segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Ainda o "Magalhães .....

As câmaras municipais recusam pagar a factura do acesso à internet do Magalhães, como pretendia o Governo. As Direcções Regionais de Educação do Norte e Centro enviaram propostas por escrito a todas as autarquias para que estas pagassem o acesso dos alunos à Net em casa, o que implica o pagamento, em média de 50 euros pelo modem e 250 por cada ligação.

Com esta medida, o Governo pretendia dividir com as autarquias a factura a pagar no futuro às operadoras que estão a financiar o projecto. O Executivo comprometeu-se a compensar as empresas de telecomunicações, caso o que elas estão a investir a fundo perdido não seja suficiente para pagar o e-escolhinhas (programa que gere a atribuição dos computadores).

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem por em causa o projecto de dar ao primeiro ciclo acesso à net, no sentido político ou social, eu como pai o que mais me preocupa é o controlo parental, quem o vai fornecer.
Hoje mais do que nunca este tipo de software é condição vital, para o bom desenvolvimento de cada indivíduo, como cibernauta. Exemplos não nos faltam diariamente nos media sobre a falta de controlo de acesso à rede e como encarregado de educação não me sinto capaz de efectuar um controlo efectivo, pois a qualquer altura posso(demos) ser facilmente ludibriado(s).
No resto da Europa, já está a ser servido este controlo com os pacotes de todas as operadoras, com carácter obrigatório e fiscalizado pelos vários Governos de Administração Interna e no Jardim à beira-mar plantado, despido de flores, ainda não se fala no assunto, como sempre.
O show-off está implantado e mais uma vez, “A ver vamos”, as consequências de toda esta campanha, que de eleitoral tem pouco, porque o “povão” já não é estúpido e, só a falta de escolha poderá levar ao Quartel em Abrantes e tudo como era dantes.