segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A maternidade do Hospital Distrital da Figueira da Foz

Agora que já começou a campanha e porque a memória é curta e já que se fala tanto em tanta coisa,umas importantes outras nem tanto, talvez fosse bom o visionamento do vídeo abaixo da ex maternidade do HDFF, realizado antes de esta ser fechada e que tantos e tão bons serviços de proximidade proporcionou a mães e filhos. Seria importante que o maior nº de pessoas pudesse ver e considerar se o que fizeram em nome da racionalização e gestão de recursos foi realmente assim tão bem feito ou se as pessoas são ou não o mais importante.

O vídeo é da autoria de José Carlos Monteiro e está disponível no canal de jcmonteiroaud ( maternidade 1). O "Moinho" agradece ao José Carlos a oportunidade concedida para a publicação do mesmo.

2 comentários:

Zé Amílcar disse...

Parabéns ao moleiro e ao Sr José Carlos Monteiro, pelo excelente vídeo exibido no Moinho, considero, o melhor de todos, cuja resposta, passo a justificar. Este maravihoso e excepcional vídeo, é um compêndio de amor, um hino à mãe e à mulher.
Homogénicamente, está interligado aos factos verídicos, ocorridos na saudosa e nostálgica década dos anos 70, que viajam nas minhas memórias.
Passo a especificar;
No ano de 1970, (tinha 21 anos de idade), vi o filme polémico alemão Helga - Segredo da Maternidade, que arrebatou os meus sentidos. No ano de 1972, (tinha 23 anos), algures em terras da Guiné, assisti ao vivo, mas com surpresa, ao nascimento dum bebé nativo, cuja mãe, era uma africana de raça negra, que foi dar à luz, o seu rebento, numa enfermaria do quartel, onde prestva a minha comissão.
No ano de 1978, (tinha 29 anos), naquela tarde quente de Agosto, transportava e acompanhava a minha esposa para a Maternidade da Figueira (mostrada no vídeo), onde nasceu a minha filha. Senti-me o pai mais feliz do Mundo, apesar de não ter sido possível assistir ao parto da minha esposa. Talvez, por isso, "revejo-me" no vídeo, como se fosse um dos protagonistas da peça.
Este vídeo documentado é o melhor testemunho, que o Mundo se constrói c/ a verdade, ao inverso dos Telejornais polémicos, que vimos às sextas-feiras.

Zé Amílcar

Anónimo disse...

Video esta excelente também me revejo no video como disse o Sr. Zé Amilcar, parabéns