse recebido na Autarquia a 19/04/2006, e que em conclusão diz: que "A Ilha da Morraceira deverá ser reintegrada na Freguesia de São Julião da Figueira da Foz, à qual esteve adstrita durante mais de um século sem solução de continuidade", (junto remetemos cópia do estudo levado a cabo pelo Prof. Dr. Rui Cascão).
Neste contexto e também porque parte das verbas atribuídas às Freguesias pelo Fundo de Fomento das Freguesias (FFF), é proveniente da razão directa da área (15%), solicitamos que com a brevidade possível nos esclareçam claramente de quem é a jurisdição da Ilha da Morraceira.
Ficamos pois a aguardar uma resposta tão rápida quanto possível.

Com os melhores cumprimentos."
A Junta de Freguesia de S. Julião
Então oh senhor Victor Coelho, a sua Junta de Freguesia também tem reivindicado a posse da Ilha de Morraceira? Essa deve ser para rir, não? Que eu saiba e falo com conhecimento de causa, o direito à posse da Ilha, apenas tem sido esgrimida entre as Juntas de Freguesia de Lavos e de Vila Verde. Nunca ouvi uma palavra vossa em relação à Ilha de Morraceira, nem no seu mandato nem dos anteriores. Ainda há-de ser tornado público algo que explique o porquê de tanto interesse agora na Ilha. E olhe que não deve ser só por causa das verbas do (FFF) ;-).

4 comentários:

Anónimo disse...

O Moinho considera que quem gritou mais alto até hoje deve ter jurisdição da ilha?

Também é esse o seu critério?
Quem mais reivindicou, quem mais gritou, quem mais cabras teve a pastar na Morraceira? Ou usu-capião?

Pense que talvez tenham reivindicado muito, há muito tempo, mas sem razão! Nem sempre quem mais fala mais acerta.

Cumprimentos

"O moleiro" disse...

Senhor anónimo:
Não leu bem o meu comentário. Nele, apenas refiro que nunca vi a JFS Julião reclamar posse sobre a Ilha da Morraceira, nomeadamente na CMFF, onde o assunto foi diversas vezes discutido, na presença de responsáveis da referida Junta. Não me referi a mais nada, nem a quem tem razão no processo ok?

Anónimo disse...

Óbviamente, que a Junta de Freguesia de S.Julião, não rejeita a "velhinha" Ilha da Morraceira, que não pode ser repartida ou reveindicada pelas outras freguesias; Vila Verde e Lavos, que ao longo de muitas décadas, tão bem a souberam estimar, - os seus profissionais so salgado; os marnotos, as salineiras e os barqueiros.

Como vilaverdense e descendente das gentes humildes do salgado, gostaria de ter acesso ao memorando da cópia, do estudo levado a efeito e concluido pelo Professor Dr Rui Cascão.

Será que a nossa Junta de Freguesia de Vila Verde, terá disponível, tão importante documento?
J.A.C.S.

Anónimo disse...

Em 2009, nas Marchas de S.João, vão estar presentes 4 freguesias, que estão vinculadas à Ilha da Morraceira; Vila Verde, Lavos, S. Pedro e S.Julião.
O concurso para as 4 ditas, tem como tema de ser livre, mas respeitando as raízes e as tradições das nossas gentes.
A 1ª a desfilar é a freguesia de Vila Verde, que tem como tema "O Banho Santo". A marcha está LINDA, os componentes (marchantes) trajados de banhistas á moda antiga c/ os respectivos banheiros daquela época.
A 2ª a concurso, é Lavos, escolhe o "Casino e o Jogo". A marcha está ESPECTACULAR, os seus figurantes representam o musical, as variedades e os salões de jogos.
Segue-se a nóvel freguesia de S. Pedro, que tem como tema "O Palácio Sotto Mayor". A marcha está IMPONENTE, os marchantes são; gentes ricas, finas, senhoriais ligados á grande burguesia.
Por fim a última marcha a apresentar ao público é a de S. Julião(figueirenses), que tem como tema "A Morraceira e o Sal". Esta marcha é muito; muito DIFERENTE, as suas gentes estão muita vaidosas e orgulhosas pelos trajes, que vestem, isto é - as salinas - são trabalhadas c/ prazer pelos marnotos e salineiras.

Após o desfile, as 4 marchas concorrentes, querem ser premiadas c/ o 1ºlugar. Tarefa difícil para o Júri, o qual para não defraudar ninguém, o Sr. Presidente (Câmara), decide desclassificar todas as Marchas a concurso, por não terem cumprido o regulamento, isto é, não respeitaram as tradições e as raízes das suas gentes.

Para bom entendedor, algumas palavras bastam... mas a Ilha da Morraceira, começa a ser um fenómeno da chamada GLOBALIZAÇÂO!

ZÉ do SAL.