domingo, 7 de junho de 2009

A Vitória da Abstenção ou a Derrota dos Políticos?

A afluência às urnas dos eleitores nacionais era às 12:00 de hoje de 11,8 por cento, segundo dados divulgados pela Direcção Geral da Administração Interna (DGAI).
Nas anteriores eleições para o Parlamento Europeu, realizadas a 13 de Junho de 2004, à mesma hora registava-se uma afluência de 14,2 por cento.
Nas europeias de 2004, votaram 38,8 por cento dos eleitores e a abstenção situou-se nos 61,2 por cento, mas a taxa mais elevada foi nas eleições de 1994, quando se atingiu 64,4 por cento.
Depois do apelo apelos de políticos, governo, presidente da República, etc..., eis a resposta dos portugueses. O pior é que os políticos nunca tirem as devidas ilações ...

3 comentários:

Um Abstencionista disse...

A ABSTENÇÂO DEU-ME A RAZÂO

O 25 de Abril, deu-me o privilégio de votar na democracia. Tenho sido um eleitor assiduo às urnas, mas respeitando os ideais da Revolução, tendo votado sempre nos partidos da esquerda.
Ao fim de 35 anos de eleições livres, tomei a minha consciência e mudei a minha mentalidade, graças aos politicos (governo, deputados e autarcas), que nos enfadizam e ridicularizam c/ a sua cor partidária, para retirarem os seus dividendos.
Falar do Parlamento Europeu e dos seus candidatos... o meu voto foi a ABSTENÇÃO. Faço parte do rol de eleitores ( 6 MILHÕES ), que se alhearam destas eleições, porque "ELES", não merecem o meu voto.

Como "ELES" são; o Avô Cantigas reciclado pelo P.S., deixa a Universidade de Coimbra, para ingressar no P.E. (Bruxelas). O Peixe Pimpão de cor alaranjada, muda-se de um "aquário" - A.R., para o maior oceanário da Europa.
Os irmãos, saem do Castelo das Sete Maravilhas, pelas PORTAS, o Paulo pela direita, o Miguel pela esquerda, esgrimindo-se pela demagogia. A Ilda "fantasiada" de Catarina Eufémia, deixa os campos do Alentejo e vai à procura das vacas mais gordinhas.
Enfim, convergem todos para o mesmo local - Bruxelas.
"ELES" são; Emigrantes de Luxo. Tem elevados salários e as melhores regalias a nivel mundial.

E eu, quem sou?! - um qualquer "ZÉ", eventualmente posso ser um desempregado, um trabalhador c/ salário minimo, um reformado de poucos recursos, mas tenho direito a um voto. Este elege "MUITA GENTE", que depois vão ser; burlões, corruptos, oportunistas e comilões, como diz o n/ saudoso ZECA AFONSO; - "ELES"
comem tudo e não deixam nada.
O meu voto, guardo-o religisamente para o ZÉ - o Povinho.

Um Abstencionista (chamado Zé).

Anónimo disse...

Exactamente, como eu. Vão todos para o raio que os parta!

Paulo Bernardes disse...

Os políticos nunca são derrotados... ou antes, aqueles que atingem o objectivo de ser eleitos nunca são derrotados.
A afluência às urnas pode ser reduzida, mas os políticos são eleitos de acordo com a percentagem de votação alcançada. E são eleitos com legitimidade que a democracia lhes confere. Mesmo com abstenção elevada, em democracia, a legitimidade é inquestionável do ponto de vista jurídico, embora admita que do ponto de vista moral nem todos reconheçam essa legitimidade.

E os políticos nem precisam de tirar nenhumas ilações: para eles é perder tempo com algo que não os afecta.
E, na verdade, quem perde tempo com assuntos/problemas que não lhe dizem directamente respeito?