Este é um espaço dedicado não só aos naturais e residentes na freguesia de Vila Verde, concelho da Figueira da Foz, mas também àqueles que eventualmente nela estejam interessados. Será um espaço para divulgar um pouco aquilo que por cá se vai ou não fazendo. Será um blog de espírito crítico, mas sempre com sentido positivo. Não será portanto benvinda a crítica fácil e destrutiva.
domingo, 13 de janeiro de 2008
Arraial de Santo Amaro
Vai decorrer no próximo dia 20 de Janeiro, na povoação de Lares, o evento acima referenciado, com o seguinte programa - horário:
09H00 - Arruada com gaiteiros pelas ruas de Lares.
15H00 - Missa.
16H00 - Leilão de pés de porco.
12 comentários:
Anónimo
disse...
Caro Moleiro
Este arraial de Santo Amaro é uma tradição já bem antiga na povoação de Lares. É Certo que em tempos trouxe a este lugar mais povo que nos dias de hoje. E penso que este ano talvez tenha umas tantas pessoas a menos. Pelo menos, eu por motivos profissionais não vou poder estar, mas ainda que pode-se iria pensar bem na minha ida. Outros tantos como eu, de certo que ainda não se esqueceram que as gentes de lares e também a junta de freguesia como organizadores da Festa da Sopa não se portaram dignamente com quem como eu participou nesse evento. Continuo sem saber o que provocou a minha má disposição, e continuo ainda a espera de um pedido de desculpas por parte das entidades organizadoras. Era o mínimo exigido e todos nós iríamos compreender que estas coisas acontecem, e como tal não devemos atirar pedras ao ar. Por isso Sr. Moleiro uma vez que o pedido de desculpas já não vai chegar certamente, pedia-lhe que junto das suas fontes me tentasse informar o que naqueles dois dias provocou a má disposição aos frequentadores daquela festa. Ficaria-lhe grato.
De facto, também não sei o que se passou na Festa da Sopa. Eu comi lá na sexta-feira e no Domingo e não me aconteceu nada.
Como presidente da mesa de assembleia geral da SIRL procurei acompanhar a situação e o que a Direcção me transmitiu foi que a situação foi registada pelas autoridades sanitárias e que a Direcção estava a acompanhar o evoluir de todas as pessoas que foram afectadas pelo surto de indisposição.
Se no seu caso, a Direcção da SIRL não teve essa atenção, só lhe posso dizer que lamento a atitude da Direcção. Não obstante, espero que tenha recuperado bem.
Como o senhor mesmo diz: estas coisas acontecem. Mas como diz ainda melhor: um pedido de desculpas não fica mal a ninguém.
Da minha parte, enquanto presidente da mesa de assembleia-geral da SIRL, fica aqui expresso o meu pesar pelo acontecido e os votos de que todos os envolvidos nesta situação tenham recuperado bem.
Prezado lr. Nunca a Colectividade e ou Junta, foi informada que que terá provocado a intoxicação alimentar, por parte de Entidade sanitária. Participaram centenas e centenas de pessoas na "Festa". Eu fui um deles, diáriamente e petisquei de tudo um pouco, bem como a minha familia e muitos de meus convidados e amigos. Com excepção de um caso, ligeiro, ninguém apresentou queixas. Apresentar desculpas,por um facto que nunca nos foi imputado, não faz, de todod sentido. Estive e estou solidário com aqueles que participara ne "Festa" e se sentiram indispostos. Com aqueles que tive a oportunidade de contactar, todos eles manifestaram o seu desagrado e preocupação pelo beliscar daquelas e daqueles que, voluntária e desinteressadamente, proporcionaram uma Festa animada e bem participada. Todos me merecem respeito e consideração, mas estas e estes é que vão mantendo a identidade cultural da nossa Freguesia e, por isso, os guardo em lugar especial. Para os afectados pela intoxicação, com certeza que não terão receios de continuarem a participar em eventos culturais e tradicionais e, certamente, não desconfiarão dos cuidados e produtos confeccionados pelas voluntárias e voluntários das n/ instituições. - Não sei se vai deixar de andar de automóvel, apesar de ser o meio de transporte maios "assassino" dos nosso dia-a-dia.
O SENHOR PREIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE VILA VERDE, QUANTO A CRITICAS NÃO REAGE BEM. PARECE QUE NÃO TEM PODER DE ENCAIXE. COMO AUTARCA TEM QUE APRENDER A SABER SER CRITICADO, COM RAZÃO OU NÃO. POIS EM TODAS AS SUAS PARTICIPAÇÃOS DÁ A NOTAR UM TOTALITARISMO QUE JÁ NÃO SE USA.
Agradeço o seu empenho no esclarecimento da questão colocada ao "moleiro". Sei que pelo menos o Sr. ao contrario de outros compreende estas questões e partinha na generalidade da minha opiniao. Sei que se não esclareceu mais foi porque concerteza não sabe. Mas se por acaso vier a saber de alguma coisa escreva neste blog. Já agora permita que lhe diga que tenho presenciado os seus comentarios no presente blog, os quais são feitos de forma esclarecedora e idónia. Sou por isso assiduo leitor dos mesmos. Parabens, e continue.
Já agora, o que acha do esclarecimento do Sr. Presidente.
Não pretendo de forma nenhuma que os meus comentarios lhe causem cólicas. Até porque a questão aqui colocada foi direccionda ao "moleiro", que também sobre esta materia ainda nada disse. No entanto se o Sr. Presidente julga que nada tem a dizer, isso fica ao seu criterio. Os outros como eu também ca estamos para julgar. No entanto e de acordo com o Paulo Bernardes, um pedido de desculpas publico não ficava nada mal. Nestas festas não se controlam entradas, por isso não se soube a 100% quem as frequentou, e a unica forma desse pedido de desculpas chegar a todos e faze-lo publicamente, não individualmente como fez o sr. presidente. Por esse facto o Sr. presidente não pediu a todos. Ou será que pediu? Não estou contra estas iniciativas nem contra ninguem até porque sou participante asiduo nas mesmas. E para que não restem duvidas ainda vos informo que sou asoociado da SIRL, não estou por isso a tomar uma atitude bairrista.
Sr. Presidente, vamos a ter um bocadinho mais humildade e não seja tão altista. Um pedido de desculpas era o que deveria ter feito. Toda a gente o aceitaria e comprenderia e as coisas voltariam a rotina. Será que para o ano vai manter a mesma actividade sem esclarecer o que se passou? O que acha que as pessoas vão pensar? Ou o que pensam do que se passou?
Era bom esclarecer a situação para que as pessoas não tenham medo de participar nestas iniciativas e encarem isto como uma situação invulgar.
A diferença entre o João Carronda e a generalidade dos comentaristas, para além de outras, - o que é normal-, é que se identifica e não se refugia no anonimato. o "Vigilante, anónimo" gosta de ser criticado sem razão? Espécie rara. Já agora! Qual o meio que entendem que deveria ser utilizado para pedir desculpa aos frequentadores da Festa da Sopa? Quem apela a um pedido de desculpas, responsavelmente é capaz de afirmar que a intoxicação foi de responsabilidade dos alimentos confeccionados na SIRL? e ali deglutidos? Digam e, digam também, se a Festa deverá continuar, identificando-se s.f.f. Estou atento, com a colaboração de bem intencionados, para o que se vai passando na nossa urbe e com todo o respeito, passarei a comentar sómente os posts identificados. Sei que coragem é coisa que não falta na nossa Freguesia.
Eu não acredito.Então 100 dias após a Festa da Sopa, ainda não houve a preocupação dos responsáveis saberem o motivo que originou tantas idas ao Hospital. Estou pasmo. Houve danos morais e materiais para alguns, pelo que eu acho que mesmo assim deveria ser dada uma satisfação aos lesados. Ficava bem.
Senhor presidente da Junta de Freguesia, então não sabe como havia de serem pedidas desculpas? Então, vá lá, já convocou os jornalistas por menos.
Quanto à continuidade da Festa, as Colectividades e a Junta de Freguesia devem repensar se esta nova solução é de facto a ideal. Eu, muito francamente, não gosto deste “novo” modelo, mas também sei da falta de espaços para o evento, pelo que à falta de melhor espaço, ...
Fique a saber que fiquei esclarecidissimo com a sua resposta, ou seja fiquei a saber o mesmo. Eu e os restantes vilaverdenses que aqui navegam.
Mas como eu não sou como o Sr. Presidente, vou responder concretamente a cada questão colocada por V. Exa. Isto para que todos entendam claro.
Não pretendo que o Sr. Presidente permaneça como "vitima".
Assim sendo:
"Já agora! Qual o meio que entendem que deveria ser utilizado para pedir desculpa aos frequentadores da Festa da Sopa? Quem apela a um pedido de desculpas, responsavelmente é capaz de afirmar que a intoxicação foi de responsabilidade dos alimentos confeccionados na SIRL? e ali deglutidos?" "in joão carronda disse..."
Nunca em momento algum me ouviu dizer que a intoxicação provinha dos alimentos.
Mas isso tambem so demostra que anda distraido, é que a mim ninguem me ouve! Por isso eu passo a informar que caso não saiba esta noticia saiu em jornais locais regionais e até nacionais, e o Sr. presidente nada fez para o desmentir.Ou será que fez?
Nesse momento, e por exemplo aquando de um pequeno esclarecimento por parte do presidente da SIRL de Lares aos jornais, era ai o timing e local opurtuno para a organização o fazer. Porque não o Fez? Mas se quer um conselho, não faça as pessoas ja se esqueceram (algumas.....).
"Digam e, digam também, se a Festa deverá continuar""in joão carronda disse..."
Claro que deve continuar por muitos e bons anos. É uma boa iniciativa, e para que não diga que sou critico, dou-lhe os parabens por a ter iniciado, porque sei que foi o Sr. presidente que arrancou com esta festa.
Agora fica nas suas mãos continuar com ela ou não, mas penso que como "pai" da mesma a deve manter.
Mas agora Diga Lá Sr. Presidente. Pretende continuar com a festa da soupa ou não?
Um Abraço, e não se chateie que não vale a pena.
Estou so a expressar a minha opinião livremente, e com diálogo pode ser que as coisas vão melhorando.
Não me agradeça o esclarecimento. Embora ele peque por tardio, fi-lo de uma forma muito sincera.
Das suas palavras, apesar de afirmar que “as gentes de Lares não se portaram dignamente”, eu depreendi que não culpabilizava ninguém pelo que aconteceu, até porque, como diz, essas coisas acontecem. Nem tão-pouco está a desconsiderar o trabalho voluntário de todos os envolvidos nesta iniciativa. O que o desagradou (ou até mesmo magoou) nesta situação foi o facto de não ter sido informado se foi apurada a origem da indisposição de algumas pessoas que estiveram no evento e de não ter havido uma tomada de posição pública (ou pelo menos a todas as pessoas que se sentiram mal), por parte da organização, na circunstância a Sociedade Instrução e Recreio de Lares.
Bem, da minha parte só posso voltar a manifestar a minha solidariedade a todos quantos foram afectados pela indisposição e garantir que se vier a saber mais alguma coisa, terei o cuidado de informar este Blog.
Como é lógico não culpabilizei ninguém nem o pretendo fazer.
Penso que compreendeu o objectivo dos meus comentários e pelo que escreve até acaba por concordar com eles.
Apenas queria saber o que provocou a indisposição.
Nunca pensei que ao escrever aquelas primeiras linhas se viesse a gerar esta "discussão", não era de todo minha intenção, mas no entanto ainda bem que aconteceu, houve de certeza alguém que não tendo ficado esclarecido pelo menos ficou a saber mais qualquer coisa sobre o assunto.
Amigo Paulo Bernardes, por tudo isto deixe que lhe diga, que os seus comentários têm se mostrado de grande nível, e que sou leitor assíduo dos mesmos. Tem mostrado por diversas vezes a coragem, humildade e honestidade, que faltam aos nossos PRESIDENTES. Eles também consultam este blog, mas a eles falta-lhes coragem para admitir que também falham.
Pode ser que aprendam alguma coisa consigo. Pelo menos eu já aprendi. E eles também. Por isso depois dos comentários infelizes que aqui fizeram recusam-se a prestar esclarecimentos.
12 comentários:
Caro Moleiro
Este arraial de Santo Amaro é uma tradição já bem antiga na povoação de Lares. É Certo que em tempos trouxe a este lugar mais povo que nos dias de hoje.
E penso que este ano talvez tenha umas tantas pessoas a menos. Pelo menos, eu por motivos profissionais não vou poder estar, mas ainda que pode-se iria pensar bem na minha ida.
Outros tantos como eu, de certo que ainda não se esqueceram que as gentes de lares e também a junta de freguesia como organizadores da Festa da Sopa não se portaram dignamente com quem como eu participou nesse evento.
Continuo sem saber o que provocou a minha má disposição, e continuo ainda a espera de um pedido de desculpas por parte das entidades organizadoras. Era o mínimo exigido e todos nós iríamos compreender que estas coisas acontecem, e como tal não devemos atirar pedras ao ar.
Por isso Sr. Moleiro uma vez que o pedido de desculpas já não vai chegar certamente, pedia-lhe que junto das suas fontes me tentasse informar o que naqueles dois dias provocou a má disposição aos frequentadores daquela festa.
Ficaria-lhe grato.
Cumprimentos
lr
Estimado lr,
De facto, também não sei o que se passou na Festa da Sopa. Eu comi lá na sexta-feira e no Domingo e não me aconteceu nada.
Como presidente da mesa de assembleia geral da SIRL procurei acompanhar a situação e o que a Direcção me transmitiu foi que a situação foi registada pelas autoridades sanitárias e que a Direcção estava a acompanhar o evoluir de todas as pessoas que foram afectadas pelo surto de indisposição.
Se no seu caso, a Direcção da SIRL não teve essa atenção, só lhe posso dizer que lamento a atitude da Direcção. Não obstante, espero que tenha recuperado bem.
Como o senhor mesmo diz: estas coisas acontecem. Mas como diz ainda melhor: um pedido de desculpas não fica mal a ninguém.
Da minha parte, enquanto presidente da mesa de assembleia-geral da SIRL, fica aqui expresso o meu pesar pelo acontecido e os votos de que todos os envolvidos nesta situação tenham recuperado bem.
Cumprimentos,
Paulo Bernardes
Leitões com pés de porco é obra!!!!!
Prezado lr.
Nunca a Colectividade e ou Junta, foi informada que que terá provocado a intoxicação alimentar, por parte de Entidade sanitária.
Participaram centenas e centenas de pessoas na "Festa".
Eu fui um deles, diáriamente e petisquei de tudo um pouco, bem como a minha familia e muitos de meus convidados e amigos.
Com excepção de um caso, ligeiro, ninguém apresentou queixas.
Apresentar desculpas,por um facto que nunca nos foi imputado, não faz, de todod sentido.
Estive e estou solidário com aqueles que participara ne "Festa" e se sentiram indispostos.
Com aqueles que tive a oportunidade de contactar, todos eles manifestaram o seu desagrado e preocupação pelo beliscar daquelas e daqueles que, voluntária e desinteressadamente, proporcionaram uma Festa animada e bem participada.
Todos me merecem respeito e consideração, mas estas e estes é que vão mantendo a identidade cultural da nossa Freguesia e, por isso, os guardo em lugar especial.
Para os afectados pela intoxicação, com certeza que não terão receios de continuarem a participar em eventos culturais e tradicionais e, certamente, não desconfiarão dos cuidados e produtos confeccionados pelas voluntárias e voluntários das n/ instituições.
- Não sei se vai deixar de andar de automóvel, apesar de ser o meio de transporte maios "assassino" dos nosso dia-a-dia.
O SENHOR PREIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE VILA VERDE, QUANTO A CRITICAS NÃO REAGE BEM. PARECE QUE NÃO TEM PODER DE ENCAIXE. COMO AUTARCA TEM QUE APRENDER A SABER SER CRITICADO, COM RAZÃO OU NÃO.
POIS EM TODAS AS SUAS PARTICIPAÇÃOS DÁ A NOTAR UM TOTALITARISMO QUE JÁ NÃO SE USA.
Caro Paulo Bernardes
Agradeço o seu empenho no esclarecimento da questão colocada ao "moleiro".
Sei que pelo menos o Sr. ao contrario de outros compreende estas questões e partinha na generalidade da minha opiniao.
Sei que se não esclareceu mais foi porque concerteza não sabe. Mas se por acaso vier a saber de alguma coisa escreva neste blog.
Já agora permita que lhe diga que tenho presenciado os seus comentarios no presente blog, os quais são feitos de forma esclarecedora e idónia. Sou por isso assiduo leitor dos mesmos.
Parabens, e continue.
Já agora, o que acha do esclarecimento do Sr. Presidente.
um abraço
lr
Sr. Presidente
Não pretendo de forma nenhuma que os meus comentarios lhe causem cólicas.
Até porque a questão aqui colocada foi direccionda ao "moleiro", que também sobre esta materia ainda nada disse.
No entanto se o Sr. Presidente julga que nada tem a dizer, isso fica ao seu criterio. Os outros como eu também ca estamos para julgar.
No entanto e de acordo com o Paulo Bernardes, um pedido de desculpas publico não ficava nada mal.
Nestas festas não se controlam entradas, por isso não se soube a 100% quem as frequentou, e a unica forma desse pedido de desculpas chegar a todos e faze-lo publicamente, não individualmente como fez o sr. presidente. Por esse facto o Sr. presidente não pediu a todos. Ou será que pediu?
Não estou contra estas iniciativas nem contra ninguem até porque sou participante asiduo nas mesmas.
E para que não restem duvidas ainda vos informo que sou asoociado da SIRL, não estou por isso a tomar uma atitude bairrista.
Sr. Presidente, vamos a ter um bocadinho mais humildade e não seja tão altista. Um pedido de desculpas era o que deveria ter feito.
Toda a gente o aceitaria e comprenderia e as coisas voltariam a rotina.
Será que para o ano vai manter a mesma actividade sem esclarecer o que se passou?
O que acha que as pessoas vão pensar? Ou o que pensam do que se passou?
Era bom esclarecer a situação para que as pessoas não tenham medo de participar nestas iniciativas e encarem isto como uma situação invulgar.
cumprimentos
lr
A diferença entre o João Carronda e a generalidade dos comentaristas, para além de outras, - o que é normal-, é que se identifica e não se refugia no anonimato.
o "Vigilante, anónimo" gosta de ser criticado sem razão? Espécie rara.
Já agora! Qual o meio que entendem que deveria ser utilizado para pedir desculpa aos frequentadores da Festa da Sopa?
Quem apela a um pedido de desculpas, responsavelmente é capaz de afirmar que a intoxicação foi de responsabilidade dos alimentos confeccionados na SIRL? e ali deglutidos?
Digam e, digam também, se a Festa deverá continuar, identificando-se s.f.f.
Estou atento, com a colaboração de bem intencionados, para o que se vai passando na nossa urbe e com todo o respeito, passarei a comentar sómente os posts identificados.
Sei que coragem é coisa que não falta na nossa Freguesia.
Eu não acredito.Então 100 dias após a Festa da Sopa, ainda não houve a preocupação dos responsáveis saberem o motivo que originou tantas idas ao Hospital. Estou pasmo. Houve danos morais e materiais para alguns, pelo que eu acho que mesmo assim deveria ser dada uma satisfação aos lesados. Ficava bem.
Senhor presidente da Junta de Freguesia, então não sabe como havia de serem pedidas desculpas? Então, vá lá, já convocou os jornalistas por menos.
Quanto à continuidade da Festa, as Colectividades e a Junta de Freguesia devem repensar se esta nova solução é de facto a ideal. Eu, muito francamente, não gosto deste “novo” modelo, mas também sei da falta de espaços para o evento, pelo que à falta de melhor espaço, ...
Sr. Presidente
Fique a saber que fiquei esclarecidissimo com a sua resposta, ou seja fiquei a saber o mesmo. Eu e os restantes vilaverdenses que aqui navegam.
Mas como eu não sou como o Sr. Presidente, vou responder concretamente a cada questão colocada por V. Exa. Isto para que todos entendam claro.
Não pretendo que o Sr. Presidente permaneça como "vitima".
Assim sendo:
"Já agora! Qual o meio que entendem que deveria ser utilizado para pedir desculpa aos frequentadores da Festa da Sopa?
Quem apela a um pedido de desculpas, responsavelmente é capaz de afirmar que a intoxicação foi de responsabilidade dos alimentos confeccionados na SIRL? e ali deglutidos?" "in joão carronda disse..."
Nunca em momento algum me ouviu dizer que a intoxicação provinha dos alimentos.
Mas isso tambem so demostra que anda distraido, é que a mim ninguem me ouve!
Por isso eu passo a informar que caso não saiba esta noticia saiu em jornais locais regionais e até nacionais, e o Sr. presidente nada fez para o desmentir.Ou será que fez?
Nesse momento, e por exemplo aquando de um pequeno esclarecimento por parte do presidente da SIRL de Lares aos jornais, era ai o timing e local opurtuno para a organização o fazer. Porque não o Fez?
Mas se quer um conselho, não faça as pessoas ja se esqueceram (algumas.....).
"Digam e, digam também, se a Festa deverá continuar""in joão carronda disse..."
Claro que deve continuar por muitos e bons anos. É uma boa iniciativa, e para que não diga que sou critico, dou-lhe os parabens por a ter iniciado, porque sei que foi o Sr. presidente que arrancou com esta festa.
Agora fica nas suas mãos continuar com ela ou não, mas penso que como "pai" da mesma a deve manter.
Mas agora Diga Lá Sr. Presidente.
Pretende continuar com a festa da soupa ou não?
Um Abraço, e não se chateie que não vale a pena.
Estou so a expressar a minha opinião livremente, e com diálogo pode ser que as coisas vão melhorando.
Tenho Dito
lr
Caro lr,
Não me agradeça o esclarecimento. Embora ele peque por tardio, fi-lo de uma forma muito sincera.
Das suas palavras, apesar de afirmar que “as gentes de Lares não se portaram dignamente”, eu depreendi que não culpabilizava ninguém pelo que aconteceu, até porque, como diz, essas coisas acontecem. Nem tão-pouco está a desconsiderar o trabalho voluntário de todos os envolvidos nesta iniciativa. O que o desagradou (ou até mesmo magoou) nesta situação foi o facto de não ter sido informado se foi apurada a origem da indisposição de algumas pessoas que estiveram no evento e de não ter havido uma tomada de posição pública (ou pelo menos a todas as pessoas que se sentiram mal), por parte da organização, na circunstância a Sociedade Instrução e Recreio de Lares.
Bem, da minha parte só posso voltar a manifestar a minha solidariedade a todos quantos foram afectados pela indisposição e garantir que se vier a saber mais alguma coisa, terei o cuidado de informar este Blog.
Cordiais cumprimentos,
Paulo Bernardes
Caro Paulo Bernardes
Como é lógico não culpabilizei ninguém nem o pretendo fazer.
Penso que compreendeu o objectivo dos meus comentários e pelo que escreve até acaba por concordar com eles.
Apenas queria saber o que provocou a indisposição.
Nunca pensei que ao escrever aquelas primeiras linhas se viesse a gerar esta "discussão", não era de todo minha intenção, mas no entanto ainda bem que aconteceu, houve de certeza alguém que não tendo ficado esclarecido pelo menos ficou a saber mais qualquer coisa sobre o assunto.
Amigo Paulo Bernardes, por tudo isto deixe que lhe diga, que os seus comentários têm se mostrado de grande nível, e que sou leitor assíduo dos mesmos. Tem mostrado por diversas vezes a coragem, humildade e honestidade, que faltam aos nossos PRESIDENTES. Eles também consultam este blog, mas a eles falta-lhes coragem para admitir que também falham.
Pode ser que aprendam alguma coisa consigo. Pelo menos eu já aprendi. E eles também. Por isso depois dos comentários infelizes que aqui fizeram recusam-se a prestar esclarecimentos.
Amigo Paulo Bernardes, Parabéns e continue…….
Um abraço
lr
Enviar um comentário