segunda-feira, 8 de junho de 2009

Europeias em Vila Verde 2004/2009

Consultando o site abaixo, é possível confrontar os resultados das eleições europeias em 2004 e 2009. Vou referir apenas os resultados das principais forças políticas:
Europeias 2004
Eleitores inscritos ...... 2766
Votantes ................. 1085 ___ 39,13%
PS ........................ 598 ___ 55,12%
CDU ...................... 214 ___ 19,72%
PSD +CDS ................ 130 ___ 11,98%
BE ........................ 55 ___ 5,07%
Europeias 2009
Eleitores inscritos ...... 2864
Votantes ................. 1027 ___ 35,86%
PS ........................ 297 ___ 28,92%
CDU ...................... 217 ___ 21,13%
PSD ....................... 157 ___ 15,29%
BE ......................... 133 ___ 12,95%
CDS ....................... 61 ___ 5,94%

O PS perde, como se pode observar, metade do seu eleitorado de 2004, para todas as forças políticas em 2009. A CDU mantém o seu eleitorado. O BE mais que duplica os seus votos e o PSD e o CDS juntos ( em 2004 concorreram coligados), igualam em termos percentuais a CDU.É evidente que em próximos actos eleitorais e Vila Verde costuma ser disso exemplo, outros resultados certamente aparecerão. Esperemos para ver.
Em termos nacionais, o engenheiro José Sócrates perde o seu primeiro combate eleitoral. Foi o primeiro cartão amarelo dos portugueses, não só pelas políticas emanadas do seu governo, mas também pelo seu cabeça de lista. O candidato por si escolhido, com um ligeiro cheiro a naftalina, parece ter sido tirado de um "guarda roupa" há muito fechado. Não ajudou muito à festa, antes pelo contrário. Esteve quase sempre em contradição com o pensamento do partido que o escolheu para cabeça de lista. Nem o constante apoio dos membros do governo PS, com Sócrates incluído, ajudaram a levantar-lhe a moral. A encenação por si feita na manifestação do 1º de Maio, em Lisboa, também acabou por não o ajudar. Não pegou como no tempo de um seu velho ex-inimigo político e hoje seu aliado, Mário Soares, na Marinha Grande.
"Quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão", lá diz o ditado.
Fonte de recolha dos dados eleitorais: http://www.europeias2009.mj.pt/

4 comentários:

Anónimo disse...

Quem é a candidata à junta do PSD? E do PS quem é que avança? Uma vez que o Carronda vai concorrer Independente.

Farto disto... disse...

João Carronda vai com o Dr. Ataíde pois este parece tê-lo "conquistado".Foi uma espécie de "amor à 1ª vista". Pelo PSD, é seguro que é uma mulher???? Mas ainda existe outra possibilidade de se avançar com uma lista de independentes em Vila Verde e aí também sob o comando de uma mulher. E que mulher...O Carronda que se cuide. Da Lares também são esperadas novidades..., contra o Carronda. Mal agradecidos agora que ele já "desviou" da EDP para A SIRL sua querida, mais de 100.000 €. Para as outras só uns trocaditos. Por isso é que passaram as reuniões com a EDP todas para o ninho dos lariões.

Paulo Bernardes disse...

Mas também, Mário Soares é um político (amado por uns, odiado por outros), cujo carisma e oportunidade para o combate politico são de longe superiores aos de Vital Moreira... :-)

Só um pequeno reparo a um comentário anterior sobre a Sociedade Instrução e Recreio de Lares. A SIRL não é o "ninho de lariões". Partindo do pressuposto que a palavra "ninho" está a ser utilizada de uma forma apreciativa, significando "espaço de acolhimento"/"casa"/"berço", então a SIRL não é apenas "ninho de lariões", mas também de fontelenses e de vilaverdenses e de muitos outros sócios que vivem fora da freguesia. É, de facto, uma associação de utilidade publica cuja idoneidade é inquestionável.

Anónimo disse...

Pela sua falta de moral é que eu pela primeira vez depois do "25 de Abril" não fui votar. Estes políticos metem-me"nojo", pois com o meu voto nenhum senta o rabinho no parlamento a ganhar milhões. Isto é simplesmente vergonhoso. Quem toda a vida trabalhou, produziu riqueza, e pagou os seus impostos, têm reformas de miséria. Depois disto tudo vão dar o dinheiro dos nossos impostos a quem nem sequer passa na esquina onde o trabalho o possa ver. A maioria das reformas estão muito abaixo do ordenado mínimo, no entanto o rendimento mínimo, ou subsídio de inserção é sempre este valor ou ainda mais elevado. Este para quem não produz e nunca produziu riqueza para o País. Assim não! Rendimento de inserção mas…. Não para estar sentados no café dias inteiros com o copo á frente e cigarro na boca! As Juntas de Freguesia têm muito que dar a fazer a esta gente, voluntariado em tantas instituições que necessitam de mão-de-obra, matas do Estado que estão por limpar, etc... Enfim este é o País que temos! Aqui premia-se a malandrice, a preguiça, e os maus vícios. Eu sei que o sistema é o que o Paulo descreveu, mas eu que sempre votei PS, não me identifico com este “suposto” PS, oportunista, arrogante, mal intencionado em relação ao povo que o elegeu, e que só está preocupado em salvaguardar os seus interesses pessoais. Porque não no lugar de darem dinheiro a “esta gente”, se têm fome que tenham serviços onde possam ir comer, se necessitam de medicamentos porque não ir á farmácia buscar e os serviços pagarem? Sabem é que grande parte destas famílias, além do subsídio de inserção, ainda estão isentos de pagar almoços dos filhos que estão nas escolas, subsídios para material escolar, os Magalhães não pagaram, quando do Pc, E. Escolas, estão isentos de pagar, e até a net é de graça. Bem é uma festa! Se houver uma família com o ordenado mínimo, garanto-o que não tem estas benesses. Justo? Eu penso que não! Mas graças a Deus, ou a mim, eu não estou em nenhuma destas situações mas garanto-vos que lido com muitas, e isso deu-me para perceber que tudo isto é mal distribuído. Ainda há poucos dias assisti a uma situação que realmente me causou estranheza, que foi: uma subsidiada da SS apareceu com uma factura de uns óculos, onde os aros, eram somente 342 euros, pouco não é! Se fosse ela a pagar do seu bolso concretiza não seriam este preço. Bem já não falando das lentes, mas essas não podem deixar de ser. Mas se fosse uma pessoa com o ordenado mínimo nem a recebiam! Verdade? E concerteza os rendimentos de uma e outra serão os mesmos. A diferença, é que a que não tem ajuda produz, a que tem ajuda, vive á conta dos outros.