terça-feira, 4 de março de 2008

Natércia Crisanto, perpetuada na toponímia figueirense

Por proposta do vereador Lídio Lopes, a Câmara da Figueira da Foz aprovou, por unanimidade, a atribuição do nome de Natércia Crisanto, falecida em 2006, a uma rotunda da cidade, situada entre a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, onde leccionou e a antiga “Casa da Mãe”, na Rua Cristina Torres. Lídio Lopes, considera que é um acto de justiça pelo papel que Natércia Crisanto teve na comunidade figueirense.

“Natércia Crisanto, natural de Luanda, viveu cerca de 40 anos na Figueira da Foz. Era licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pós graduada em Ciências da Educação. Foi respeitada e estimada pelo seu amor ao ensino, à cultura, ao associativismo, pela sua inteligência, a sua cultura democrática, e pelo seu envolvimento na modernização e desenvolvimento da Figueira. Foi vereadora e deputada municipal da Câmara Municipal da Figueira da Foz. “

Natércia Crisanto, fica deste modo para sempre ligada à Figueira da Foz, terra que tanto amou e a quem muito deu, sem nunca pedir nada em troca. Merece que num futuro mais ou menos próximo o seu nome fique ligado a algo com que estivesse mais envolvida:Associativismo, Ensino, Causas Públicas, etc... Concerteza que haverá quem melhor que eu saiba perpetuar a sua memória por forma a dignificar o seu nome.

Sem comentários: