sábado, 5 de janeiro de 2008

Núcleo Museológico da Freguesia

Chegou ao conhecimento do "Moinho", que é intenção da Junta de Freguesia, promover a criação de um Núcleo Museológico da Freguesia, onde possam ser recordadas algumas actividades, importantes ao tempo, mas que agora infelizmente estão em vias de desaparecer. Já não é a primeira vez que deste assunto se fala e, em tempos até saiu um comunicado da Junta de Freguesia, a dar conta da intenção e até a informar de duas conterrâneas para dinamizar a sua criação. Mais nada entretanto transpareceu e sabemos agora que do mesmo se vai encarregar Paulo Bernardes. Certamente algum mérito lhe é reconhecido para esta missão. Só uma achega: Que tal como complemento do Núcleo Museológico, aproveitarmos ainda os artistas vivos para formarem os mais novos e assim as velhas actividades continuarem vivas por muitos mais anos. A classe de bordados do GRV é disso um exemplo, assim como a escola de música da SIR Lares. Está "O Moinho" incondicionalmente ao lado desta iniciativa da Junta de Freguesia, podendo caso achem pertinente utilizar este espaço para uma maior divulgação da mesma.

4 comentários:

Anónimo disse...

Porque não se identifica o autor e responsavel pelo blogg?
Receios? De quê?

Paulo Bernardes disse...

Caríssimo Moleiro,
Não sei quais são as suas fontes, mas deixe-me dizer-lhe que no que diz respeito ao meu envolvimento no projecto do Núcleo Museológico da Freguesia há uma correcção a fazer: eu não me vou encarregar de dinamizar a sua criação. A minha participação neste projecto será de acordo com a vontade de quem vai promover este núcleo museológico.

"O moleiro" disse...

Fiquei sem saber qual o seu papel no referido Núcleo. Só coloquei o seu nome, porque vinha referenciado na notícia sobre o mesmo,no jornal "A Voz da Figueira". De qualquer modo obrigado pela correcção.
Um abraço.

Paulo Bernardes disse...

Caro Moleiro,

O meu papel será igual ao seu: por as minhas capacidades ao serviço do projecto. As minhas capacidades são os meus conhecimentos técnicos e científicos que eu tenho por força da minha fomação académica e da minha participação em projectos internacionais (financiados pelos programas europeus RAFAEL e Cultura 2000) e projectos nacionais na área da museologia e divulgação da herança cultural.
Não sei se este é o espaço indicado para lhe falar sobre como eu vejo a Herança Cultural na nossa freguesia e muito menos o quero importunar sobre formas adequedas da sua divulgação, que naturalmente passam pela utilização das novas tecnologias de informação, mas estou à sua disposição e dos demais para falar sobre este assunto.
Já agora... Sabia que em termos de espólio religioso existem na nossa freguesia missais do séc. XVII e que a própria Confraria de Lares tem mais de 200 anos?
Aquele Abraço