domingo, 20 de julho de 2008

Filarmundo - I Encontro Internacional de Filarmónicas

Numa organização do Pelouro das Colectividades da CMFF, vai decorrer no concelho da Figueira da Foz, no período de 23 a 27 de Julho, o Filarmundo - I Encontro Internacional de Filamónicas. Integrado no evento, a banda da S.I.R. de Lares e a Banda Municipal de Música de Cee - Corunha - Espanha, promovem no dia 25, pelas 18h00, uma arruada em Vila Verde e, pelas 21h30, um concerto no recinto de festas da Capela de Lares. Este I Encontro Internacional de Filarmónicas encerra, no dia 27, pelas 22h00, com um grande concerto no Coliseu Figueirense, com a presença de todas as bandas participantes.

Banda da S.I.R. de Lares

3 comentários:

Red Blogger disse...

É com algum carinho que se vê ainda em função, nos tempos que correm, uma banda no activo. Sabe Deus o quanto isso onera, as suas Colectividades, mas a causa é ainda bem merecedora do esforço. Culturalmente destinadas ao abandono pelas sociedades cosmopolitas e, aniquiladoras do cancioneiro, outrora popular, é com agrado que ainda se cartazes que gritam aos quatro ventos, que nem tudo está não está perdido.
A juventude que se vê na foto da Banda da Lares, é bem imagem disso mesmo, onde o orgulho de continuidade das gentes da sua Associação é patente e sinónimo de resistência neste mundo, onde a globalização cada vez mais desenfreada, vai acabando as tradições das gentes que com as dificuldades da vida foi sabendo contornar e criar a sua própria cultura ao longo das suas actividades.
Parabéns, à Banda da Lares e longa e douradora sejam a sua continuidade.

Paulo Bernardes disse...

Pela pare que me toca, enquanto executante da Filarmónica de Lares e Presidente da Mesa de Assembleia Geral da SIRL, só posso agradecer as felicitações e os votos do estimado "Kalipso".

Não concordo necessariamente que as filarmónicas estejam culturalmente destinadas ao abandono, mas de facto é necessário muito esforço para manter uma no activo. As filarmónicas eram (e são-o ainda hoje) veiculos transmissores de cultura musical erudita, bem como de cultura musical que ia beber a sua inspiração ao cancioneiro popular. Basta verificar que muitos arquivos das bandas filarmónicas estão repletos de obras classicas, a par de temas musicais populares. Eu acredito que as filarmónicas ainda hão-de manter, por muitos anos, o seu nobre papel de Instrução.

De facto, quase me revejo na sua afirmação de que a "globalização vai acabando com as tradições", mas quero ainda acreditar que a vontade de cada Individuo se pode sobrepor a influências globalizantes ;-). E acredito também que as novas tecnologias serão um instrumento valioso na preservação das tradições (que são o verdadeiro manancial cultural e a identidade de um Povo). Aliás, a preservação/arquivo digital de bens culturais, associado a áreas como o "digital storytelling" (narrativa digital) e o "virtual storytelling" (narrativa em ambiente virtual) são realidades muito concretas, também em Potugal.

Mais uma vez agradeço a particular simpatia com que se refere à Filarmónica de Lares.

Paulo Bernardes disse...

Relativamente ao I Encontro Internacional de Filarmónicas devo dizer que, naturalmente, saúdo a iniciativa.

Mas estes encontros, para além do aspecto artístico, deverão também priveligiar a troca de experiências das equipes directivas, nomeadamente no que diz respeito à sustentabilidade da actividade filarmónica.

Lamento a "sofrivel" adesão de filarmónicas estrangeiras a este evento...