sexta-feira, 13 de junho de 2008

Qual a diferença entre os "graffitis"?

Porque um comentarista no post anterior não conseguia ver a diferença entre os "graffitis" em causa, resolvi publicá-los para uma melhor melhor apreciação.

8 comentários:

Paulo Bernardes disse...

Pessoalmente, gosto muito dos "graffiti" junto à Igreja Matriz. Acho que os artistas conseguiram captar o essencial sobre a freguesia de Vila Verde e retratá-lo com um grafismo agradavelmente irreverente.

Anónimo disse...

particularmente gosto mais dos graffitis no muro junto à nossa igreja pois foram feitos por pessoas que sabem bem o que estavam a fazer, já o graffiti no muro do G.R.V. temos que dar tempo ao tempo pois vesse bem que foram feitos por crianças deixem-nas crescer e depois se tiverem jeito para fazer graffitis fazem-nos tão bem ou melhor que aqueles que temos a dar as boas vindas a VILA VERDE, não podemos criticar as crianças só temos que lhes dar tempo e o benefício da dúvida pois elas são pequenas e nem todas têm jeito para fazer desenhos quanto mais graffitis, claro que têm diferenças mas se repararem uns foram feitos por adultos já os outros foram feitos por pequenas crianças no dia mundial da criança.

Anónimo disse...

Os "graffiti",não são feitos por crianças,mas sim por jovens normalmente na idade da adolescencia.
deixam sempre uma mensagem,executam-nos em espaços ao ar livre.São bonitos e artísticos.Executar "graffit" não é para quem quer,mas sim para quem tem jeito.Não é aprendido nas faculdades é uma vocação nata.
As crianças,quando muito ,poderiam ter imitado uma pintura, ou um desenho se tal fosse programado,porque todos sabemos que elas trabalham por imitação.
Como diz a Adélia, quando crescerem faram melhor, ou não,e não é um benefício de dúvida, é uma questão de mão.
Quanto o serem feitos também por adultos, poderiam estes pensar que eram artistas naiff, mas apesar do seu primitismo,também é arte!
È colorida e de fácil compreenção e normalmente manifestá-se por volta dos 40 anos.
Também gostava de saber pintar mas Deus não me deu esse dom.
Deu-me outros, por exemplo: saber ver que o "graffiti" da entrada de Vila Verde é arte, e o muro do GRV è uma ca..... em três actos.

Anónimo disse...

Caros Bloggers
Acho que estamos a misturar as coisas. Porque um não é comparável com o outro. Um Chama-se graffiti, outro é uma pintura mural.Pois um foi feito com sprays e outro foi pintado com "pinceis" e impressões manuais das crianças.
Não são comparáveis, para já não falar no caracter artistico de cada um. No entanto julgo não ser muito pedagogico, fazer este tipo de "obras" naquelas idades. Penso que este tipo de desenvolvimentos deve ser efectuado em telas específicas para tal e, como o mínimo de cores disponíveis. Impressão com as palmas das mãos são efectuadas no jardim escola onde a descoberta da tinta é eficaz, agora na primária está completamente despropositada essa técnica. Enfim...é a escola deste país...

Anónimo disse...

Kalipso:
Num outro post,há um bloquista que não sabe a diferença entre um "graffiti" e a "suposta pintura" feita no muro do GRV.
O Kalipso,com o seu comentário, também viu as diferenças!
Haja Deus, que mais alguem vê bem.
Se as crianças fizeram as pinturas com as maõs, foi concerteza o modelo que tinham.
Imitar é o que elas melhor sabem fazer nessas idades

Anónimo disse...

Para mim não está nem nunca esteve em causa o que as crianças fizeram, mas sim o local que lhes destinaram

Anónimo disse...

"Para mim não está nem nunca esteve em causa o que as crianças fizeram"
Para mim também não!
Os iluminados, que mandaram executar,os desenhos naquele espaço físico, e que, não lhes facultaram
materiais e utensílios edequados é que erraram.
Enfim quem manda pode!
E, tambem, podiam agora mandar pintar o muro.OK

Anónimo disse...

Já melhor no muro do Junceiro, mas aí a organização era outra. Deviam pedir desculpas as crianças.
Ecília fazes tal falta.