quinta-feira, 8 de maio de 2008

Album de Recordações

O Moinho, vai começar a editar um espaço denominado " Album de Recordações". Este, vai procurar mostrar um pouco do que tem sido o historial da nossa freguesia, ao longo dos anos, certamente um pouco esquecido por alguns e desconhecido por outros, relacionados com o associativismo ( teatro, bailes, desporto e outras actividades), passeios, folclore, Escola, Igreja (festas religiosas e pagãs), tradições, figuras típicas, enfim tudo que possa enriquecer o conhecimento dos "mais novos", mostrado pelos "menos novos" e que todos iremos adorar recordar/conhecer. Os trabalhos para publicação, podem ser entregues pessoalmente ao "moleiro", ou enviados via mail.
O primeiro album que já se encontra a ser preparado diz respeito ao rancho Regional Brisas do Mondego.

28 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Sr.Moleiro por mais esta iniciativa presente no seu blog.Será uma maneira de os mais velhos poderem recordar o que já teve de bom a nossa freguesia e os feitos que a enalteceram,e uma maneira de os mais novos conhecerem o que já aconteceu e foi a nossa freguesia.
Parabéns e espero que lhe chegem muitos trabalhos para publicação.

Anónimo disse...

Estou totalmente de acordo com o Sr. papiro.
Já agora gostava de saber, onde posso entregar algumas fotografias do Brisas do Mondego.

Anónimo disse...

Finalmente vamos poder ver a Sra.D.Adelia,mostrando os seus dotes de dançarina,no tão apregoado rancho,BRISAS do MONDEGO.

Ai que saudades............

Anónimo disse...

Já cá faltava algum "parvalhão" para mandar bocas...

Anónimo disse...

ao "moleiro" o meu muito obrigado pela sua iniciativa pois só assim nós podemos recordar tudo o que já se fez na nossa freguesia de tão bom e bonito.muitos parabens e desde já lhe digo espero que receba muitas fotografias para podermos então recordar coisas tão bonitas e que os nossos jovens não conhecem e querem de alguma maneira ficar a saber o que se fazia na nossa aldeia.
para a orquidea negra eu lhe digo que não é preciso ver os meus dotes de dançarina pois quem se lembra de ver o rancho sabe muito bem que eu dançei durante muitos e bons anos e digo-lhe ainda mais que tenho muito orgulho de ter dançado no rancho pois foi graças ao rancho que o nome de vila verde foi levado por todo o país de norte a sul e também espanha como também trouxe durante muitos anos no festival de folclore muitos ranchos de várias partes do país e também do estrangueiro fio este tão apregoado rancho como lhe chamou que eu me orgulho de ter representado e que tantas saudades me deixa e com muita vontade de voltar a dançar a 100% como dançei e não com cópias falsas como pelo que diz até dá a sensação que não gostava do rancho ou será que nunca o viu se foi isso então é uma maneira de ver como se dançava o folclore em vila verde.

mais uma vez o meu muito obrigado ao "moleiro" por me fazer recordar dos bons momentos que passei no ranchobem haja.

Anónimo disse...

D.Adelia.o meu comentário não e em todo algum,num contexto depresseativo,mas sim como a sra.e outrso aqui já referiram terem muitas saudades do vosso rancho que eu não tive p prazer nem o privilegio de o ver actuar,por isso espero que as tão afamadas fotografias antigas do rancho e não só,de tudo o que tiver sido feita nessa freguesia,porque recordar é e sera sempre bom para todas as pessoas.


Quanto ao anónimo das 9.05,parvalhão e o sr.mas quem lhe fez as orelhas,que não tem culpa,primeiro avalie bem os comentarios antes de fazer juizos errados.

Anónimo disse...

Sra. orquidea negra é pena que nunca tenha visto o nosso rancho actuar porque se tivesse visto constatava que realmente era um grupo que por onde passasse deixá-va o nome de Vila Verde bem visto.
Foi ele que ao longo de alguns anos deixou o nome da nossa terra espalhado pelo nosso Portugal e não só.

Quanto há D. Adélia ela e o seu par que era o Sr. Jorge Fernandes Lá por serem um bocadinho (gordos) nunca deixaram o rancho mal visto porque mexiam-se muito mais que alguns muito mais magros, muitas vezes eles como par marcante que eram faziam as delicias do público, levando este a aplaudir de pé.
Por tudo o que vivi neste Rancho agradeço ao Sr. Moleiro esta iniciativa que decerto nos irá fazer reviver momentos unicos.
Bem haja.

Anónimo disse...

Sr Anonimo das 12.56

É verdade sr(a) anonimo,nunca tive o prazer nem o previlegio de ver actuar o rancho,como ja tinha dito antes,quanto á sra.Adelia ser (gorda),como diz,o povo diz "gordura é formusura"sendo realmente forte o não,quando se gosta realmente do que fazemos na dança o no nosso dia a dia,não existe nada nem ninguem que nos faça recuar.
Muito obrigado ao sr(a)anonimo,p'la informaçao e esclarecimento que me deu do rancho,e decomo deu a conhecer a freguesia,por Portugal fora e não só.
Agradeço tambem a d.Adelia,p'la informação no seu comentário

Anónimo disse...

Nao se esquecam de meter ai a fotografia do (brisas do mondego) actual
se nao a tiverem peçam ao RATINHO

Anónimo disse...

ao anónimo das 12.56 pelo facto de eu e o jorge que foi meu par durante muito tempo no rancho sermos "gordos" ou fortes não foi por isso que deixá-mos de dançar como deveríamos e posso lhe dizer que quando o rancho foi pela primeira vez a espanha ao estarmos em palco quase ao fim de 1 hora de dança ainda conseguia-mos colocar o público novamente de pé como pode ver ou ler não por isso que deixá-mos de dançar e de levar o nome do rancho e da nossa terra bem alto, como dizia o meu ensaiador "canacho" ou carlos eires de seu nome isto é folclore, isto é vila verde, isto é portugal,
era assim que nós éramos conhecidos em todo o país era um orgulho dançar no rancho do qual eu tenho imensas saudades isso podem todos querer

Anónimo disse...

Eu lembro-me ... e delirava!! Assisti muitas vezes aos ensaios até porque ensaiavam pertinho da minha casa!! :) E era realmente fantástico e contagiante! É engraçado relembrar, fica realmente uma sincera saudade. Quem fez parte só tem que se orgulhar... e muito!!!! :) Abraços, oh vizinha!! Gordos magros altos e baixos eram espectaculares!! :))

Anónimo disse...

Sr. Moleiro

Dou-lhe os meus sinceros parabéns por mais esta iniciativa.

Quanto ao Brisas do Mondego, espero que faça uma grande recolha.
Pode ser que alguém ainda pense em arrancar com ele.
Desde já aqui deixo o meu apoio ao Canacho se o fizer. Se pretender arrancar com esta ideia, penso que se vai surpreender com o apoio que lhe vão dar, e com adesão dos vilaverdenses ao regresso do Brisas.

Mas tenha cuidado com a informação que vai colocar aqui no Blog.

Está sujeito que algum renegado, agora intitulado de professor aproveite essa informação para continuar com o plágio que tem vindo a fazer do Brisas.

Não coloque a informação toda. Coloque só alguma….

Ou então se conseguir reunir essa informação, escreva em letras bem gordas por exemplo quem foi o autor/autores das letras, das músicas e das danças do Brisas.

Para que toda a gente saiba que esse professor copiou. Quero com isto dizer, que se o rancho dos amores perfeitos mais não é que uma copia do Brisas é porque esse professor não tem capacidades para ele mesmo criar e desenvolver o que quer que seja.

No meu tempo a estas pessoas que não têm capacidades e também aquelas que copiavam eram intituladas como BURROS.

Ora como é que podem chamar professor a uma pessoa que copia e não tem sequer capacidades para aprender quanto mais para ensinar.

Faço o apelo a todos os blogistas que quando se referirem a esse sr. lhe passem a chamar de asno.

Que será assim que se vai passar a conhecer na comunidade vilaverdense.

Anónimo disse...

Recordar é viver

Todos nós temos boas e mas recordaçoes,e por certo quando as recordaçoes são boas todos nos ,gostamos de as partilhar com que as vivemos e não só,p'los vistos o sr.MOEIRO deu uma prendinha a todos os habitantes de vila verde(esta a criar uma galeria).
É de post's como este que um blog deve ter e viver, que sirva para unir e trocar opinioes sem grandes motivos de troça e difamação,recordando o que de bom ,outros ja o fizeram e que sentem muitas saudades.
Parabens ao sr.MOLEIRO


RECORDAR O BOM QUE A VIDA NOS PROPORCIONOU É VIVER

Anónimo disse...

Sr. Moleiro estou de acordo com a antiga bailarina pois eu que tambem fui dançarina no Brisas do Mondego ainda me recordo Quando Gilberto e o Canacho o formaram .
E lembro-me que esse senhor que se diz professor era tão burro que nos fazia perder noites inteiras de ensaios porque o que fazia de melhor era enganar-se.
O meu BEM HAJA aos seus Fundadores Srs. GILBERTO CANACHO e JOÃO PORTULEZ e a todos os meus colegas que iniciaram o Rancho sem desprimor dos que se seguiram todos fomos importantes.
Não podemos é deixar que esse senhor se apodere de uma coisa de que embora ele tenha feito parte não lhe pertençe.

Anónimo disse...

Eu gostava de saber qual é o prato tipico da nossa aldeia!! E doces? E qual o motivo em especial! Espero que alguêm possa responder!! Obrigada

Anónimo disse...

Em primeiro lugar quero dar os meus sinceros parabéns ao Sr. "moleiro" pela sua iniciativa.
Numa coisa temos de ser realistas é que esse rancheco e esse professorzeco vieram acordar memórias
da família Brisas um pouco adormecidas.
Como diz o ditado só se dá valor ás coisas quando as perdemos,isso aconteceu comigo.
Eu assim como outros componentes tanto reclamava-mos de n ter um fim -de-semana livre para ir á praia, cinema etc.Todos os fins-de-semana de Verão eram passados em actuações
chegamos a estar ao sábado no minho e no domingo tinha-mos actuações no sul passávamos pela ponte da nossa cidade e n vínhamos á casa por falta de tempo. Dormíamos na rua, na camioneta etc. Como tenho saudades desse tempo.
Graças ao Brisas do Mondego conheço Portugal de lés a lés.
Um grande abraço a toda a família Brisas.

Anónimo disse...

já agora srº "moleiro" será que neste album de recordações também iremos ver fotos de cortejos etnográficos que se fizeram em vila verde a relembrar o que se fazia na lavoura na nossa aldeia e arredores, ver também teatros, revistas como por exemplo "nossa terra e sua gente" será que alguem se lembra e terá alguma fotografia, as famosas matinés que se faziam no salão da colectividade ao domingo à tarde, os cinemas será que alguem tem fotos desse tempo era muito bom recordar, como diz o ditado "que recordar é viver".

já agora srº "moleiro" tenho fotos do rancho e também de um cortejo que se fez na figueira com vários ranchos do nosso concelho que lhe heide dar em mão há e também tenho de alguns festivais de folclore com rancho do estrangeiro será que quer algumas destas fotos aguardo resposta.

um abraço amigo e parabens pela iniciativa

"O moleiro" disse...

Adélia:

Tudo o que puder arranjar que tenha a ver com as nossas tradições, agradeço, quer tenha a ver com os Brisas do Mondego ou não. É só fazer-me chegar, ok?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Saudações blogistas a todos.

Em primeiro agradeço ao Sr. Moleiro por mais esta iniciativa.

Em segundo quero deixar o meu reconhecimento aos fundadores do Brisas e principalmente ao Sr. Gilberto Ramos.

Em terceiro deixar umas palavaras de desconforto ao agora intitulado de asno.

Sr. asno, não se incomode com tais criticas. Se a sua consciência tiver bem levezinha e V. Exa. conseguir dormir bem de noite, concerteza que esta tudo bem.

Contudo ao que parece, isso não deve acontecer.

Porque será?

Ainda lhe digo mais. Acho que asno é pouco. Mas de facto é o é. Quem fez o que o sr fez era antigamente rotolado por gatu.... e mais não digo.

Passe bem e que tenha muita sorte. pode ser que ainda alguém se lembre de deixar esta questão bem esclarecida em sede própria.

Anónimo disse...

Não conhecendo eu o espolio do rancho Brisas do Mondego,e sabendo tambem que em vila verde exestiu outro,acho eu que se chamava,"flores do Mondego"desculpem-me se me enganei,gostaria de saber quais os motivo sde terem cessaddo actividade,e qual o melhor?
Não entendam isto como qualquer tipo de provocação,mas sim só,informação e curiosidade.

anonimo disse...

Sr. Orquidea negra, sim tem razão havia outro Rancho que se chamava como disse e muito bem Flores do Mondego que infelizmente também acabou.Quanto a qual era melhor, penso que não era uma questão de ser melhor ou pior eram simplesmente diferentes quer nas suas melodias quer nas suas danças. O que era importante é que cada um representava a nossa freguesia a qualquer lado que se deslocassem. Levavam bem longe o nome da n/ terra.Mas como pode calcular havia as rivalidades, mas entre as pessoas mais velhas porque eu como dançarina do Rancho Brisas do Mondego posso lhe garantir que me dava com vários elementos do Rancho do Flores e vice- versa, as rivalidades eram feitas pelos mais velhos. Mas essa rivalidade até era boa pois enquanto ela existiu os ranchos tambem existiram depois penso, já não me recordo, acabaram ambos a seguir um ao outro .

Não sei se a esclareci, mas o essencial da questão é que não era melhor nem pior eram diferentes...

bem Haja

Anónimo disse...

Bom dia!!

Em primeiro lugar Sr. Moleiro Parabéns. Este bolg vai ser um exito e vai fazer relembrar muitos momentos magnificos, no meu caso da minha infancia em outros casos da adolescencia e joventude.

Em segundo lugar, pedir que o mesmo que se vai fazer com o Brisa do Mondego, recopilar fotografías... se faça com as Cantigas da Avó.

De certeza que o povo de Vila Verde tambem lhe vai estar agrecido y jovens como eu vao gostar de reviver esses bons momentos.

Em terceiro lugar, Um beijinho enorme á D. Adelia e á D. Francelina que gostam muito de mim.

Anónimo disse...

ao/a anónimo/a das 13.18 gostava de saber mais ou menos que se identifica-se pois para saber o nome da minha mãe e dizer que gostamos do/a anónimo/a é porque nos conhece um bem haja para si e muito obrigado e o seu recado será entregue.

à já agora também para si um enorme beijinho e um até já

Anónimo disse...

Não se esqueçam do grupo de danças do Terra Nostra, que embora tenha durado pouco tempo deixou saudades.Gostaria que fizessem uma tentativa para o voltar a pôr em cima do palco porque ainda hoje há muita gente, por essas freguesias fora, a perguntar por ele.Quanto ao Brisas apetece-me dizer "...velhos tempos...", porque fiz parte dele com muita honra, mas acho que ele começou a morrer quando alguém se lembrou de introduzir as "Variedades" e também quando os seus principais dirigentes começaram a "emprenhar" pelos ouvidos e a demonstrar preferências por determinadas pessoas...mas isso é passado...se alguém tiver coragem que o coloque também em cima do palco que terá o meu apoio.

Pirolito

Anónimo disse...

Ao SR(A)ANONIMO

Fiquei esclarecido,e muito obrigado,pela sua disponibilidade para me esclarecer,rivalidades existem sempre,mas como disse e muito bem, ate é salutar as vezes essas rivaidades,fazem com que,quem participa nos projectos(RANCHO)queira sempre melhorar os pequenos detalhes,e que todos tenham um melhor desempenho.

Mais uma vez muito obrigado

Anónimo disse...

Já agora sr. moleiro como está a desão a este projecto? Ainda vamos ter de aguardar muito tempo para recordarmos o passado?

"O moleiro" disse...

O 1º Album de Recordações será publicado amanhã, dia 14/05, às 22,00 horas (+ ou -). Tem havido uma colaboração muito grande da parte dos vilaverdenses.

Anónimo disse...

Ao anónimo do dia 12 de Maio das 10.21.
Vamos é fazer força para que o Terra Nostra não acabe, pois tudo evidência para que tal aconteça.
Quanto ás danças não deixa de ter razão.