sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Gonçalo Gorda o salvador de vidas

"Nasci para salvar vidas"
O ditado diz que "filho de peixe sabe nadar", mas de Gonçalo Gorda bem se pode dizer que filho de pescador sabe salvar. O jovem, de 27 anos, natural de Buarcos, foi distinguido pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) por ter sido o socorrista que mais vidas salvou em 2008, retirando do mar 20 banhistas. Este ano já fez 12 salvamentos.
A humildade com que se refere à distinção do ISN contrasta com a determinação com que avança para o mar quando alguém fica em perigo. "Nasci para salvar vidas. Mas é para isso que aqui ando", diz Gonçalo Gorda, durante mais uma operação de vigilância pelos 30 quilómetros de praias da Figueira da Foz.
Filho de pescador, diz "não poder tratar o mar por tu", mas nunca se amedronta de cada vez que tem de o enfrentar. O socorrista reconhece que já correu "risco de vida", mas esquece o perigo sempre que resgata pessoas. "Há banhistas que arriscam muito e outros que são surpreendidos pelos caprichos e força do mar", justifica Gonçalo, adiantando que o sucesso do seu trabalho "se deve muito" ao apoio da Capitania da Figueira da Foz.
Para o vigilante, cada salvamento tem um "sabor especial" – em nove anos de missão já foram mais de 100 –, mas não esquece as quatro crianças inglesas, entre os 6 e os 7 anos, que resgatou no ano passado: "A última já estava no fundo do mar. Salvei-a por segundos.
Fonte "Correio da Manhã"

Sem comentários: