sexta-feira, 7 de março de 2008

:: O coração a falar mais alto que a razão?

As Juntas de Freguesia de Vila Verde e Oleiros, tomaram a iniciativa de um intercâmbio cultural, que vai contar com a participação das Filarmónicas de Lares e Oleiros. Assim, a Filarmónica de Lares deslocar-se-á a Oleiros no próximo dia 15 de Março. É uma decisão de aplaudir, embora já tenha chegado ao "Moinho" o lamento de alguém que defende que a cultura não existe só em Lares e que gostaria de ver certas palavras, por vezes proferidas pelo senhor presidente, coincidirem com certas acções.
Sobre o caso o "Moinho", também tem opinião:
A Junta de Freguesia é livre de convidar quem muito bem entende, mas que de facto há outras formas de cultura na Freguesia e que também deveriam ser apoiadas e mostradas, é uma verdade. E Oleiros parece que até é a sua terra natal. Mais uma razão para poder mostrar um pouco mais desta Freguesia que agora o acolhe. Mas também penso que muitas vezes o "coração fala mais alto que a razão". Ou então os restantes grupos irão noutra fornada, digo eu.

10 comentários:

Anónimo disse...

Este blog passou de simples comentarios para o "deita-abaixo".
Daí haver cada vez menos a comentarem o que quer que seja...
Enfim o sr. moleiro la terá os seus interesses para isto acontecer. Começa também é a denunciar-se ;)
Bom fim de semana.

Anónimo disse...

mas é que já toda gente sabe quem é !!!!!
Quer dizer... uma vez é carneiro, outra vez é virgem,vá se lá saber porquê? Um bocado confuso, não?

Anónimo disse...

O importante da notícia é saber quem é o moleiro, como não soubesse. Eu, pelo menos sei quem é. Mas responder à questão "tá quieto". Já nos está a habitura, até com a variedade de nomes que também já assumiu, não é senhor residente e anónimo.

Anónimo disse...

Sr. moleiro informo-o de que parece que não é só a banda da Lares que vai a Oleiros, também vai o coro da Fontela, pelos vistos, só o G.R.V. foi excluído da viagem.

Anónimo disse...

Penso que a questão não é excluir ou não alguma destas Entidades .... A verdadeira razão será o facto de o encontro estar direccionado apenas para Filarmónicas. Por esta razão, ser a banda da Lares, e bem, que vai a Oleiros. O facto de também ir o coro da Fontela será, muito provavelmente, porque após se ter feito o hino de Vila Verde em conjunto (alguns elementos do coro da Fontela com a banda da Lares)estes últimos terão juntado as suas experiências musicais e vocais, cujo resultado já foi visto. O GRV, embora tenha o Terra Nostra, penso que não se encaixa no contexto do que será o encontro em Oleiros.
Sr. Moleiro, não pode ser tão crítico e nisso concordo com o que diz o "residente", tal como ele, tenho verificado que cada vez existem menos comentários neste blog.
Nesta terra tão pequena mas tão grande, nunca se verificou uma união entre colectividades e suas gentes como tem vindo acontecer nestes últimos anos e isso se deve muito à nossa actual Junta, que nem sempre pode agradar ... mas relativamente a este assunto é visível o esforço dos seus elementos, independentemente das suas cores políticas.

"O moleiro" disse...

Em relação ao comentaristas das 11h30 esclareço:
1- A notícia a que se refere o meu post, já saiu no D. Beiras de 5ªe de hoje e no D.Coimbra de hoje. Se verificar a notícia é taxativa e refere sempre a Filarmónica de Lares e nunca o Coral da Fontela. Esclarecido?
2- A sua fonte não deve ser certamente mais fiel que a minha, pois na sexta feira, o GIM Fontela, de nada sabia, por isso a justificação do post publicado. Esclarecido?
3- O grupo Coral da Fontela era e continua a ser para mim o "Coral João Mendes” e este era um dos que eu dizia não ter sido convidado. Esclarecido?
4- Em relação á falta de comentaristas, também eu gostava de poder contar com mais, mas cada um comenta os post’s que entender. Agora e porque neste assunto veio em apoio do “residente”!!! Bem não sei se quis dizer realmente “residente” ou se lhe faltou alguma palavra no pseudónimo. :) :) :), queria informá-lo que a média de visitantes do blog são, desde 27/11/07, 250/dia. Não são tão poucos como isso, se foi o que queriam insinuar nos vossos comentários. E estes valores superam em muito as minhas expectativas iniciais para um blog que ainda está em germinação.
5- Queiram continuar a dar-me o prazer de serem meus leitores e comentaristas. Fiquem com uma certeza, não sou fã da escrita do bota - abaixo, nem do deita – abaixo. Sou fã sim de alertar as pessoas para o que é bom e também para o que é menos bom. Agora nem toda agente gosta do que eu escrevo e esses sim é que devem comentar para esclarecimento do ou dos temas colocados. Entendidos?
6- Em relação à união das nossa três colectividades essa é para rir, não? O esforço da Junta? Não digo que não. Mas e resultados. Ah já sei vai falar-me novamente do "Coro da Fontela", não é?

Anónimo disse...

Porque estarão a ser envolvidas pessoas que me merecem todo o respeito e consideração, em duas penadas passo a esclarecer:
1- Desde sempre - e já lá vão uns anos - se prespectivou um intercâmbio cultural, entre a Freguesia de Oleiros - que não é a minha terra natal - e a Freguesia de Vila Verde, envolvendo as Filarmónicas.
2- Por motivos alheios à minha vontade sómente agora foi possivel realizar-se.
3- Quando foi acordada a data do evento, - proposta pela Filarmónica Oleirense-, o Coral João Mendes estava sem Prof. e andava em "banho-maria".
4- Por isso, tendo por base a camaradagem que se verificou aquando do grupo coral que deu suporte à apresentação do nosso Hino, começaram a ser feitas umas brincadeiras, envolvendo a Filarmónica e um grupo de vozes, oriundas de vários locais, não estando vinculado nenhum agrupament/coro.
5- Sendo assim, porque não "arrastar" essas vozes com a deslocação da Filarmónica, ao pretendido intercânbio/convivio.
6- Após essa decisão é que o Coral João Mendes voltou a ter Prof. e a ter uma actividade normalizada (ensaios por ex.).
7- Desde logo, porque se tratava de um intercâmbio envolvendo as filarmónicas, a responsabilidade pelo programa e pessoas a deslocar foi entregue a quem devia, ou seja, à SIRL, não havendio mais intervenção da Junta, a não ser assegurar a logistica.
8- Tanto quanto me é dado saber, o diálogo entre a Filarmónica e o Coral tem sido feito a nível dos seus Responsáveis, quer orgânicos, quer artisticos.
9- Tudo foi esclarecido em almoço onde participaram TODAS as Direcções das Colectividades.
10- Pelo exposto, como é que o GIMF, na passada sexta-feira, nada sabia?
11- Como é que terão assumido a responsabilidade pela lotação de um autocarro?
12- A informação e os convites para os Orgaos de comunicação social, foram iguais, Porque uns mencionam o Coral e outros não? Culpa da Junta?
13- A Junta bem sabe que há mais actividades culturais na Freguesia e, quando possivel, patrocinará eventos, sendo certo que ainda nada foi solicitado que não tivesse resposta, dentro das possibilidades.
Para terminar, dá-me a sensação de que o Moleiro ( chamo-lhe o Envergonhado, Temeroso, Sem rosto ), está ressabiado de não fazer parte da Junta - porque não quis? - e então tece opiniões destorcidas, aligeiradas, tendenciosas e de má fé.
Apetece-me dizer: O que tu queres sei eu!

"O moleiro" disse...

Senhor João Carronda, como parece que não leu o meu último comentário, tomo a liberdade lhe responder, podendo no entanto repetir-me um pouco, mas...

1- A notícia a que se refere o meu post, já saiu no D. Beiras de 5ªe de hoje e no D.Coimbra de hoje. Se verificar a notícia é taxativa e refere sempre a Filarmónica de Lares e nunca o Coral da Fontela. Esclarecido?
2- Não vi portanto notícia alguma onde seja referido o nome do "Coral da Fontela". Azar o meu, também não lei todos os jornais.
3- A parte final do seu comentário, mostra de facto a sua verdadeira face. Não baixo ao seu nível. Posso ser crítico, mas não sou nem mal educado nem mal formado como o senhor. O cargo que exerce mereceria da sua parte um perfil mais adequado, para o mesmo.
4- Agora que já diz que me conhece, como se eu alguma vez o tivesse escondido de alguém, comente sempre identificado, pois já utilizou pseudónimos e anónimos de mais.
4- Por fim, passe bem e modifico um pouco o seu pensamento :“O que tu quiseste sei eu” e “o que tu queres também eu sei”. A história vai dar-me razão.

Anónimo disse...

LOL!!!
Entao o Sr. moleiro pensa que na palavra residente faltará uma "letra" (não palavra como referencia), que supostamente identificará quem escreve... Enfim farei como o Sr. e não me vou identificar... Dou uma pista... Sou residente em Vila Verde mas não tenho nenhum cargo de presidente (ainda sou jovem para andar nessas andanças); No futuro, quem sabe...
Boa continuação.

Paulo Bernardes disse...

Desejo que a deslocação da Filarmónica de Sociedade Instrução e Recreio de Lares a Oleiros continue na senda das boas actuações. Aliás, a Filarmónica de Lares tem, de há uns tempos a esta parte, uma dinâmica extremamente positiva fruto, naturalmente, da particular habilidade do Maestro Paulo Silva em motivar os músicos da Filarmónica. Obviamente que todos os maestros que passaram pela filarmónica contribuiram para aquilo que ela é hoje, mas quem conhece bem a filarmónica sabe o gosto que os jovens executantes têm em fazer boa música. É uma alegria vê-los tocar.
De facto a cultura não existe só em Lares e a Filarmónica é, desde sempre, um exemplo disso. Sempre me lembro de ver nos ensaios músicos de todos os lugares da freguesia. E isso faz com que, legitimamente, a filarmónica seja uma expressão cultural de toda a freguesia.