sexta-feira, 4 de junho de 2010

A ministra da Educação acredita na possibilidade de um aluno conseguir passar nos exames sem frequentar as aulas*


Oh senhora ministra, dizem que rir é o melhor remédio. Dizem ainda que rir é um bom exercício facial. Mas o que não dizem é que rir demasiado pode matar. Por isso mais cuidado com as suas piadas :-)
* Frase dita pela senhora da ministra da Educação a propósito da medida, criada em Fevereiro e que dá uma nova oportunidade de avaliação para os alunos com mais de 15 anos que ficariam este ano retidos no 8º ano. Assim, estes alunos, podem auto-propor-se a exame do 9º ano e transitar para o 10º ano. A ideia em si deve ser mesmo só para rir. Então os alunos não têm capacidade para fazer o 8º ano e, fazem no mesmo ano, o exame do 9º ??? (deve ser menos exigente) e transitam para o 10º? E porque não fazerem já o exame do 11º ano e transitarem para o 12º e por aí fora... Isto está demais.
Não há dúvida que este "pessoal" nem é melhor nem pior que o outro, é "diferente". Bem a não ser que mandem fazer provas com o grau de dificuldade das de aferição de Língua Portuguesa e Matemática no 6º ano. É uma dó.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não entendo o descrédito !!!
O Sócrates licenciou_se como?
Vá lá seja um homem de Fé.

Paulo Bernardes disse...

Dependerá da motivação do aluno. :-)

Em tempos conheci um senhor, professor de Biologia, que começou a estudar ao 16 anos. Até aos 16 anos andou a guardar cabras e ovelhas. Influenciado por um tio, foi para a tropa e lá começou a estudar. Alguns anos mais tarde formou-se em Biologia. Foi meu professor no inicio dos 80 (81 ou 82) e tinha uma capacidade de transmitir conhecimento fora de série.

Mas estas coisas dificilmente poderiam acontecer na actualidade. Hoje, será mais fácil encontrar um miudo com 16 anos, com o 9º ano de escolaridade, que anda desde os 6 na escola, mas que mal sabe ler ou escrever.

Anónimo disse...

penso que as pessoas de Vila Verde dão demasiada importância ao futebol. Poderiam investir noutros tipos de desporto, inclusivamente BMX; SKATE; INLINE(patins em linha), entre outros.... gostava que podessem construir um skate park em Vila Verde para que os jovens não tenham como objectivo só o futebol.
Agradecia que dessem atenção aquilo que escrevi, obrigado.