domingo, 8 de junho de 2008

Atletismo no G.R.Vilaverdense

A revolução dos cravos de Abril de 1974, despertou nos portugueses o gosto pelas "corridas". Foi o renascer de uma prática desportiva - corrida de estrada - que até à altura teimava em não se desenvover. Um pouco por todo o lado começou a ser prática a organização de provas de atletismo. Vila Verde, não fugiu à regra e começou também a organizar o seu Grande Prémio, construindo uma equipe, masculina e feminina, que bastantes alegrias deu aos seus associados, tendo inúmeras participações em provas em todo o país, coleccionando vitórias individuais e colectivas. Antes ainda se organizou o Grande Prémio das Vindimas e uma prova de estafetas. Também se organizou uma prova de corta mato no terreno da Quinta das Recolhidas e uma prova de "pista", no "campo de futebol dos serrados". As fotos em baixo referem-se ao ano de 1979, ano da realização do 1º Grande Prémio em Atletismo, a de cima com os atletas do GRV participantes e a de baixo com os "bébes" vencedores.




Recuem 30 anos atrás e recordem como eram os nossos meninos e meninas de então.

18 comentários:

Anónimo disse...

Beles recordações,tempos que vão e já não voltam.
foi uma época fantástica em união,inter-ajuda,conpreenção e muitos mais adjectivos que, certamente, não sendo enumerados aqui todos os Vilaverdenses ao ver estas fotos os vão sentir.
Como os nossos meninos e meninas eram pequeninos.
Hoje, alguns deles já têm filhos com mais idade do que a que eles tinham nesta época, como vai ser giro para eles verem estas fotos.
Outros, já não se encontram entre
nós fisicamente mas para os
vilaverdenses, eles estarão sempre presentes
Ser Vilaverdense nesta época era uma lição de vida para muitas das nossas freguesias.
Hoje os tempos mudaram, e, muitos dos adjetivos que nós tão bem sabiamos por em prática foram esquecidos.
Que pena! outros valores se levantaram e não para melhor.

Anónimo disse...

é com muita saudade que eu ao ver estas fotografias que eu recordo com muita saudade vários elementos da equipa que hoje já não se encontram entre nós neste momento, e também é com muita alegria que vejo outros elementos que hoje estão casados/as e têm filhos/as foram tempos bons que hoje estão longe de serem o que já foram um dia tanto em atletas como de público pois o nosso atletismo está cada vez mais com falta de atletas como também de público é triste ver que o nosso atletismo que tanta fama já deu a vila verde esteja nos tempos de hoje tão em baixo, só espero que as direcções do clube não deixem acabar também com esta modalidade pois se não como diz o velho ditado "tudo acaba nesta terra" não deixem acabar continueme que ele volte para o mês de abril como no ínicio do atletismo do G.R.V.

parabens ao moleiro e também a quem lhe cedeu as fotos e que venham mais para recordar

Anónimo disse...

Menina Adélia, então voltou a escrever como anónima?

Anónimo disse...

Quem diria, também corri atletismo no GRV, já nem me lembrava…

Á pois é, se eu não me lembrava, como aviam de lembrar os organizadores do almoço convívio dos ex atletas do GRV.

É que os convites foram só para alguns.

Um da fotografia

Anónimo disse...

Parece então, que agora a foto vai
reavivar memórias e não excluir ninguem.
Aliás,nem poderiam, porque o GRV concerteza que terá registos de todos os atletas que por lá passaram.

Anónimo disse...

para a virgula quem escreveu e se pensam que sou eu estao enganados pois não fui eu mas já agora os meus parabens pelas fotos do atletismo que estão belissimas ao srº moleiro os meus sinceros parabens

um abraço

Anónimo disse...

Adélia, não te preocupes com o que te possam dizer por algumas vezes te expremires menos bem.
A Falta de vírgulas, também não é um problema assim tão grave. Se eu, e milhares de leitores por todo o mundo lemos o Grade Saramago
e entendemos,porque será que é tão difícil para certos bloquistas te entenderem?

Anónimo disse...

Quem ficou chateado por não o terem convidado, para o único almoço de antigos atletas, foi o Baratinha (Zé Moca).
Epá és tu?
Mas tiveste razão, foi imperdoável...

Ass:Outro que está na foto, que passou ao lado de uma grande carreira, como o Moleiro para o futebol...

Anónimo disse...

Sr.Moleiro podia desenvolver este tema do Atletismo pois o GRV tem fotos desta altura, assim como dos Saraus, especialmente do 1º com um album existente na Biblioteca

Ass: Pirolito

Anónimo disse...

Grande foto…
À época a família GRV, da qual o atletismo foi capaz de reunir à volta da colectividade de todos nós. Foi sem sombra de dúvida, grande tempo onde não era preciso balneários nem os luxos de hoje para praticar essa modalidade… no entanto a sua internet era o treino ao final de cada tarde com a carolice de muitos filantropos bem nossos conhecidos.
Rever aqueles atletas é rever alguns nas faces dos seus filhos de hoje….
Aos outros que já não estão entre nós è bonito pode-los recordar, porque só assim realiza-mos os 30 anos passados, até parece mentira… No entanto mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e, com elas foram-se também os qualificativos que agregavam as multidões em torno das provas, hoje recolhidas no Grande Prémio. Apesar do avanço do tempo, recuamos nas vicissitudes… Modernices…meus amigos…
O tempo volta para trás e, traz-me o tempo que eu perdi…
Ainda hoje se aplica…
VIVA o GRV…. Sempre
Obrigado ao Moleiro pela sua agradável recolha fotográfica... Dá cada vez mas prazer participar no Blog…

"O moleiro" disse...

Ao atleta:

Eu não fui atleta do GRV, na modalidade de atletismo. Fui durante algum tempo seu técnico e, também não fui convidado, a exemplo de muitos outros, para o convívio de atletismo. Apenas participei na romagem ao cemitério de Vila Verde, por respeito àqueles que já nos “tinham deixado”.

Anónimo disse...

Um desafio: Vamos identificar os atletas presentes nesta fotografia, cá vão alguns.

Candinha
Eunice
Luis
Tó Cabeço
Renato Nunes (Lindo)
Miguel (Preto)
Bela (Panela)
Quim (Panela)
Fernanda Terreno (Russa)
Esmeralda Rocha
Florbela
Rogério Afonso (Filho)
Graça Bertão (Mona)
Zé Loureiro (Baratinha)




O inspector ventoinha.

Anónimo disse...

mas porque será que andam a falar de mim neste blog se quem escreveu em anónimo não fui eu se a pessoa o fez e se exprimiu de maneira a parecer ser eu tenho pena que os blogistas pensem e levem a pensar que o fiz é pena neste tema andarem a falar e a preocuparem-se comigo pois eu sei me defender mas mesmo assim agradeço ao anónimo que fez o comentário mas eu volto a dizer que não fui eu quem escreveu em anónimo e mesmo que o tivesse feito ninguem tinha nada a ver com isso pois eu sou livre de escrever como quero e bem entendo não se massem comigo poiseste blog não é para se falar de mim mas sim do atletismo um tema tão bonito como se pode ver houve e ainda há grandes atletas do clube nunca fui atleta do G.R.V. mas tive um primo que o foi durante muito tempo.

um abraço de apreço e satisfação ao srº moleiro por estas belas fotos pois eu gostei de voltar a ver o meu primo como atleta do clube e muitos parabens mas penso que o G.R.V. terá mais fotos desta altura seria bom recordá-las pois como diz o ditado " que recordar é viver"

Anónimo disse...

Mais alguns Nomes:

Graça Furet
Vitor Alemão
Zé Alemão
Fátima teixeira
Rui Teixeira
Tó Bé
Carlos Matoso
Liliana(garrafa)

Anónimo disse...

Foto de Baixo

Velososo e Marina da Fontela e Rogério Nuno

Anónimo disse...

Pedro Rocha
João Garrincha
Jorge Matos

Anónimo disse...

I o colhone, á pois é, o colhone também lá está, ninguém o vê?

Realmente não era grande atleta, gostava mais de jogar bilhar de bolço.

Menina Adélia, não se amofine, noz todos, melhor dizendo, todos noz, (os bloguistas) gostamos muito da menina, (como dizia o filósofo Izakarias: a menina é muito linda vigula e noz gostamos muito dela!) já agora aproveito para lhe informar, que alem de um primo, também teve um cunhado no Atletismo do G.R.V. (por sinal grande atleta)

Anónimo disse...

eu não me amofino só não gosto que falem de mim no blog sem que eu escreva pois isso para mim é uma falta de respeito andarem a falar de mim coisas que eu nem sequer escrevi e dizem que fui eu da próxima vez vejam quem escreve

um abraço amigo e vejam bem se sou eu ou não e se pensam que me chateiam estão bem enganados