quarta-feira, 4 de junho de 2008

Porque amanhã é o Dia Mundial do Ambiente

Foto cedida pelo Eng. Pinto dos Reis (clique para ampliar)
Vila Verde, 20 de Setembro de 1956, tão diferente que era ... Olhem quantos moinhos ainda existiam na altura. Os serrados, a quinta da D. Fernanda e do "Tóino da Quinta". Convenhamos que pela observação das imagens, eram menos ofensivas para o ambiente do que agora. Reparem no lavadouro que existia junto à passagem de nível da Noviliuz. Este era um dos muitos que existiam junto aos cursos de água (valas), a maior parte delas hoje obstruídas. Eram águas límpidas, despoluídas e que até eram aproveitadas para saciarmos a sede, com uma folha de couve a fazer de copo. Quem não se lembra?

5 comentários:

Anónimo disse...

O que mais se destaca são os terrenos todas lavrados à época...
Impressionante não!

Anónimo disse...

Se esta foto fosse a cores iriam ver como a nossa Aldeia era mesmo "Vila Verde".
Os terrenos de cultivo mais pareciam um enorme manto verde.
Este mesmo manto verde, infelismente, deu lugar ao cimento com construções desordenadas e mal enquadradas, enfim é o progresso.
Eu, pessoalmente adorava a minha Aldeia como ela era, ainda que, compreenda que tudo na vida é feito de mudanças e Vila Verde não fugiu á regra infelismente.

Paulo Bernardes disse...

Tal como tive oportunidade de referir no post do vídeo sobre o Moleiro, a freguesia de Vila Verde tem uma paisagem lindissima. Esta fotografia é mais uma mostra disso mesmo.

Não me parece no entanto que o "cimento com construções desordenadas e mal enquadradas" sejam sinal de progresso. O aumento das construções é um sinal de aumento de população, pelo que se justificam em pleno. "Desordenadas e mal enquadradas" foram as mentes "brilhantes" que idealizaram as contruções e que estragaram o ambiente rural que se respirava na nossa freguesia.

E atenção que "ambiente rural" não é sinónimo de falta de qualidade de vida ou de retrocesso...

Anónimo disse...

Aliás "ambiente rural",hoje em dia
è qualidade de vida!
E, este foi até hoje a minha opção para viver,não o trocando por nenhuma cidade.

Anónimo disse...

Essa é a Vila Verde que eu conheci, e que eu tanto percorri. Não havia pedaço de chão que eu não conhcesse.Havia duas fontes e dois lavadouros. A fonte e o maior lavadouro, ficavam na entrada dos fornos de cal e da pedreira do bertão. Certo. Essa Vila Verde eu conheci de mais. Saudades dela.