Do GIM Fontela chega a notícia que na próxima segunda - feira, dia 21 de Janeiro, pelas 21H00, se vão reiniciar os ensaios do seu grupo coral. Todos os interessados em integrar este coral, devem marcar presença no dia e hora já referenciado. Serão bem vindos.
O Moinho, saúda o renascimento do grupo coral, desejando-lhe os maiores êxitos culturais.
5 comentários:
Desejo as maiores felicidades ao Grupo Coral João Mendes. Espero que se possam repetir as actuações conjuntas entre o Grupo Coral e a Filarmónica de Lares. Aquelas em que particiei forma, todas elas, muito gratificantes.
Muito positivo seria, também, se, para além de actuações conjuntas, surgisse uma iniciativa de gravar um CD conjunto com todos os agrupamentos musicais da freguesia. Seria um grande sinal de maturidade das associações culturais da freguesia e seria um excelente "cartão de visita" para a freguesia.
Amigo Paulo
Ideias pertinentes como esta são sempre bem vindas. Para lhe poder dar corpo, que tal as colectividades da nossa Freguesia, reunirem regularmente para discussão deste e outros assuntos de mútuo interesse, como por exemplo planificação e diversificação de actividades, por forma a que umas não prejudiquem outras, intercâmbio entre elas e até actividades conjuntas (o coral do GIMF, com a filarmónica da SIRL, disso por ser um exemplo. A experiência podia repetir-se noutras áreas. Todos sairíamos a ganhar com isso. Vamos lá a tocar a reunir.
Um abraço
Para lhe dar corpo, tal como diz, as colectividades da nossa freguesia têm de se reunir. Mas para se reunirem, tem de haver vontade de se reunir. E se entre o GIMF e a SIRL existe, desde sempre, um relacionamento muito cordial, não sei como se posiciona o relacionamento do GRV com estas duas associações. Sei que o relacionamento entre a SIRL e o GRV era antigamente muito cordial, de tal forma que a filarmónica ia sempre tocar às sessões solenes do aniversário do GRV. Há uns anos a esta parte isso deixou de acontecer... Porquê? Não sei...
Lembrei-me de mais uma coisa, embora não saiba se faz sentido no contexto da nossa freguesia...
Não valeria a pena implementar uma agenda cultural da nossa freguesia?
Poderia haver 2 modelos de implementação:
- no primeiro, cada associação da freguesia seria alternativamente responsável pela coordenação dessa agenda cultural. Cada colectividade enviava ao coordenador, durante o mês anterior, os eventos que pretendia desenvolver no mês seguinte. Esses eventos, que poderiam ser caracterizados (desportivos, teatro, cinema, dança, almços/jantares de convívio, etc.) de forma distinta, seriam colocados numa grelha para validar as datas de realização e resolver eventuais sobreposições. Depois de acertada a grelha, seria produzido um desdobravel com essa informação que seria distribuido pela freguesia e pelo concelho (eventualmente, com autorização do turismo, poderia ser colocado nos postos de turismo).
- no segundo, o modo de operar seria muito semelhante, mas a responsabilidade caberia a uma comissão inter-associativa que reuniria delegados de todas as colectividades/associações (um género de conselho cultural).
Ambos os modelos deveriam sempre contar com a supervisão e apoio da Junta de Freguesia.
Amigo Paulo:
A sua ideia vai de encontro ao que afirmei no meu último comentário. Penso que todo o desenvolvimento, cultural, desportivo, social, etc,... da nossa Freguesia deve passar exactamente por aí. Temos que pôr de lado aquilo que nos tem dividido, porque aquilo que nos pode unir falará certamente mais alto. Assim haja boa vontade de todos. E, claro tem que haver alguém que dê o mote para esta iniciativa, a apoie e que também dela seja parte activa. Concordo plenamente que seja a Junta de Freguesia.
Um abraço.
Enviar um comentário