domingo, 30 de novembro de 2008

Dia 1 de Dezembro, Dia da Restauração

Para reflectir ...

Ninguém me poderá acusar de não gostar do meu país, de não me sentir orgulhoso da nossa bandeira, etc. etc.
Mas já alguma vez o cidadão comum pensou, como seria este país se não tivéssemos nenhuma razão para comemorar este dia da Restauração?
Como seria este país se a Península Ibérica tivesse um governo apenas? Será que continuaríamos a ser os últimos dos últimos?
A pergunta que fica é a seguinte:
Porque razão foi este cantinho à beira mar plantado tão amaldiçoado?
Publicado por NOITES COM LUAR (2006 DEZ 01)

1 comentário:

Paulo Bernardes disse...

"... como seria estes país se..." Pois, mas não é... :-)

Sempre achei curioso que a crise de sucessão de 1580 tenha coincidido com a morte de Luis Vaz de Camões. Quase parece que o Destino não queria afrontar aquele que mais cantou o valor da nação Portuguesa.

"Erros meus, má fortuna, amor ardente

Erros meus, má fortuna, amor ardente
Em minha perdição se conjuraram;
Os erros e a fortuna sobejaram,
Que pera mim bastava amor somente.

Tudo passei; mas tenho tão presente
A grande dor das cousas que passaram,
Que as magoadas iras me ensinaram
A não querer já nunca ser contente.

Errei todo o discurso de meus anos;
Dei causa [a] que a Fortuna castigasse
As minhas mal fundadas esperanças.

De amor não vi senão breves enganos.
Oh! quem tanto pudesse, que fartasse
Este meu duro Génio de vinganças!

Luís de Camões"