domingo, 20 de julho de 2008

Espanha aqui tão perto

Na vizinha Espanha, o governo congela salários de altos cargos públicos. O Primeiro-ministro espanhol, Rodrigues Zapatero, anunciou o congelamento de ordenados de todos os altos cargos da administração do Estado. A medida, para vigorar nos próximos dois anos, tem por objectivo combater a grave crise que atravessa a economia do país. O anúncio prevê o congelamento do salário do próprio Primeiro-ministro, de todos os altos cargos da administração do Estado e dos principais dirigentes das empresas públicas. A norma NÃO se aplicará aos outros sectores da Função Pública.
E que tal José Sócrates aprender com o seu "camarada" Zapatero? É mais fácil continuar a sugar o suor daqueles que mais trabalham e menos recebem. Como diria o nosso Presidente, vamos a não "baixar" os braços e vamos mas é mostrá-los colocando os dedos na posição correcta.

6 comentários:

Anónimo disse...

el comentario ya está hecho...
La España ale bien cerca...
E nosotros tan legos…
Hay que poner los ojos en, nuestros hermanos, porque todavía tenemos mucho que aprender…
Lo culpable ha sido el Alfonso de Henrique, mas todavía podáremos hacer los estados unidos de la iberia…No

Paulo Bernardes disse...

Bem, apesar de todas as vicissitudes eu cá gosto de ser Português... :-)

E se há alguém culpado pelo facto de hoje Portugal não ser uma província de Espanha é o povo Catalão. Aquando da revolta portuguesa contra Filipe III, a Espanha estava a debater-se com uma outra rebelião: a Catalunha queria tornar-se independente. Mas como, em termos de riqueza, a Catalunha era mais apetecível, o rei espanhol deixou ir o reino de Portugal às urtigas e manteve a região Catalã.

:-) Já nessa altura os "Tugas" deviam consumir mais do que produziam...

Anónimo disse...

Eu, pessoalmente, também não desgosto de ser Portuguesa.O que não gosto mesmo.....é de ser tão mal tratada pelos nossos nossos governantes.Damos o nosso melhor,não baixamos os braços perante as dificuldades e, chegamos ao fim da vida; com reformas que, não dão, nem para os medicamentos.
Temos um governo!! que, desde o 25 de Abril ninguem nós tratou tão mal.Passamos de um emprego para outro, e, só vamos ter uma reforma.Eles, por cada cargo que passam,vão usufruir de pensões chorudas,e outros benefício como:cartões de crédito,gasolina,guarda costas,subsídios de tudo e mais alguma coisa....Para nos tirarem os direitos adquiridos ao longo destes anos, não necessitaram dos ensinamentos dos vizinhos.Espero bem, que agora se encham de coragem e lhes sigam os passos.Chega de tanto roubo!!Onde estão os tais milhentos empregos tão prometidos?Quantas fábricas abriram?quantas fecharam?A matemática deste malfadado governo é, como a prova nacional de matemática deste ano .Para o sucesso ser grande.....faz-se uma prova onde um aluno de dez tem dezasseis, maravilha,para estes!desalento para os de outros anos.Se já tinha apreço pelos vizinhos, agora redobrou.Continuo na minha máxima"Voltem Filipes que estão perdoados"

Paulo Bernardes disse...

Apreço pelos nosso vizinhos também tenho...

Mas admitir que seria melhor sermos governados pela nossa vizinha Espanha é reconhecer que em Portugal não temos pessoas politicamente capazes, tecnicamente competentes e honestas para combater toda a "escumalha" que vai sugando o Povo Português até ao "tutano". Eu acredito que haja Portugueses capazes, competentes e honestos, mas faltar-lhes-á qualquer coisa... É necessário coragem para não voltar as costas às adversidades que surgem pelo facto de mexer com os direitos daquiridos das elites detentoras de cargos publicos (Directores Gerais, Regionais, e outros que tais...). São estes que controlam grande parte das coisas "em campo"...

Red Blogger disse...

Caros Rods
Penso que está aqui a confundir Patriotismo, com bem-estar social, terra com nível de vida e, 10 com 44 milhões. São potenciais completamente diferentes. Quer observemos as conjunturas ou estruturas, são totalmente opostas. Analise-se o modo como cada um dos fotografados chegou à Licenciatura e estará encontrada a diferença. Um fez escola outro Universidade ao Domingo. É claro que é óbvio, que todos aprendemos as gostar, 1º do lugar onde nascemos, 2º do País que nos de a Naturalidade, no entanto apregoamos, que onde se ganha o nosso dinheiro é que é a nossa terra. Todo este turbilhão de emoções acaba por nos provocar uma tal confusão nas nossas cabeças, que sem dar por isso até acabamos por dizer que gostaríamos de ser Espanhóis. Recordo-vos também do contrário, pois o povo Galego, diz o mesmo que nós, mas eles querem é ser Portugueses, claro mas sem perda de poder de compra. Regionalismos que ainda estão bem presente em Espanha, Catalães, Galegos, Bascos etc….
Mas contudo acho que apesar de tão queridos os Filipes, com a ganância da Catalunha versos Portugal acabaram por perder na mesma. A Catalunha ainda bem presente, dos quais são apenas seus dependentes da Justiça, e Portugal hoje apesar de politicamente Independente e de 70 % da sua área ser Espanhola, quer um quer outro de Filipes querem muito pouco.
Amigos, o que estamos a passar agora, já se passou em Espanha à 30 anos, mas eles tiveram a destreza e o bom censo de dar a volta por cima, enquanto nós os Patriotas lamentamos com o nosso triste FADO. A verdadeira diferença é que eles colocaram convenceram-se de poderiam ser um dos grande da Europa e fruto do seu trabalho, pelos visto já estão perto. E nós nem trabalhamos com objectivos nem queremos ser Portugueses. Para tudo temos uma desculpa, até para não vermos a nossa imagem reflectida, conseguimos dizer que está oposta.
Enfim diferenças…

Anónimo disse...

Eu sou Portuguesa. Não fui consultada sobre o País onde queria nascer, e, calho-me na rifa Portugal.Como somos animais de hábitos,e como não tive termo de comparação entre, o meu País e outro, cá vou andando!Sei no entanto que, Espanha saiu de uma guerra civil muito difícil! e que, os deixou de "tanga"e, como eles sairam vitoriosos. Têm um País que os trata com respeito, onde os seus filhos, desde que, queiram prosseguir estudos, o possam fazer. Os pais não têm que fazer contas a quanto é que isso lhe vai custar no final do mês.Pagam impostos! mas são recompensados:assim! sim, vale a pena!!!Estamos tão perto; os nossos governantes, sempre lá poderiam ir aprender como se governa.As mulheres Espanholas são umas "princesas"em relação a Portugal.Se trabalham fora tem todo o trabalho de casa facilitado.Por tudo isto,e por tudo o que já se comentou o meu sentimento é de perca!"onde nos damos bem é que é a nossa terra".Não sei muito bem se não gostaria de ter lá nascido!!!Depois de meio século de existência já não vale a pena apostar se não........