sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Jornal de Ponte de Lima divulga lista de dívidas

Um jornal de Ponte de Lima começou a divulgar nas suas páginas os nomes dos seus 700 devedores, incluindo o Instituto da Segurança Social, para tentar receber os 415 mil euros que tem "encalhados". A dívida do ISSocial é de 379 € e remonta a 1997 e é a primeira a ser publicada numa lista que todas as semanas conhecerá novos nomes.
"Pode ser que os devedores ganhem vergonha e se decidam, finalmente, a pagar o que nos devem, sendo que esta será a nossa última tentativa de cobrar as dívidas antes de accionarmos os meios legais", disse à agência Lusa a responsável pela gestão financeira do semanário "Cardeal Saraiva".
De referir a "ironia" que envolve esta dívida, sobretudo numa altura em que é o próprio Estado a publicitar na Internet os nomes daqueles que devem ao fisco.
Ah grande "Cardeal Saraiva"....:) :) :). As dívidas dos organismos do estado deveriam ser publicadas no Diário da República, para todos ficarmos também a conhecê-las. O governo só fala é nos milhões recuperados no fisco e na SSocial mas, pagar o que deve, está quieto.

Exposição sobre os Bombeiros, no GRV



As fotos documentam apenas algumas das enúmeras miniaturas expostas no salão de festas do GRV. Feliz iniciativa da direcção desta colectividade, a não perder. Ainda a poderá visitar hoje, amanhã e domingo, dia do seu encerramento.

Passagem de nível sem guarda II



Em resposta ao post aqui colocado, uma pequena intervenção melhorou um pouco a visibilidade de quem quer atravessar a PN, junto à Estação de Tratamento de Águas de Vila Verde, como a foto documenta. Talvez fosse necessário alongar um pouco mais a zona de seguarança, pois há camionistas que continuam a revelar uma falta de respeito pelas mais elementares regras de segurança de quem entra e sai da PN, como a foto também mostra.

Certamente que terá que haver outro modo de resolver a situação.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Eurodeputados desviam milhões para fins privados

Um relatório secreto do Parlamento Europeu detectou fraudes no valor de 140 milhões de euros, envolvendo o desvio de fundos para empresas fictícias e familiares de eurodeputados.
Nenhum eurodeputado português está envolvido, garantiu fonte do Parlamento Europeu, citada pela Lusa.
Nós os portugueses somos assim, diferentes... Será que alguém vai ser responsabilizado? :) :) :)

Cuidado com as camisinhas....



"Camisinhas" distribuídas em algumas zonas consideradas de risco em Lisboa romperam. Queixas foram parar à Assembleia da República.
Milhares de preservativos de má qualidade foram entregues em Novembro de 2007 por equipas de rua, que os distribuíram pelas zonas de prostituição de Lisboa. Denúncias motivaram um pedido de esclarecimento na Assembleia da República por parte do Bloco de Esquerda (BE) à ministra da Saúde, que até ontem ainda não tinha dado uma resposta.

A ministra da avaliação???

"O chefe do Governo falou sobre a polémica avaliação dos professores e trocou as palavras: “Como é que se pode exigir às escolas que, no meio do ano lectivo, até ao final do ano façam a avaliação dos professores. Foi preciso a ministra da avaliação... perdão, da Educação”, disse, provocando risos e sorrisos entre os presentes." ( intervenção do primeiro-ministro no encerramento das jornadas parlamentares do PS, que decorreram na Guarda).
Lindo, lindo,lindo.... :) :) :)

GRV...sem bolas para treinar?

"Os Séniores Masculinos do G.R.V não têm bolas para treinar e acho isso uma vergonha. Vejam lá se começam a pensar em subir para a nacional, porque nós os socios ja estamos fartos da distrital...." (comentário feito, certamente por engano, ao post "Baile de Carnaval no GRVilaverdense", de 21.01.08)

Achei pertinente a colocação do comentário. Não sei se o comentário reflete ou não a realidade, mas haverá certamente alguém que nos possa e queira esclarecer esta situação?

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Rui Cordeiro ...... nova distinção

A Associação Académica de Coimbra, levou a efeito a 10ª edição da atribuição dos prémios Francisco Salgado Zenha, distinguindo no passado dia 26, os melhores de 2007.

Foram condecorados mais de uma centena de atletas e personalidades, num universo de cerca de 250 nomeados. Um dos prémios mais aguardados era o de "atleta do ano". Este acabou por assentar que nem uma luva no nosso conterrâneo Rui Cordeiro, atleta internacional de rugby, daquela Associação. De referir que este prémio já lhe tinha sido atribuído em 2005.

Parabéns ao Rui Cordeiro por mais esta distinção. A cereja sobre o bolo, agora que Rui Cordeiro deixou a actividade, seria que a nossa Junta de Freguesia, não deixasse arrefecer o assunto e fazer o que já deveria ter feito. Uma justa homenagem. Mais vale tarde que nunca.

Açores - Discriminação na Base das Lages

Os trabalhadores portugueses ao serviço do destacamento norte-americano na Base das Lajes, nos Açores, queixam-se de discriminação, por estarem proibidos, desde sexta-feira, de repetir as refeições na messe. Uma regra que, não se aplica aos norte-americanos.

Uma fonte sindical, refere que seria aceitável que, do ponto de vista da contenção, restringissem as refeições, mas de forma igual para todos. Assim, é claramente uma discriminação.

O Ministério da Defesa, tutelado por Nuno Severiano Teixeira, afirmou que “não tem conhecimento formal” sobre a situação dos trabalhadores portugueses.

Ainda há quem tenha dúvidas e desconheça as discriminações dos portugueses, naquele espaço? A Base das Lages, é um país dentro de outro país e está muito bem definido quem lá manda. Aliás há muitas "Bases das Lages" por esse Mundo fora .... :) :) :)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A Madeira é um .....Jardim

O Estatuto da Carreira Docente da Madeira entrou hoje em vigor, com claras diferenças em relação ao Estatuto em vigor no Continente, devido ao carácter específico(???) da autonomia das Regiões autónomas. Pela leitura até parece que estamos a falar de dois países diferentes, senão vejamos:
Na Ilha da Madeira:
  • não é exigida uma prova de avaliação de conhecimentos e competências para o ingresso na carreira.
  • não há hierarquização da carreira em duas categorias (professor e professor titular).
  • não há quotas no escalão máximo da carreira docente.

No Continente:

  • é exigida uma prova de avaliação de conhecimentos e competências para o ingresso na carreira.
  • há hierarquização da carreira em duas categorias(professor e professor titular).
  • foi estabelecido um limite de professores titulares por escola.

A diferença entre a Madeira e o Continente é um não. Dispenso-me de fazer qualquer comentário. Cada um que tire as suas ilacções acerca do porquê de tanta discriminação entre membros de uma mesma classe.

Curiosidade

À pergunta do "Moinho", sobre o que acelera mais o coração, se beijar ou comer chocolate, 60% das respostas, dizem que é o beijo, ao passo que 40% acha que é o chocolate. Mas não não é o beijar, é mesmo comer chocolate. Aconselho a leitura do resultado de um estudo científico sobre o assunto. Penso que os resultados também deveriam ser objecto do nosso comentário, não acham?
O "Moinho" agradece a todos os participantes na sondagem.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Deputado vai doar 10% do seu salário

Paulo Bernardes, enviou, via mail, ao Moinho, um endereço com um assunto interessantíssimo.

Com um pequeno clik, no link abaixo, vai rumar a um mundo, que mais parece de fantasia. Ora experimente.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?div_id=1730&id=916836&main_id=


Vamos todos acreditar que muitos dos nossos políticos, vão ler a notícia. Ou a moda pega e a nossa classe política passa a ter a imagem melhorada, ou então o deputado não vai estar muito tempo na A.R., sendo substituído por outro, na 1ª oportunidade.

CGD bateu recorde de lucros

Em 2007, a CGD, o maior banco português, teve um lucro superior a 856 milhões de euros, que representa quase mais 17 por cento do que em 2006. Estes resultados foram alcançados pela anterior equipa de gestão liderada por Santos Ferreira e Armando Vara que, entretanto, se mudaram para a administração do Millennium BCP. O novo presidente da CGD avisa que 2008 não vai ser um ano tão bom como foi o ano passado. Faria de Oliveira lembra que a banca e a bolsa tem sido afectada pela crise dos mercados financeiros, que começou nos Estados Unidos no ano passado.
O novo líder da CGD prevê que a crise só vai passar no início do próximo semestre.
Este lucro representa o maior saldo de sempre na história da CGD e a crise só vai passar no início do próximo trimestre? Até já se fala em novo aumento das taxas de juro (só para ajudar à crise). Mas que rica crise..., para os nossos bancos e administradores (jobs for the boys).
Se calhar é por isto que estamos tão bem colocados no ranking da pobreza infantil......

Eleições na concelhia do PSD

Os dois candidatos à liderança do PSD da Figueira da Foz, Pedrosa Russo e Lídio Lopes, parecem rezar, para que no acto eleitoral, do próximo dia 1 de Março, a vitória lhes sorria.

Rezem também, para que as polémicas resultantes dos actos eleitorais anteriores não regressem, para moralizar um pouco a política local, que disso bem está a precisar.

Pobreza infantil em Porugal

Portugal é um dos oito países da União Europeia (UE) onde se registam os níveis mais elevados de pobreza nas crianças, nomeadamente nas que vivem com adultos empregados, segundo um relatório da Comissão Europeia.

De acordo com o relatório, divulgado ontem pela agência Lusa, que hoje é apresentado oficialmente e deverá ser adoptado, no dia 29 pelo Conselho de Ministros do Emprego e Segurança Social, em Portugal há mais de 20% de crianças (uma em cada cinco) expostas ao risco de pobreza.

O relatório divide os estados-membros em quatro grupos, consoante os resultados nacionais em cada um de três grandes sectores: desemprego, pobreza dos trabalhadores e insuficiência da assistência social.

Grupo A - os que apresentam melhores resultados, com níveis baixo de desemprego, de pobreza nos lares onde há crianças e segurança social eficaz - Áustria, Chipre, Dinamarca, Finlândia, Eslovénia, Holanda e Suécia.

Grupo B- Alemanha, Bélgica, Estónia, França, Irlanda e República Checa.

Grupo C-Eslováquia, Hungria, Malta e Reino Unido.

Grupo D- países onde se registam níveis relativamente altos de pobreza nas crianças, extremamente elevados em trabalhadores e uma fraca assistência social - Espanha, Grécia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Polónia e Portugal.

O relatório exclui a Bulgária e a Roménia, os últimos a aderir à União Europeia.

Somos como se pode observar da 4ª divisão. Brilhante não acham?

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Opinião

"Talvez tudo fosse diferente se os políticos tivessem de responder, com os seus bens, pelas dívidas de que são responsáveis."
Posted by António Barreto on Público 2008 Fev 24
Ai não que não era. Só que em Portugal é um pouco difícil, não?

Centro Escolar de Vila Verde, também em risco?

O Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Duarte Silva, e a Vereadora do Pelouro da Educação desta autarquia, Teresa Machado, vieram a público denunciar as “barreiras” que estão a encontrar no processo de candidatar a fundos comunitários os projectos dos Centros Escolares considerados prioritários em sede da respectiva Carta Educativa.
As barreiras em causa resultam na redução da comparticipação de 70% para 30%, o que poderá inviabilizar os projectos camarários, tendo em conta até os elevados níveis de endividamento dos mesmos.
A Carta Educativa foi criada pelo Município e homologada pela senhora Ministra da Educação. No entanto, aquela, até agora, apenas serviu para dar corpo ao encerramento de algumas escolas do 1º ciclo. A construção de Centros Escolares colmataria o efeito provocado pelo referido encerramento.
Também os municípios de Montemor-o-Velho e Cantanhede, lutam com o mesmo problema.
Em relação ao assunto, Valter Lemos, secretário de estado da educação, mostrou-se surpreendido:
" Não sei de nada, nada me foi transmitido...."
Enfim, o costume.....

Não concordo mas,... está bem promulgo

"Cavaco Silva promulga diploma sobre carreiras das Função Pública embora continue a ter dúvidas."
"... o Chefe Estado aprova o diploma porque não quer levantar dificuldades a aplicação desta reforma, mas não concorda com todos os pressupostos do diploma."
" O diploma continua a consagrar soluções que, por pouco claras e transparentes, podem criar dificuldades de percepção por parte dos respectivos destinatários, potenciando situações de conflitualidade no seio da Administração Pública"
Oh diabo... Oh senhor presidente, as soluções consagradas não deveriam ser mais claras e transparentes. É que de conflitualidade na Administração Pública, já chega, não acha?

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Futsal do GRV

Resultados do fim de semana:

Escolas - Miro 1 G.R.Vilaverdense 9
Séniores - G.R.Vilaverdense 6 Lagares da Beira 0 (taça)
Juvenis - Ervedalense 1 G.R.Vilaverdense 4 (taça de encerramento)
Femininos - G.R.Vilaverdense 14 Figueiró do Campo 1

Destaques:
(+) O regresso que se saúda de Rita Serra à equipe feminina, depois de um prolongado período de ausência por lesão e o facto da equipe do GRV se encontar a duas vitórias de revalidar o título de campeã distrital.

(-) Não lembrava ao diabo ver uma equipe do GRV jogar com equipamento azul, enquanto a visitante equipava de preto. Mas quem é o responsável por esta situação? Já não há respeito pelas cores do clube? Com um equipamento principal e outro alternativo, ainda tiveram que recorrer a um azul?

Passagem de nível sem guarda

Muito cuidado para os utilizadores da passagem de nível sem guarda, junto à Estação de Tratamento de Água de Vila Verde.Talvez por não existir um local apropriado, para arrumar/estacionar viaturas TIR e respectivos atrelados, é comum, alguns motoristas, as deixarem junto à PN, principalmente ao fim de semana, como a foto documenta. Não adviria daqui grande problema, se as viaturas e atrelados em questão não tapassem a visibilidade a quem tem de ter acesso à estrada do rio. Há muitos responsáveis a quem já foi dado conhecimento desta situação mas, a situação vai-se repetindo ao longo de todos os fins de semana, colocando em perigo bens materiais e humanos. Por isso muito cuidado....

Avenida da Beira Rio.... outra vez?





Certamente porque os responsáveis têm feito orelhas moucas aos lamentos e chamadas de atenção, para o caso, foi posto a circular, em Lares, um abaixo assinado, alertando para o mau estado em que se encontra a referida via. O Moinho, que mais de uma vez, chamou a atenção para esta situação, junta de novo a sua voz, a este desconforto. Pode ser que a caneta do povo fale mais alto. vamos ver.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Guerra Junqueiro, escreveu em 1896!!!

Texto de Guerra Junqueiro - Pátria - 1896

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta. [.] Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro. Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País. A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas. Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento."

Reparem como ainda continua actual, há coisas que não mudam... porquê????

Portugal em 1º lugar

"Os homens portugueses são os que dizem fazer mais sexo, indica um estudo sobre saúde e estilo de vida realizado em 20 países que também indica que os "machos" portugueses são dos mais insastifeitos com a sua vida sexual."

Fonte: Estudo Global Health Survey promovido pela revista masculina Men’s Health.

E ainda são dos mais insatisfeitos? :) :) :)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Enriquecimento sem justa causa

O BCP vai pagar 80 milhões de euros (16 milhões de contos) de indemnizações e de pensões dos anteriores administradores. É uma verba astronómica, um verdadeiro "enriquecimento sem justa causa", até porque deixaram o banco em estado lastimável. Em vez de serem indemnizados, deviam indemnizar o banco. Ora, como entre os accionistas se encontra a CGD, cabe perguntar se o banco público aprovou o regime que deu nesta cornucópia para os ex-gestores...

Posted by Vital Moreira on blog Causa Nossa, 2008 Fev 20

Foto de família. Para mais tarde recordar.... :)

De que teve medo o PSD?


Ao contrário do que se esperava, o PSD chumbou as audições parlamentares dos antigos presidentes do BCP Jorge Jardim Gonçalves e Paulo Teixeira Pinto, depois de ter pedido e conseguido a audição do outro ex-presidente do banco, Filipe Pinhal.
Posted on blog Ponte Europa, 2008 Fev 20

"Malditanicotina"

"Levar a sério o que diz um político reduz o esperma e pode causar infertilidade e, havendo coerência legislativa, a lei do tabaco deveria aplicar-se às declarações políticas, que só poderiam ser proferidas ao ar livre ou em sítios com adequada extracção de ar e de credulidade e afixação em lugar bem visível do dístico azul advertindo que, no local, se permitem promessas irrealizáveis ou que não se tencionam cumprir ."
Posted by Manuel António Pina on "Jornal de Notícias", 20 Fev 2008

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Ricardo Costa, o jornalista

Foto Vitor Mota

Quem me arranja um estúdio maior? (ler post anterior)

Aceitam-se comentários que ajudem Ricardo Costa a arranjar um estúdio, onde caibam mais de 4 cadeiras.

Programa da SIC "Expresso da meia noite" censura FENPROF

"A Fenprof acusa o programa ‘Expresso da Meia-Noite’, da SIC Notícias, de censura por tê-la excluído do debate sobre educação, que foi para o ar no dia 15. Ricardo Costa, director-geral-adjunto da estação, nega esta acusação e diz: “São opções cá da casa.”"
“A SIC Notícias é que determina quem convida, como e quando. A Fenprof está na SIC Notícias de manhã à noite, quase todos os dias, e Mário Nogueira [secretário--geral daquele organismo] aparece mais que o Paulo Bento. Além disso, no ‘Expresso da Meia Noite’ não há lugar para todos, só existem quatro lugares”, adianta ao CM Ricardo Costa.
Posted by Fernanda Bueno on "Correio da Manhã" 2008 Fev 19
Mas afinal é a SIC Notícias que convida, ou o senhor Ricardo Costa. O senhor Ricardo Costa, foi um dos brilhantes jornalistas que ontem à noite conduziu a entrevista ao nosso primeiro-ministro. O senhor Ricardo Costa é irmão do senhor António Costa. Pois é, esse mesmo, o actual presidente da CM Lisboa. Como vêm fica tudo em "família". Amor com amor se paga. Afinal é o senhor que convida quem quer e, de preferência só lá quer os "amigos" e os "amigos" dos "amigos". Ninguém tem que o levar a mal. Só que eu também acho atitudes destas são de facto actos de censura.
Louve-se o sentido de humor, também não pode ter tudo mau, ao comparar o tempo de antena do Mário Nogueira, com o do Paulo Bento. Afinal em Portugal, o futebol continua, para muitos, a ser mais importante que a educação.
E já agora veja se os seus "amigos" lhe arranjam um estúdio maior para evitar desculpas esfarrapadas.

Sondagem

Hoje é aqui lançada uma primeira sondagem sobre uma curiosidade. O que acelera mais o coração? Beijar ou comer chocolate. Reponda (ver caixa ao lado) até às 24H00 do dia 25. No dia 27 serão publicados os resultados e divulgado o estudo acerca desta curiosidade.

Fidel Castro renuncia ao cargo de Presidente da República Cubana

"Fidel Castro vai renunciar ao cargo de Presidente da República Cubana. A notícia é avançada pela edição electrónico do jornal diário Granma, órgão oficial do Partido Comunista Cubano. O Granma publica uma mensagem de Fidel Castro onde o líder cubano afirma que nunca desejou sucumbir aos problemas de saúde dos últimos tempos mas anuncia o afastamento: "Não aceitarei -repito - não aspirarei nem aceitarei o cargo de Chefe do Conselho de Estado"."

Reacção norte - americana: "Bush pede transição demorática em Cuba".

Atenção que Bush é amigo de Cuba, está só a pedir. Agora ele não gosta é de ser contrariado.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Cabecinha pensadora

Autarca da CMFF e deputado do PSD constituído arguido

Paulo Pereira Coelho, deputado do PSD de Coimbra e ex-vice-presidente da Câmara da Figueira da Foz, vai ser constituído arguido por suspeitas de favorecimento da empresa construtora Proabita. Em causa está a investigação à venda de terrenos municipais da Figueira da Foz para a construção de um hotel na marginal da cidade.
O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) já requereu ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, o levantamento da imunidade parlamentar do deputado.
O inquérito começou com uma denúncia feita por um advogado de Coimbra, envolvendo também Duarte Silva, presidente da Câmara da Figueira da Foz, e Mário Maduro, director de Urbanismo da mesma autarquia. Ao que foi apurado, não está previsto que Duarte Silva e Mário Maduro sejam constituídos arguidos.
Além dos crimes pelos quais Pereira Coelho será constituído arguido, a investigação suspeita também da prática dos crimes de corrupção e de prevaricação.

Em reacção a esta notícia, o presidente do PSD disse este sábado que ninguém está acima da lei. Luís Filipe Menezes lembrou que, num processo judicial, um arguido deve ser considerado inocente até prova em contrário.
Posted on informação "TVI, Televisão independente" 2008 Fev 16 21:22

Alguns dos efeitos do mau tempo

" Ministro do Ambiente responsabiliza autarquias pelas cheias na zona urbana."
Eis o primeiro a sacudir a água do capote ( digo eu ). À pouco o presidente da Câmara Municipal de Loures, disse que havia um protocolo de transferência de competências e meios, com a Junta de Freguesia. Outro que também já sacudiu o capote.( digo eu outra vez).
Ainda não ouvi o presidente da JF. Se calhar vai culpar o cantoneiro.
Mas entretanto a Quercus reage às declarações do Ministro do Ambiente e diz que as cheias resultam do mau ordenamento do território (tutela do Ministério do Ambiente).
Ora vejam o ciclo: ministro do ambiente, presidente de câmara, presidente de junta, cantoneiro,ministro do ambiente. Ciclo fechado.
Não há culpados. Todos chutam para o lado. O melhor é responsabilizar mesmo o buraco de ozono. Esse ao menos não assume, mas também não chuta para o lado.

"Viva Loures Terra de Futuro"

O primeiro carro anfíbio foi conduzido, no cinema, por James Bond, à cerca de 30 anos. Era ficção claro. Mal sabíamos nós que passado todo este tempo, em Loures, a comprovar pela figura, a ficção se transformava em realidade.

Futsal no GRV

Resultados do fim de semana:
Escolas GRV 7 João Veloso 0
Séniores Femininos Ourentã 3 GRV 7
Séniores Masculinos GRV 3 Vila Verde 1
A destacar:
  • A vitória da equipe feminina no campo do 2º classificado, aumentando agora para 11 pontos o seu avanço, sobre este.
  • O percurso da equipe de escolas, que já vai no 1º lugar, com três pontos de avanço, sobre o Vila Verde.
  • A regularidade da equipe sénior, que lhe permite, mesmo com um jogo de atraso, manter o primeiro lugar, com 1 ponto de vantagem sobre o Bruscos.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Naval 0 Benfica 2


Vencer, sem convencer.

Bombeiros em exposição no GRV

O G.R.Vilaverdense organiza, em colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz e Escolas do 1º CEB da Freguesia, uma exposição de miniaturas, entre os dias 22 de Fevereiro e 2 de Março.
Estas miniaturas, fazem parte de uma colecção particular do senhor Caldeira, em exposição permanente na sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.
Paralelamente, serão expostos trabalhos, executados pelos alunos das Escolas do 1º CEB da Freguesia, relacionados com o tema.
Feliz iniciativa esta da direcção do GRV, numa altura em que se procurou denegrir um pouco a imagem dos Bombeiros. Já agora não ficaria mal colocar-se uma pequena mesa, com algumas propostas de adesão de sócios para os nossos Bombeiros.

ESTACIONAMENTO – Revolta na zona do Centro de Formação da GNR

"Os comerciantes da zona do antigo quartel militar estão revoltados com a falta de estacionamento e ameaçam bloquear as ruas se a câmara não encontrar rapidamente uma solução.Um grupo de comerciantes da zona do Centro de Formação da GNR chamou ontem os jornalistas para protestar conta a falta de estacionamento. Mostraram-se revoltados, alegando terem registado quebras acentuadas na facturação desde que aquele equipamento militar foi inaugurado, há cerca de três meses. E se a câmara não resolver rapidamente o problema, ameaçam bloquear as ruas, à hora da saída dos formandos e formadores da escola da Guarda.Desde quinta-feira que circula uma abaixo-assinado naquela zona da cidade a favor de uma solução urgente para a falta de estacionamento. A petição vai ser entregue ao vereador do trânsito, Lídio Lopes, com quem os comerciantes reúnem na próxima quarta-feira. Comerciantes e moradores queixam-se que a GNR tem centenas de lugares de aparcamento nas instalações mas não os utiliza, preferido ocupar o espaço exterior.Um elemento da direcção do centro de formação da Guarda, que optou pelo anonimato, garante, porém, que se encontram estacionadas cerca de 400 viaturas no interior das instalações. Isto sem contar com os 150 lugares do terreno emprestado pela Misericórdia, situado nas imediações do centro de formação. “Não podemos proibir os instruendos de estacionar na rua”, sustenta a nossa fonte. Entre formandos e formadores, o equipamento militar é frequentado por 850 elementos. Problema previsível. O grupo de comerciantes que falou com os jornalistas acusa a autarquia de não ter tomado medidas profilácticas. “Não foi por falta de aviso da GNR que a câmara não teve tempo para evitar esta situação!”, verberava o comerciante António Sequeira. Por seu turno, Lídio Lopes garante que “a câmara tem mantido um contacto directo com o comando da GNR, mas tem a noção que o espaço público é para usufruto de todos os cidadãos”. Por outro lado, acrescenta: “não posso inventar estacionamento onde ele não existe”.Adiantou, entretanto, que vão ser criados 100 lugares de estacionamento na zona da Várzea. Aos quais se juntam mais cinco lugares com limite de uma hora e outros três para cargas e descargas. Além destas medidas, as ruas adjacentes à praça do antigo quartel militar vão ter estacionamento, nas duas faixas de rodagem, reservado para moradores e empresas. “Estamos a contribuir para minimizar o impacto do estacionamento dos formandos (da GNR), e continuamos a considerar importante a permanência do centro de formação da Guarda na cidade”, conclui o vereador."
Posteded by Jot’Alves on "Diário da Beiras" 2008 Fev 16
Esta notícia veio dar razão ao que "O Moinho", em tempo, já tinha denunciado.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Lenços de amor: juras, promessas e declarações à moda antiga

Porque ontem foi dia de São Valentim ...


Os Lenços de Amor ou de Namorados têm como origem os lenços senhoris dos séculos XVII e XVIII e foram posteriormente adaptados pelas mulheres do povo. Numa primeira fase, começaram a ser usados como adereço do traje feminino passando mais tarde a peça integrante do enxoval que a moça começava a preparar na infância. “Entre lençóis e atoalhados era comum bordar-se um lenço subordinado ao tema do amor”, “depois de concluído era usado pela autora na bainha da saia ou no bolso do avental e mais tarde seria oferecido ao rapaz por ela escolhido. Este, por sua vez, para assumir publicamente o compromisso, usava-o por cima do casaco domingueiro, no bolso, ou ao pescoço”.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Bébés da Figueira, teimam em nascer na ... Figueira

" E vão dez"
“Uma mulher deu hoje (ontem) à luz um menino nas urgências do Hospital da Figueira da Foz, cujo bloco de partos encerrou em 2006, elevando para dez o número de nascimentos desde o fecho da valência hospitalar”
Os bebés “figueirenses” insistem em nascer em “casa”, na Figueira da Foz!
A tutela, teimosamente, insiste em não reconhecer o erro que foi fechar o bloco de partos da maternidade local.
O braço de ferro mantém-se. Até quando?
É que, ou muito me engano (e é preferível que sim, que me engane) ou a coisa algum dia vai correr mal! E depois, quem assume a responsabilidade? Eu estou a avisar…
Posted by Paulo Dâmaso on Confraria das Bifanas (2008 Fevereiro 13)

Porque já faz tempo demais




Pois é, porque já faz tempo demais e parece não incomodar os nossos responsáveis, se divulga um pouco de como é "tratada" a nossa "linda" Freguesia*. São os proprietários dos veículos, cansados dos mesmos, que os abandonam à sua sorte na via pública. São os empreiteiros que no final das obras se retiram deixando atrás de si um rasto de lixo e sucata velha. Porque esperam os nossos responsáveis para nos libertar destas "lixeiras"? Os serviços de fiscalização do ambiente da CMFF, ainda não tomou conhecimento destas situações? Já é de facto tempo demais. Mais acção e menos conversa. Ficar de braços cruzados, à espera que o "tempo" solucione o problema, nada resolve . Vamos lá a limpar aqueles espaços. A mãe-terra também agradece.

* Ler Freguesia de Vila Verde

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Preservativos distribuídos livremente nos Centros de Saúde, sem limitar a quantidade e sem pedido de justificação

Nos Centros de Saúde, vão ouvir-se conversas do género:
Utente: Olhe lá dê-me uma dúzia dessas coisas que agora para aí estão a dar.
Funcionária: Quer um saco ou leva no bolso

Utente: Olhe a minha irmã pediu para eu levar cem preservativos.
Funcionária: Para que é que a sua irmã quer tantos preservativos?
Utente: A senhora não pode fazer essa pergunta. Já que quer saber os preservativos não são para ela, são para distribuir pelos amigos dela.

A senhora de baixo é que não foi de modas. Pediu tantos preservativos, que com eles confeccionou um vestido de Carnaval. Ficou bonito o vestido não ficou?

Mas que lindo carrapito

Penteado "promessa" de Miguel Veloso, para ver se impressiona Scolari. Para já apenas parece que tem impressionado Fátima Lopes, já que até no Sporting ....... :) :) :)

Concurso de Fotografia

Este Concurso Fotográfico com o carimbo cultural do CAE, surge no seguimento do Ano Internacional para o Diálogo Intercultural e pretende levar os jovens (estudantes do 3º ciclo e Ensino Secundário das escolas da Figueira da Foz), a reflectirem sobre os Direitos Humanos de e a Aceitação da Diferença (cultural, física, religiosa, social, politica…).
  • Tema "O Outro Diferente"
  • Objectivos:
    - Promover o debate em torno das questões da aceitação da diversidade cultural e da liberdade individual;
    - Desafiar a capacidade imaginativa dos participantes;
    - Proporcionar contacto com a técnica da fotografia;

Consultar regulamento em Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz

Arábia Saudita contra São Valentim

ROSAS VERMELHAS PROIBIDAS

A Comissão para a Promoção da Virtude da Arábia Saudita, proibiu as lojas de venderem rosas vermelhas por ocasião do dia de São Valentim, para não encorajar os namoricos.

Posted on Diário das Beiras 2008-02-12

A Arábia Saudita não é um país terceiro-mundista, pois não? Vá lá comprem rosas de outra côr, mas não deixem de comemorar este dia. :) :) :)

Figueira Eléctrica

A produção de electricidade, na central termoeléctrca da Leirosa, a cargo da eléctrica espanhola Iberdrola, deverá começar em 2011. Esta, representa um investimento total de cerca de 400 milhões de euros. Situada na margem Sul do concelho, entre a Praia da Leirosa e a Costa de Lavos, tem licença para produzir 900 megawatts de energia eléctrica. Entretanto as obras da concorrente nacional EDP, progridem em Lares, Vila Verde, no lado Norte do concelho. Tem capacidade para produzir 870 megawatts de energia eléctrica, a partir de 2009. O investimento da EDP, ultrapassa os 300 milhões de euros. Quando as duas unidades estiverem em funcionamento, a Figueira passa a ser um dos principais produtores nacionais de electricidade.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

O "estado" da (nossa) Nação

" Portugal é o país europeu que investe menos na formação profissional".
Segundo um estudo do "Orientações Perante o Trabalho e Relações Laborais", revelado recentemente, que analisa 10 países europeus, as administrações e empresas públicas registam percentagens elevadas de investimento na formação, 59% e 57%, respectivamente, enquanto em Portugal os valores são significativamente mais baixos: 36% e 39%. No sector privado, os valores são mais baixos do que estes, mantendo-se o acentuado fosso entre a Europa e Portugal, onde os empregados registam scores de 38% e 19% respectivamente. A Grã-Bretanha com 61%, a Dinamarca com 60% e a Eslovénia com 53 %, são os países que mais apostam na formação profissional.
O estudo observa também que quanto maior é o nível de habilitações escolares, maior é a quantidade de trabalhadores que beneficiam de formação profissional. Quanto mais qualificação, mais formação recebem.
Este estudo decorreu em Portugal entre Outubro de 2006 e Fevereiro de 2007. Os países em análise foram além dos indicados: Irlanda, Suécia, Alemanha, França, Hungria e Espanha.
Significativo, não é. A questão não se resolve como é evidente distribuindo certificados com o programa "Novas Oportunidades". Simplex, não é?

"GOVERNO DESINVESTE NA EDUCAÇÃO"

"PORTUGAL A 60 ANOS DE ALCANÇAR A ESCOLARIDADE MÉDIA DA U.E. DE 2005"
“O governo está a procurar aumentar de uma forma rápida o nível de escolaridade no papel, para assim alterar as estatísticas, através do chamado programa “Novas Oportunidades”. É fácil de concluir que não é com a obtenção de um 12º ano, durante um ano ou muito menos, numa escola de formação profissional que se conseguirá aumentar o nível de escolaridade real da população. É uma cultura de facilitismo que se pagará caro no futuro.”
Fonte OCDE, Resumo de Eugénio Rosa, Economista

Torcida Brasileira



Arrisco, ou não?

16H00, Rua da Vidreira, a cerca de 100 metros da portaria da Saint Gobain Mondego, na Fontela.

Passo, não passo? Bem se aquele ali arriscou, também vou arriscar.

O primeiro já está. O outro já se safou.



Mais quatro. Estou com sorte. Só me faltam mais três.

Este monólogo poderia ser um jogo, mas infelizmente não é. O que acontece é que estamos em presença de uma enorme ratoeira, com cerca de 100 metros de comprimento. Oito camiões "Tir", parados, sem motorista, para entrar na Saint Gobain Mondego. O que somos obrigados a fazer. Uma manobra perigosa ao longo de toda aquela distância, que coloca em perigo quer a nossa quer a vida de outros e, a culpa é sempre nossa. Reparem que alguns motoristas ainda têm o bom senso e a preocupação de deixar alguma escapatória entre eles. Outros não, devem estar com receio que alguém os engane e lhes passe para a frente. E as saídas das viaturas da referida empresa? Já viram como se processa? O que está lá a fazer o " segurança ". Ninguém mete mão a isto? Ou estão à espera de haver algum acidente em que alguém saia magoado? Esperemos que não. Era bom que a PSP/GNR, de vez em quando viessem dar uma vista de olhos.

Em Portugal? Não, que ideia.

Hoje foi notícia o congestionamento de tráfego numa ponte. Os automobilistas, perante o facto nem barafustavam. Alguns até davam alguns pulos de alegria. O motivo não era para menos. É que naquela ponte tinham acabado as portagens e estavam a demolir a zona de pagamento das mesmas. A ocorrência deu-se algures em Inglaterra.
Dá para pensar se algum dia é possível uma situação destas acontecer em Portugal. Quantas pontes vamos ter que pagar para deixar de pagar portagens nalgumas delas?

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Super Polícia

Já todos sabíamos que a nossa polícia era boa, mas para ser melhor ainda, vão ter exame de tiro e apenas os que passarem poderão usar arma (o legislador devia saber que há polícias que nunca dispararam ao longo da sua carreira e que aqueles que já dispararam e tiveram melhor pontaria, são aqueles que por sistema levam processos e penas disciplinares). Também não sei se na Polícia o "usar" tem o mesmo significado de "utilizar".

O que ainda não sabíamos é que a nossa polícia tem de ser ambidestra.
Chegamos a esta conclusão, depois de ficarmos a saber, que as armas que foram agora encomendadas, para a PSP e GNR, são para serem manuseadas com a mão esquerda.

Resultado: Todas têm que ser modificadas, para serem manuseadas com a mão direita.

Mas que grande barraca. Já se apuraram os responsáveis por esta situação? Quem vai pagar e quanto vai custar a modificação que agora vai ter que ser operada nas armas?

Pergunta mais estúpida. Mais uma vez vamos ser todos nós, não é?

Mas vejam este vídeo, até ao fim. Talvez ajude a compreender esta situação.

Já viu? É destas armas que eles estão a falar. Mas, nem uma palavra sobre o acontecido. Ficámos sim a saber que são "armas excelentes". Gostava de ter visto a arma a ser manuseada e não só na fase de disparo. E ficaram esclarecidos sobre o prazo de entrega? Cá para mim acho que foi mas é uma grande negociata para alguém.

Floribela


Da televisão, como artista de novelas para crianças, passando pela mediocridade como cantadeira, também para crianças, Luciana Abreu apresenta agora outros predicados, que não para crianças. Ficou com a imagem um pouco melhorada, mais adulta, e, diz-se também, com a carteira mais recheada.

China - Ano do rato

Uma enfermeira cuida de sete bebés que nasceram no hospital de Xiangfan, na China, no dia 7, que assinala o início do novo ano lunar, o Ano do Rato.

Um artista insere uma pequena cobra pela narina e extrai-a pela boca durante um espectáculo de rua celebrando o novo ano lunar chinês.

À atenção da senhora Ministra da Educação

É experimentar senhora ministra. Talvez assim resolva de vez o insucesso e o abandono precoce dos alunos, nas escolas portuguesas.

Era o chamado três em um:
1º- Reduzia a taxa de abandono escolar e o consequente aumento do sucesso educativo.
2º- Aumentava o rendimento dos agregados familiares dos alunos($).
3º- Deixava de responsabilizar os professores pelo abandono escolar dos alunos.

Bem vistas as coisas, até compensava ser mau aluno. Recebiam à hora e ainda podiam ter um bónus.

Futsal do GRV

Equipe de Escolas do GR Vilaverdense

Resultados do fim de semana:
Escolas:
Matos 0 GR Vilaverdense 23

Séniores Femininos:
GR Vilaverdense 11 Bruscos 0

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Se conduzir ....



Mas que rico exemplo, oh srs guardas.

FCP


Tratado de Lisboa ao seu melhor

"O deputado socialista António José Seguro invocou objecção de consciência para quebrar a disciplina de voto nas propostas de referendo ao tratado europeu que são hoje discutidas no Parlamento"
O vice-presidente da bancada parlamentar socialista, Ricardo Rodrigues, em relação ao assunto opinou:
"Existe uma disciplina de voto, mas tendo invocado objecção de consciência, votará como entender"
Esta de ser objector de consciência, é de rir às gargalhadas. Faz-me lembrar aqueles que não queriam ir à "tropa". Mas a estes obrigavam-nos a "trabalhar" numa Instituição, como forma de "pagamento", o que não é o caso.
A verdade é que António José Seguro é a favor do referendo ao tratado e como todos nós sabemos, estava no programa do governo de José Socrates. Portanto seria de esperar que defendesse a sua posição no Parlamento. Mas parece que a liberdade não está a passa por ali.
Não há liberdade para dizer no parlamento o que lhe vai no peito, não é? E os outros, estão calados, têm que alinhar, não é? De contrário lá se vai o "tacho".
Mesmo assim:
"Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não"

Corrupção no futebol, Pinto da Costa investigado por luvas

"A equipa da Polícia Judiciária, tutelada pela procuradora Maria José Morgado, está a investigar oito transferências de jogadores entre o FC do Porto e grandes clubes da Europa, onde alegadamente terá havido comissões ilegais nas vendas de jogadores."
Posted on "Correio da Manhã" 2008-02-07 - 02:00:00
Esta novela da corrupção no futebol, nunca mais acaba. Como se fosse possível neste país punir este tipo situações, com este tipo de agentes desportivos. Se pertencessem à "arraia miúda", ainda acreditava. Assim é mais uma novela para vender jornais e pagar a uns tantos advogados. Estes é que estão a esfregar as mãos de contentes.

Tudo em nome da transparência....

"Tribunal Constitucional recusa divulgar nomes dos políticos que pediram a não publicação dos rendimentos."

Cá está a tal transparência de que tanto se tem falado.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Deputado do PS quer saber nomes dos políticos que quiseram manter rendimentos secretos

"O deputado socialista António Galamba pediu hoje ao Tribunal Constitucional que divulgue na Internet quais os titulares de cargos políticos que declararam publicamente os seus rendimentos e quais pediram para que não fossem divulgados."
Posted by Daniel Rocha on "Público" 06.02.2008 - 16h28 Lusa
Vamos ver se isto não é só fogo de vista.Já agora também tenho curiosidade em saber quais os políticos que "têm vergonha" em divulgar os seus rendimentos.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008