segunda-feira, 22 de junho de 2009

S. João da Figueira

As Festas da cidade da Figueira da Foz, com um programa que decorrerá até 5 de Julho, aproximam-se do momento que atrai mais foliões à beira-mar para festejar o S. João, na noite de 23 para 24 de Junho. A Figueira da Foz já está a viver estes festejos desde o dia 1 de Junho, mas o principal está guardado para a próxima terça-feira, noite de folia até raiar o dia.
Os festejos anuais em honra de S. João, que se iniciaram no primeiro dia deste mês com a Festa da Sardinha, e que decorre até dia 30, tiveram o momento desportivo no passado feriado de 10 de Junho, com a realização da 5.ª Meia Maratona da Figueira da Foz, que partiu junto à Torre do Relógio, na Avenida 25 de Abril, numa organização do Pelouro de Desporto da Câmara Municipal.No passado sábado, dia 20, pelas 21h30, no Centro de Artes e Espectáculos, o XII Festival Internacional de Tunas Académicas da Figueira da Foz (FITAFF). No domingo, dia 21, pelas 16h00, junto à Praia da Claridade, teve lugar um sempre espectacular show de acrobacias aérea.


No dia 23 chega a tão aguardada véspera de S. João com o tradicional desfile de Marchas Populares, na Avenida 25 de Abril, pelas 22h00, com a presença de quatro grupos a concurso: Quiaios Clube, Grupo Instrução e Sport, Grupo Recreativo Vilaverdense e Sociedade Instrução Tavaredense. As três marchas que participam extra-concurso são do Centro Paroquial de S. Martinho (Tavarede), de Antanhol (Coimbra) e de Brasfemes (Coimbra), com a Imperial Neptuna Académica, da Figueira da Foz, como principal convidada.

Após o desfile das marchas, que deverá decorrer até cerca da 01h00, todas as atenções voltam-se para a Praia da Figueira, onde poderá ser apreciado o sempre aguardado e retumbante espectáculo piro-musical, com fogo de artifício. Depois, a Avenida de 25 de Abril não deixará de ter animação ao som do jazz de rua, com os “Dixie Gringos” a percorrerem a marginal.

Em noite de S. João a festa dura até de manhã, com os vários arraiais populares espalhados pela cidade. Na Rua de S. Lourenço a animação estará por conta do grupo “TVE Band”, na Rua Cândido dos Reis a música será do grupo Home Page”, enquanto a “Banda Chic” fará o baile no Jardim Municipal, sem esquecer a festa sempre muito animada no tradicional Largo de São João do Vale.

O programa nocturno culmina com o tradicional Banho Santo, na Praia da Claridade, sempre recheada de momentos de grande confraternização e humor, onde os mais afoitos não hesitarão em mergulhar no mar, com “águas santas” (e frias), vestidos a rigor com os mais imaginativos fatos de banho a que esta ocasião obriga.

No dia 24 Junho, pelas 16h00 - Missa Solene de S. João, na Igreja Matriz, pelas 17h00 - Procissão e Benção do Mar na Praça da Europa (Rio Mondego), pelas 22h00 - Desfile Final das Marchas Populares, no Coliseu Figueirense e pelas 24h00 - Actuação da Bruna Tuna Académica da U.I.F.F., no Coliseu Figueirense.

A animação prossegue, a partir do próximo dia 26, na Praça da Europa, com a Feira das Freguesias, todos os dias entre as 19h00 e a 01h00, até 5 de Julho.
(fotos de arquivo)

13 comentários:

velhaco ou ...... disse...

o moleiro esta chateado com a marche de vila verde?
queria ser padrinho ou dançarino?
Deixe lá, não é caso para amuos.

Anónimo disse...

Não é que nutra muita admiração pelo moleiro, mas reconheço que tinha mais lógica ser ele o padrinho que o que foi escolhido.

Anónimo disse...

Não vejo grande problema no padrinho escolhido. Agora a madrinha é que nunca a vi na colectividade e muito raramente em Vila Verde

Um Marchante disse...

Vamos deixar de inventar problemas
e vamos todos ao S. João apoiar a marcha da nossa colectividade, pois o resto é só conversa.

Anónimo disse...

Ja começo a ter saudades do Gravatinhas, do Maozinhas e da Nossa Senhora.
So mudou as pessoas e resto esta a ser bem igual

Moreira disse...

Só falta esta o moleiro quer ser o padrinho, já colou-se para cargo de presid. da asss.geral, treinador, marcha, bem só lhe falta aviar uns finos no bar do grv, só lhe ficava bem. Sim porque ele anda á espera de outra coisa: PROTAGONISMO.
Deve ter a memória curta.
Xau...

Ultima hora disse...

Chegou-me aos ouvidos, que em vila verde, não homens ou mulheres para integrar a marcha da colectividade, então tiveram que recorrer aos meninos e meninas do concelho para puderem participiar.
Então e os seniores não podiam dar uma ajuda, aí aqueles velhos tempos da ALICE MARIA, aquilo é que era a sério;brilho , saber marchar, cantar tinha tudo de lindo, agora é só uma cópia.
A encenadora não tem a mesma qualidade da outra.Nem a SARA tem pinta a dançar, mais uma cola e o laio parece o avó cantigas no meio dos participantes.
Parabens ao GRV e que vença.
Xau.....

jorge disse...

não são so marchantes do concelho. sei de fonte segura que há marchantes do Porto. e ainda bem

Paulo Bernardes disse...

E quem ganhou as Marchas de S. João?

Anónimo disse...

Sr. Moreira:
“Ou não”
Tem que se tratar! olhe que esse ódio de estimação não lhe faz bem!
Na farmácia há comprimidos para a azia! tome diz que faz bem!!

Relvinhas disse...

Sr. (a) ultima hora para que ande sempre bem informado, digo-lhe que eu gostei muito de ser par da Sara e pintas não lha faltavam no vestido ;) e alem disso dá bastante alegria a nossa marcha. É habito dizer-se que em equipa que ganha não se mexe mas eu espero que em equipe que perde também não porque o grupo foi muito divertido e um par Amigo.
Pedro Lopes

Anónimo disse...

essa eu não sabia....não haver gente em Vila Verde parantegrar a marcha! mas qual é problema? se não há na dita há nos arredores,pois concerteza.então e os SÉNIORES? já não prestam? pensem ou pouco senhores dirigentes e ponham a vaidade de lado.a juventude é linda,mas os "VELHOS" det~em o saber.É ou não è?

Anónimo disse...

Para o senhor ultima hora das 19:51:

Fogo!! Para nao dizer outra coisa...

Ja nem a ripariga pode entrar na narcha descançada???
Devem gostar mesmo dela,senao nao andavam sempre a "curtar".

Força SARA..

Continua... Es a maior!!!

Hasta ai!!