segunda-feira, 29 de setembro de 2008

" Quem faz obras na ilha da Morraceira é Lavos..."

É o título de uma entrevista dada por Isabel Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Lavos, ao jornalista Jot'Alves, do Diário das Beiras, de 27 de Setembro p.p. Os mais distraídos pensarão que certamente será assim.
Com efeito a autarca a dado passo afirma que " agora não pertence a ninguém", em resposta a uma pergunta do jornalista " e agora pertence a Vila Verde ou a Lavos?", referindo-se como é óbvio à ilha de Morraceira.
E remata " Sinceramente não sei a quem pertence. Eu acho que pertence a Lavos; eles acham que pertence a Vila Verde...! O que é certo é que quem faz lá obras somos nós, Junta de Lavos...!..."
Comentário do Moleiro:
  1. Não sei a que espécie de "obra" se refere a autarca de Lavos;
  2. Também não sei se a "obra" a que se refere diz respeito ao seu mandato;
  3. A Junta de Freguesia de Vila Verde também lá fez obra, pelo menos no mandato anterior;
  4. Podem testemunhar este último ponto o senhor José Elísio, marido da autarca e o senhor eng. José Francisco, que cederam máquinas e touvenant à Junta de Freguesia de Vila Verde, para o efeito;

Penso que esta correcção colocará um pouco de verdade no assunto. E já agora porque o Duque de Wellington colocou Lavos na história nacional e universal, também seria bom saber ao certo onde se deu o desembarque, porque ao que se diz, foi na foz do Mondego e a freguesia de Lavos, confronta a Norte com o Mondego, que originalmente seria o que é agora o braço Sul do Mondego.Portanto parece-me que por razões históricas da ilha de Morraceira Lavos não tem nada, mas alguém há-de a seu tempo dar razão a quem a tem.

Sem comentários: