quarta-feira, 26 de março de 2008

GRV- "Da Música ao Canto... da Dança ao Cinema"

No próximo sábado, dia 29 de Março, pelas 21h30, vai realizar-se no salão de festas do G.R.Vilaverdense, um espectáculo denominado " Da Música ao Canto...da Dança ao Cinema".
Quanto à Música, estarão presentes o Grupo de Metais, de Flautas e de Clarinetes, bem como o Ensemble de Saxofones da Sociedade Boa União Alhadense.


Quanto ao Canto, estará presente o Grupo de Cantares " Arroz aos Molhos" do C.U.M.R. Gatoense.
Quanto à Dança, teremos o Grupo de Dança do G.R. Vilaverdense e as "Super Flash", da A.C.D.R. Arneirense - Caldas da Rainha.
Quanto ao Cinema, nada foi anunciado, devendo tratar-se portanto de uma surpresa.
O painel apresentado, é o garante de mais um espectáculo de qualidade a não perder, o que em si, já não constitui surpresa. Surpresa, surpresa, será a ausência do Grupo de Cantares Terra Nostra, por ser da "casa" e do espectáculo fazer parte o canto. Muitas interrogações já andam no ar sobre o porquê de tão prolongada ausência. Mas alguma justificação para o facto haverá.
As entradas serão 2,50 € para sócios e 3,00€ para não-sócios.

16 comentários:

Paulo Bernardes disse...

De facto o GRV marca uma certa diferença: procura (mal ou bem) ter uma agenda cultural e divulgar os eventos...

Anónimo disse...

Só que, a música é sempre a mesma, se no passado era o SBUA, no presente e com este presidente,será sempre o SBUA, ainda bem, que no Futsal, conseguimos ganhar ao SBUA, pró ano que venha mais SBUA, são os poucos conhecimentos que tem. Uma referência se não tiver as cotas em dia, é considerado não sócio.

Paulo Bernardes disse...

Pode ser que numa próxima oportunidade seja SIRL :-)

Anónimo disse...

Caro Paulo Bernardes

Sei que já foi maestro da SIRL. Deixe que lhe diga que até gosto da SIRL.
Mas deixe que lhe diga também que a SIRL, só não vai mais vezes a Vila Verde porque "não quer".

E a explicação vai-ma dar você que até já foi Maestro.

Sabe-me dizer porque razão é que a SIRL, sendo da terra é sempre a Banda que se apresenta mais cara?

E ainda por cima não tem custos com deslocação. Há .... e com alimentação incluída.

Não sei porque razão a banda de Foja, da Nazaré e até a do Samouco com todos esses custos são mais baratos.

E esta em!!!!!

Porque será?
Sabe?

Um abraço

Paulo Bernardes disse...

Estimado Clarin,

Presumo que se esteja a referir a actuações da Filarmónica da SIRL em Festas da Nª. Sra. da Graça. Se quer esclarecimentos relativamente aos orçamentos que a Direcção da SIRL faz para actuar em festas, terá de os pedir à Direcção.

Como certamente saberá, a SIRL tem uma filarmónica e uma orquesta juvenil. Tanto a filarmónica como a orquestra têm participado em intercâmbios com outras instituições/associações no âmbito da realização de eventos culturais. Este intercâmbio raramente envolve o pagamento de "cachê".

A actual direcção alguma vez cobrou alguma coisa ao GRV para participar em eventos que eles organizem?

A actual direcção alguma vez se recusou a participar em eventos que o GRV organize?

Alguém da Filarmónica ou da Orquestra se recusa a ir tocar ao GRV a algum evento?

Anónimo disse...

Amigo Paulo Bernardes

Escrevi claro.... VILA VERDE

Na sua generalidade evidentemente.... envolve GRV e FESTAS

Seja onde for, é na nossa freguesia.

Sabe ou não responder as questões colocadas?

E que se não souber diga, não tem problema, fica tudo como antes.

Agora não é preciso é andar a fugir com o rabo á seringa.

Um abraço

Paulo Bernardes disse...

Estimado Clarin, :-)

Não é meu hábito fugir a questões, nem é meu hábito esconder-me noutras identidades.

Julgo que fui muito claro e não estou a fugir a nenhuma questão: se quer esclarecimentos relativamente à forma como a Direcção da SIRL calcula os orçamentos deve solcitar-lhes essa informação. Como compreenderá a elaboração dos orçamentos não é da minha responsabilidade nem competência pelo que não lhe posso facultar essa informação.

Eu entendo "VILA VERDE" num sentido lato, envolvendo todos os lugares que fazem parte da freguesia. Nesse sentido, a Filarmónica da SIRL NÃO é "sempre a Banda que se apresenta mais cara". Basta verificar que a filarmónica da SIRL actuou na Festa de Lares (Dez. 2007), levou "cachê" e não me constou que tenha sido a mais cara a apresentar orçamento.

Mas, eu acho que o cerne da questão não é "cachê" alto ou baixo. Isso será apenas desculpa e consequência de arrufos entre pessoas que representam instituições diferentes.

O que acontece, quase sempre, são pequenos episódios menos felizes que envolvem picardias, próprias de quem alimenta "bairrismos" menos saudáveis no seio da nossa freguesia. Quem ganha com isso? Ninguém...

O que é que aconteceu, por exemplo, para a Filarmónica da SIRL ter deixado de ir ao aniversário do GRV? Alguém sabe explicar o motivo? Eu não sei. Não sei em que conjectura é que isso se verificou, nem tão-pouco quem esteve envolvido (da parte do GRV e da SIRL). Houve mal-entendidos? Clarifiquem-os!

Pessoalmente, gosto muito de tocar no GRV. O Salão Nobre tem uma acústica interessante e lembro-me de em anos passados se terem realizado lá excelentes concertos com a Filarmónica da SIRL.

:-) Espero que quando me quiser fazer sócio do GRV, não tenha a oposição de nenhum sócio...

Abraço

Anónimo disse...

Espectáculo de Música

Preços de Bilhetes: - Sócios e Não Sócios

I

A cobradora certamente ainda não visitou todos os sócios nestes três meses, pois as cotas em Janeiro/Fevereiro normalmente não estão prontas.

II
Não devem nem podem, (a não ser aprovado em assembleia) obrigar os sócios a pagar semestralmente ou anualmente as cotas.

III
Até á pouco tempo as cotas no bar (quem paga na sede) também não estavam, como também é normal, pois quando todas imprimidas é que são distribuídas pela sede e cobrador.

IV

Tendo atenção ao exposto anteriormente, como poderão no espectáculo obrigar que os sócios tenham a cota de Fevereiro paga.

VI

Nas cotas está junto um cartão para entregar aos sócios no acto do pagamento, para a apresentar nos espectáculos (Semestral – Anual).
Então e os que não tê em posses para pagar tantas de uma vez?


VII

Como vão resolver esta questão?

Vão ter a ousadia de fazer pagar um bilhete de não sócio a um sócio
Sem que ele tivesse sido visitado pela cobradora?

Então porque é que neste momento há sócios com 4 e 5 anos por cotas por pagar, e não foram demitidos?

Responda quem de direito.

Anónimo disse...

Sr. Paulo Bernardes,
Tentando ajudar a sua curiosidade porque é que o SIRL, deixou de ir tocar ao Aniversário do G.R.V., aqui fica alguns esclarecimentos sobre o assunto.
É verdade que o SIRL tinha o hábito de ir actuar ao aniversário do G.R.V, mas também era habitual que a mesma actuasse gratuitamente.
Na última actuação, (mais ou menos 10 anos) a mesma passado algum tempo, apresentou um custo de 75.000$00. (salvo erro)
A Direcção da altura, cujo presidente é hoje o mesmo, ficou indignada por esta atitude, pois quando a SIRL foi convidada para actuar no aniversário, não avisou desta alteração.
É verdade que a SIRL está no direito de não actuar gratuitamente, mas quando foi convidada deveria ter alertado da sua intenção.
Como felizmente o G.R.V. nunca precisou de pagar a filarmónicas para actuarem na sua casa, as direcções seguintes passaram a convidar outras.
Esta é uma das razões porque a SIRL, não actua nos aniversários do G. R.V.
Haverá outras? Não sei.

Anónimo disse...

E esta em!!!!

Paulo Bernardes disse...

Estimado Anónimo das 11.11h,

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Confesso que desconhecia este episódio e que, por principio, sou a favor de colaborações graciosas por ocasião dos aniversários das colectividades da freguesia. Aliás, julgo que a SIRL não cobra nada ao GIMF para participar na sessão solene (eventualmente apenas o valor que os reforços - músicos de fora- levam à SIRL).

No entanto, só para satisfazer mais a minha curiosidade, o GRV solicitou algum esclarecimento à SIRL? Em caso afirmativo, qual foi a justificação? Eu não me recordo quem, nessa altura, estava a presidir à Direcção da SIRL, mas não terá havido algum episódio anterior a este que tenha originado esta reacção por parte da SIRL?

Não obstante todos e quaisquer que tenham sido os motivos (de ambas as partes), parece-me que eles se enquadrarão em eventuais engulhos que tomaram proporções menos adequadas. Eventualmente, volvidos estes anos, nem farão sentido. Não sei se também é este o caso, mas as incompatibilidades pessoais não se podem reflectir entre instituições.

Agradeço, novamente, a quem teve a amabilidade de me esclarecer.

Anónimo disse...

Sr. Paulo Bernardes

Como deverá calcular é-me difícil situar todos os pormenores do que se ouviu falar á 10 anos.

(Salvo qualquer erro)

Lembro-me que da parte da SIRL, o assunto foi tratado com um senhor que foi imigrante e tinha uma deficiência numa perna.

Na altura o que propuseram ao G.R.V., foi arranjar transporte para ir buscar e levar os músicos.
Esta pretensão foi aceite.
No dia e hora lá estavam elementos do Vilaverdense para transportarem os músicos.
Ao chegarem foram informados que já não eram precisos, pois os músicos estavam desenrascados. (estranho não é?)
Estranho também (Será que não?) passando alguns dias apareceu o pedido de pagamento do serviço efectuado.
Isto foi falado durante muito tempo no G.R.V.
Como calculará não posso esclarecer mais porque não sei mais.

Paulo Bernardes disse...

Estimado Anónimo,

Mais uma vez lhe agradeço o esclarecimento.

Tal como o apresenta, o episódio só demonstra falta de organização. Mas como saberá tão bem quanto eu, uma direcção passa, a instituição fica. As atitudes ficam com quem as toma, mas não devem beliscar a idoneidade da instituição.

Continuo a achar que tudo não passa de um episódio lamentável e infeliz que está a manchar o que deveria ser o bom relacionamento entre duas associações culturais na mesma freguesia.

Anónimo disse...

Na qualidade de Sócio atento ao que se passa no GRV posso dizer, que a Direcção teve muito bom gosto em escolher os Grupos que participaram. Pena foi o atraso no início do espectáculo e a pouca afluência de público. A dança foi realmente um sucesso, estão de parabéns os seus componentes Em relação à música, o que posso dizer, pelo que tenho observado no Concelho e não só... O GRV escolheu o que de melhor existe e deixemo-nos de tretas. O GRV merece o melhor e todos nós temos a obrigação de o ajudar.
Parabéns por mais um evento de grande categoria.
Viva o GRV.

Anónimo disse...

Na qualidade de Sócio atento ao que se vai fazendo no GRV, aqui fica a minha opinião:
Apenas lamento o atraso no início do espectáculo e a pouca afluência de público, em relação aos paricipantes, bem... A Dança um espectáculo fantástico. Estão de parabéns as meninas das Caldas, em relação aos Grupos que vieram da SBUA e pelo que tenho observado no Concelho da Figueira e não só... É do melhor que há, sem dúvida!
A Direcção do GRV está mais uma vez de parabéns pela qualidade dos participantes que escolheu para este espectáculo.
O que o GRV precisa é de mais solidadiedade dos Vilaverdenses.
Viva o GRV!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 1:44
Não percebo o seu pedido de solidariedade com esta Direcção, quando em tempos passados, os actuais directores, grande parte deles não eram frequentadores do GRV, houve até alguns que gritaram bem auto, agora é que isto vai para a frente, mas deve ser como o caranguejo.

Outros que são directores agora e no direcção passada, não souberam dignificar a palavra dirigente associativo, venham agora apelar à solidariedade dos sócios.

Para se ser ajudado, também temos que ajudar, pois em muitos anos que o presidente do GRV, trabalhou na sombra, poucas vezes lhe ouvimos dizer, este é o último ano não quero saber mais do GRV, bla, bla, bla., agora a música é outra e o trabalho também, mas ainda se vale dos serviços externos.

Solidariedade, com este elementos que muitas as vezes, nos dias de jogos são precisos, não aparecem ou escondem-se dentro das instalções, se o fazem é porque gostam muito do GRV e que a casa não precisa do dinheiro que se apura naqueles preciosos minutos de intervalo de um jogo.

Vivam os subsídios - Onde é que eles estão - Devem estar nos 60 kilos de café Delta, aprovisionados na arrecadação.
Será que escrevi bem, 60 Kilos, a marca não sei........