quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Pescadores do bacalhau homenageados em 2009

Por iniciativa da Junta de Freguesia de Lavos, vai ser prestada, em Março ou Abril de 2009, uma homenagem aos pescadores do bacalhau da freguesia, evocando o ritual cerimonioso de há meio século, quando a chamada "frota branca" de dezenas de bacalhoeiros se concentrava no Tejo, em Belém, antes de rumar aos pesqueiros do Atlântico Norte.


"Era um autêntico sacrifício de vida, só comparável às caravelas portuguesas quando iam para o desconhecido. A pesca do bacalhau à linha é a segunda grande odisseia nacional" e "Hoje não conseguimos sequer sonhar o que era trabalhar meses a fio naquelas condições. Quando iam para a pesca e se despediam da família era como se despedissem definitivamente". Palavras de Isabel Oliveira, presidente da JF.

O "Moinho" não queria deixar de dar o devido realce a este extracto de notícia publicado no "Jornal da Madeira", em 08 de Setembro p.p. Um bem haja para a autarca de Lavos que não esqueceu os seus conterrâneos e assim os quer homenagear. Um bem haja também para todos os vilaverdenses que se dedicaram à pesca do bacalhau. Seria bom que também fossem lembrados e homenageados, pelo que deixo no ar a sugestão para que a nossa JF se associe a esta iniciativa da JF de Lavos. Até Março ou Abril ainda haverá tempo. Assim haja boa vontade.
Fonte Blog "Marcha do Vapor" (10 Set 2008)

Sem comentários: