Este é um espaço dedicado não só aos naturais e residentes na freguesia de Vila Verde, concelho da Figueira da Foz, mas também àqueles que eventualmente nela estejam interessados. Será um espaço para divulgar um pouco aquilo que por cá se vai ou não fazendo. Será um blog de espírito crítico, mas sempre com sentido positivo. Não será portanto benvinda a crítica fácil e destrutiva.
terça-feira, 24 de junho de 2008
Rancho "As Papoilas de Lares"
Na impossibilidade de mencionar algo relacionado com o historial deste rancho, não queria deixar de publicar algumas fotos que consegui arranjar. Aí vão então.
4 comentários:
Anónimo
disse...
Sr Moleiro, se quiser fotografias do da copia mais recente do papoilas , terei todo o gosto em lhe as fazer chegar.
Tempos foram em que os namorcos de outrora, seguravam a presenças dos elementos dos Ranchos, para transferir entre gerações a tradição dos seus antepassados. Do trabalho dos seus ensaiadores, saia muito do que o cancioneiro popular foi guardando nas suas memórias, muito delas associadas à lavoura e, das quais a troco de uma boa concertina, se brincava com a juventude para apresentar as maças e os moços casadoiros de cada ano que passava. Dessas eras são também exemplo as fotos acima refrenciadas, já fora das eiras e bailes de campo, mas ainda com a carga cognitiva desses tempos, onde era obrigatório ser sócio de Grupos, Clubes ou Associações para ter acesso à televisão, bailarico e, principalmente às moças sempre vigiladas de perto pelas respectivas mães . Se recordar é viver, ainda me lembro de algumas personagens aqui figuradas e muitas delas ainda acompanhadas na sua vida real pelos respectivos pares, o que nos tempos que correm já vai sendo raro. Parabéns ao Sr. Moleiro por mais esta feliz ideia.
Os elementos do "Rancho Papoilas de Lares" são mais ou menos da minha idade.Reconheci alguns, outros nem por isso!recordei o rosto de um elemento, que já não está entre nós fisicamente e que nos deixou muito nova. Não sou de Lares mas, sou da Freguesia. Os elementos do Rancho não se pronunciaram!Não gostaram de reviver este momento?Engraçado é que alguns até casaram com o par que lhe foi atribuido. Quem nos dera a todos nesse tempo.....
4 comentários:
Sr Moleiro, se quiser fotografias do da copia mais recente do papoilas , terei todo o gosto em lhe as fazer chegar.
Pedrokas:
Faça o favor.
Obrigado
Tempos foram em que os namorcos de outrora, seguravam a presenças dos elementos dos Ranchos, para transferir entre gerações a tradição dos seus antepassados. Do trabalho dos seus ensaiadores, saia muito do que o cancioneiro popular foi guardando nas suas memórias, muito delas associadas à lavoura e, das quais a troco de uma boa concertina, se brincava com a juventude para apresentar as maças e os moços casadoiros de cada ano que passava. Dessas eras são também exemplo as fotos acima refrenciadas, já fora das eiras e bailes de campo, mas ainda com a carga cognitiva desses tempos, onde era obrigatório ser sócio de Grupos, Clubes ou Associações para ter acesso à televisão, bailarico e, principalmente às moças sempre vigiladas de perto pelas respectivas mães .
Se recordar é viver, ainda me lembro de algumas personagens aqui figuradas e muitas delas ainda acompanhadas na sua vida real pelos respectivos pares, o que nos tempos que correm já vai sendo raro.
Parabéns ao Sr. Moleiro por mais esta feliz ideia.
Os elementos do "Rancho Papoilas de Lares" são mais ou menos da minha idade.Reconheci alguns, outros nem por isso!recordei o rosto de um elemento, que já não está entre nós fisicamente e que nos deixou muito nova. Não sou de Lares mas, sou da Freguesia.
Os elementos do Rancho não se pronunciaram!Não gostaram de reviver este momento?Engraçado é que alguns até casaram com o par que lhe foi atribuido. Quem nos dera a todos nesse tempo.....
Enviar um comentário