segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ainda as novas vilas do concelho ... ou a incompetência dos nossos eleitos

"Que alguém descalce a bota"
Como quem diz: "quem meteu o pé na argola que agora se desenrasque", Vem isto a propósito, fazendo fé na publicação feita por um diário regional, que os processos para a elevação a vila de S. Pedro e de Lavos, estarão feridos de ilegalidades, porque a elevação a vila refere-se a localidades e não a freguesias. Ora, a freguesia de S. Pedro, é constituída pelos lugares de Cova e Gala. Logo S. Pedro não é lugar. O mesmo se passa com o processo de Lavos, pois não existe nenhum lugar da freguesia com esse nome.
Resultado:
Carlos Simão, presidente da JF de S. Pedro, a freguesia é que foi elevada a vila. Mas o que é isto, agora temos concelhos que são cidades e freguesias que são vilas, ou localidades que são cidades e localidades que são vilas? Vila da Cova ou Vila de Gala ainda vá, agora vila da freguesia de S. Pedro ???? Quanto à presidente da JF de Lavos diz "que nenhumas localidades que constituem a freguesia de Lavos, reune as comndições para ser vila e que agora quem fez a proposta que descalce a bota". O deputado Miguel Almeida, que fez a proposta, refere que "as pessoas complicam o que é simples". Diz que "o que está em causa é uma questão técnica à qual no momento não sabe responder". João Portugal, também deputado "chutou" para canto e," não comenta propostas que não são dele..." Mas então não foi também ele um dos que aprovou a proposta na AR? Não houve ninguém nesta que tivesse estudado os dossiers de forma a concluir que afinal algumas das localidades não reuniam as condições para serem elevadas à categoria de vila? Também não deve ser assunto virgem, serem votadas propostas na AR por alguns que nem as conhecem ;-). E na CMFF e na Assembleia Municipal a quando da apresentação e aprovação? Conheciam os componentes das mesmas os requisitos necessários à criação de novas vilas? Leram ao menos os processos antes da sua aprovação? Tanta incompetência junta. É demais....
E já agora porque é que numa primeira reunião do Executivo Camarário, apenas surgiu a proposta para criação de apenas uma vila e, só posteriormente noutra reunião, se aprovaram estas quatro "por atacado"?

7 comentários:

Anónimo disse...

Provavelmenteem tempos idos de outrora a localidade de Lavos até existiu segundo a mina professora da escola primária e a mesma se situava junto as dunas que estão na zona entre o armazém da Figueirapeixe e a casa onde foi acolhido o Duque de Welington, portanto essa localidade chegou a existir

joao carronda disse...

Para que conste.
Em Assembleia Municipal, o representante de Vila Verde foi o unico que alertou para a inconformidade da situação de Lavos e S.Pedro.
Em abono da verdade, em Reunião de Executivo camarário o Sr. Presidente, embora aprovando a proposta de elevação, remeteu para os decisores a responsabilidade de verificarem a conformidade da proposta.
Porque na proposta de elevação de Lavos a Vila se referia a Morraceira, em Assembleia de Freguesia de Vila Verde, foi aprovada por unanimidade uma proposta a ser levada a reunião de Assembleia Municipal, proposta essa que solicitava a retirada da referência da Morraceira.
Na Assembleia Municipal, foi colocada à apreciação e votação, sendo que sómente o Presidente da Junta de Vila Verde a votou favoravelmente.
Por não ter sido acolhida a nossa proposta, no caso da elevação de Lavos a Vila, - para além do reparo da inconformidade da proposta de elevação -, votei contra.
Para que se saiba.

Um Freguês disse...

Gostei da intervenssão do sr. Presidente, pena é que para umas coisas diz que temos que ir ás reuniões da assembleia de freguesia e para outras já o blog serve
Como ficamos?

Ouvido apurado disse...

Tem os dois razão!
Desde que o candidato do PS e o candidato independente???, deixaram de andar as turras isto perdeu o interesse.
Este ano vamos ter 5 candidatos á Junta, pelo menos...

Anónimo disse...

Mentira! seis, á meia dúzia é mais barato.
Doidos!Mas quem é que se quer por em apuros?

Anónimo disse...

Realmente é verdade! Então Sr. João agora este meio de comunicação já lhe serve para os esclarecimentos?
Olhe, eu sou candidata á junta de Freguesia, mas vou criar um blogger para me promover, não vou utilizar este! A minha candidatura é virtual! Era da informática, vamos lá evoluir.
Faça como eu, virtual

Um vilaVERDENSE disse...

Sou um vilaverdense, nascido, criado e vivido, nesta freguesia c/ 3 mil e tal habitantes. Nesta laboriosa terra que amo, sinto que a minhha freguesia tem muito de VERDE (campos, arrozais e morraceira, porque esta "ilha", também nos pertence. De vila, temos muito pouco. Não existe, aquilo, que chamamos "Qualidade de Vida". Passo a justificar; - existe reduzida actividade comercial (meia dúzia de cafés, e pouco mais...). Não existe, nenhuma agência bancária, não há restaurantes, residenciais de hotelaria e outros estabelecimentos comerciais afins, que não existem. Estamos muito limitados, ainda falta muita "coisa", para possuirmos o estatuto de VILA.

Somos "socialistas dorminhocos", acordamos tarde e a más horas. Somos pouco reivindicativos. Os nossos autarcas (Câmara e J.F.), tem soberania, mas só de nome, porque o "poder deles", dilui-se no "pouco dinheiro", que é investido em prol das populações. A nossa freguesia, não é excepção à regra, vive nos limites, que lhe são imputados.
Deste modo, continuamos a viver na sombra, mas pode ser que venha uma réstea de sol nascente ( a E.D.P. em Lares), alimentar-nos o "ego" e a esperança dum futuro melhor.
Se não for assim, continuo e subscrevo-me como,

Um vilaVERDENSE.