domingo, 13 de julho de 2008

Escola Primária de Vila Verde, anos 50

Virando mais uma página do álbum de recordações, regressamos ao ano de 1959, homenageando as meninas que, nessa altura, frequentavam a classe feminina. Sim, feminina, porque nesse tempo, não eram permitidas misturas. Como os tempos mudaram e elas eram tão lindas :). Era sua professora a saudosa D. Lucinda, lembram-se? Observem a foto. Nela irão certamente encontrar alguém conhecido: uma amiga, a própria, a mãe ou até a avó.

6 comentários:

Anónimo disse...

Se recordar, é viver, eu tenho que admitir que, estou de veras emocionada.Recordar colegas que estão longe, outras, já não se encontram fisicamente entre nós, mas, nem por isso menos lembradas.
Reconheci quase todas, acho até, que só houve duas que não tenho a certeza!Estou a recuar no tempo, e, ver-nos no recreio a fazer danças de roda,a embelezar os jardins,a espreitar os meninos da sala ao lado. A "cantarolar" a tabuada, empoleiradas em cima de um depósito de águas que havia ao lado da saida para o pátio.Reparei, que estávamos todas de batinha. O que era normal, o respeitinho era lindo e a D.lucinda gostava. Nós obedecíamos, incondicionalmente!!Esta, foi a escola onde eu aprendi as primeiras letras,fiz a "primária",não só eu; mas támbem: a minha mãe e os meus filhos.Os tempos são outros, e na minha modesta opinião, não são melhores!As brincadeiras eram inventadas, os livros, passavam de irmão para irmão, as batas, eram também elas passadas a quem servissem. Nada se perdia, tudo era passado de uns, para os outros, mesmo assim bons tempos.O meu muito obrigado ao admistrador do blogg.

Anónimo disse...

e eu também me reconheci, assim como a quase todas as minhas colegas e amigas. Tilita, Suíça

Anónimo disse...

Olhem quem fui encontrar a minha mãe :-)que linda que ela estava:-)Também andei na escola em questão mas em tempos mais recentes...no entanto não quero deixar de dar os parabéns ao Sr.Moleiro pelos diversos trabalhos realizados normente os levantamentos fotograficos antigos , fazendo reavivar a memoria de todos os filhos da freguesia e mostrando aos mais novos como era o antigamente.
Abraço

Anónimo disse...

Ao olhar a fotografia, fiquei com o sentimento entre; a saudade e a nostalgia.Realmente, estávamos todas de bata, e nesta geração ninguém andava infeliz por isso. Se fosse nesta época; em que os valores são outros, longe de quererem qualquer tipo de "farda" as marcas, têm de ser mostradas. Os meninos e meninas do presente, acham, que quem não tem roupas ou sapatos/sapatilhas de marcas, não são dignos de pertencer a certos grupos: acham que a essência do ser humano está nas futilidades.Se lhe dissermos, que na época da foto ainda havia crianças, que iam descalças para a escola,acho que pensam que estamos a brincar!Os sacos dos livros eram de sarapilheira ou de cartão decorado.As canetas, eram de aparo, que se iam molhando nos tinteiros para, fazer a cópia ou o ditado. As contas, eram feitas nas lousas com o bril, que, lá ia deslizando entre as contas de somar, subtrair ,dividir, e multiplicar.Só nós era oferecida uma caneta de tinta permanente, quando íamos fazer o 1ºexame, que era da 3ºclasse.Lembram-se meninas! como era austero o espaço físico da nossa sala de aula?A nossa professora na secretária, que por sua vez, estava sobre um estrado de madeira, para que ela ficasse mais alta e assim poder observar toda a sala.Sim, porque nós éramos quatro classes na mesma sala.Na parede de frente a nós, encontrava-se o quadro preto que era ao nosso instrumento de tortura. Ladeado de um, e outro lado, estavam os mapas onde nós papagueavamos, os rios, os afluentes, os caminhos de ferros não só de Portugal Continental como de todas as nossas Colónias e Ilhas.Por cima dos mapas de um e outro lado encontravá-se impunentes as fotografias do Almirante Américo Tomás e Dr António de Oliveira Salazar.Por cima do dito quadro, lá estava representada a "Igreja Católica" com um crucifixo.Havia ainda um armário que tinha a caixa dos sólidos.NO exterior (pátio) havia duas "retretes" e um pequeno telheiro.Há! havia também o nosso "muro das lamentações" que era o que dividia o espaço entre meninas, e meninos!!verdade!!!Há volta os jardins. Ainda hoje, quando cheiro violetas, o meu primeiro pensamento vai, para os jardins da minha escolinha.E não é que as violetas são as minhas flores preferidas!influência? talvez....

Anónimo disse...

Eu sei; que há muitas colegas que, certamente, não têm acesso a estas novas tecnologias. Peço aos familiares mais novos que, já estão mais ou menos, habituados com este meio de comunicação que, lhes mostrem esta foto. Vão ver, quanto elas vão gostar e ficar agradecidas.

Anónimo disse...

Esta foi a escola onde aprendi as primeiras letras e algarismos. Aí me alfabetizei. Minha professora foi a D. |Hercíla, salvo erro, era esse o seu nome. Era viuva, e tinha um filho, de nome: Carlos Leopoldo. Na época dos exames, íamos estudar na casa dela, até aos domingos, depois da missa.A professora das moças eu não lembro o nome, mas o marido era o senhor,Almeida.