quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Magalhães ... uma espécie de Tintim :-)

Aproveitando a ausência do seu amigo Hugo Chávez, José Sócrates virou o centro das atenções na Cimeira Ibero-Americana, a decorrer em El Salvador, qual feirante, a divulgar o "Magalhães" e a oferecê-lo a tudo o que é chefe de estado. Ficámos a saber que:
- Não há computador e nome mais Ibero-Americano que o Magalhães;
- O Magalhães é uma espécie de Tintim;
- Todos os seus assessores usam o Magalhães para o seu trabalho e não precisam de mais nada;

- O Magalhães foi pensado para as crianças e por isso é resistente ao choque. Hugo Chávez até atirou o dele ao chão e não o conseguiu partir;

Foi o gozo generalizado( ver foto). Os chefes de estado presentes rebentaram de riso de tanto gozo. Alguns já nem ligaram ao resto do discurso, aproveitando para navegar na net, através do Magalhães. Sócrates deliciou-se. Assistiu-se a mais uma brilhante representação do "senhor engenheiro", que substituiu em pleno o seu amigo venezuelano. Até o rei Juan Carlos achou piada e não repetiu a já célebre "porque no te calhas".

Ficou mal a José Sócrates falar de educação, visto ser o 1º ministro de um país onde os seus alunos não sabem ler nem escrever, que vão andar na Escola até aos 12 anos sem reprovações e a pergunta que se deve fazer é para que vai servir o Magalhães ....Vá à Finlândia e veja como se ensina e como se aprende. E não usam o Magalhães.

10 comentários:

Anónimo disse...

Finlândia!
Esse País ainda existe?
Podem não ter o Magalhães, mas o exemplo da não reprovação, penso ter vindo daí.

Anónimo disse...

Sr. Moleiro
No blog Marcha do Vapor está um post de solidariedade com as crianças do IPO que acho queo deveria colocar também aqui, para ajudar a sua divulgação.

Anónimo disse...

O pais que entrou em ruptura economica recentemente foi a Islândia , dai a confusão com finlândia (parece-me).... Pois a Finlândia ainda existe , e a nivel do sistema educativo é um exemplo a seguir por muitos outros paises...incluindo o nosso.Começaram a combater o insucesso na decada de 70 , e a partir dai o sistema não mais parou de crescer a nivel educacional. Para se ver a diferença , no ensino primário existem dois professores um dos quais só para alunos com dificuldades , em portugal o ensino para crianças com dificuldades é praticamente nulo ( ou então) tem os pais que suportar a nivel particular o suprimento dessas dificuldades. Também o que este pais proporciona , por exemplo a niveis de manuais gratis e por ai alem , em nada se pode comparar a portugal. Logo , se há paises que podemos comparar , pela positiva a finlândia seria um deles a nivel educacional.
Dai se perceber que o magalhães não será o contributo para o desenvolvimento educacional de portugal.
Por isso , a Finlândia existe , não tem magalhães , mas um sistema educacional de inveja....

Anónimo disse...

Ah e de facto na Finlândia , não se reprova até á escolaridade obrigatória , mas não podemos comparar o apoio que dão aos alunos até essa altura , e não reprovam mas vão devidamente preparados de ano para ano .Não é como se quer fazer em portugal , que chegaremos ao ponto de não de os alunos não se esforçarem , pois não o tem que fazer , visto passarem sempre.
Logo há sistemas , que não podemos comparar porque o apoio estrutural que uns tem e outros não marcam toda a diferença.

Anónimo disse...

Não houve confusão com o País.
A questão de perguntar se a Finlândia ainda existe, é precisamente por pretendermos copiar o modelo deles.
Se é assim tão mau este modelo, esse País já não deveria existir.
Na realidade a qualidade do ensino em Portugal vai de mal a pior, começando por quem o deveria ministrar.
Façamos todos um pouco mais pelo futuro das crianças, contribuiremos assim para um melhor futuro do País.

Anónimo disse...

peço imensa desculpa ao rgs mas não consigo entender este ultimo comentario!!!!O modelo é mau por isso o pais não deveria existir ??? Então como explica o elevado nivel do sitema educacional???Mau é quem tenta copiar sem ter de apoio e como já foi mencionado sem ter uma estrutura organizacional sustentada e equilibrada !!Acho que vai um pouco de confusão no seu pensamento

Anónimo disse...

Corroboro nas afirmações proferidas por rgs nos dois últimos parágrafos do post das 12:02.
Acrescento apenas que, de outra forma, não vamos lá...

Anónimo disse...

O Governo de Sócrates está cheio de muitos Tintins...

Anónimo disse...

http://www.classmatepc.com/

made in portugal, oh sim... :-)

Paulo Bernardes disse...

Atenção para o seguinte:

- Portugal exporta de facto muita tecnologia de ponta para outros paises. Essa tecnologia é muitas vezes produzida em spin-offs de Universidades Portuguesas ou em empresas que apostam na inovação;

- Na área da informática há alguns grupos portugueses que trabalham directamente com a INTEL no melhoramento de processadores (isso, claro, não significa que tenham produzido o processador :-)... eu sei, mas...);

- Particularmente no que diz respeito às placas gráficas da nVidia, alguns GPUs são um pouco "made in Portugal". A chefiar uma das equipas da nVidia está um português que dá pelo nome de Rui Bastos.



Ou seja, nem tudo é mau... :-)