quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Poder de compra dos portugueses 24% abaixo da média europeia

O poder de compra dos portugueses distancia-se cada vez mais dos restantes países da União, ficando 24% abaixo da média e quase 30% em relação aos espanhóis. O Luxemburgo continua a oferecer o maior poder de compra, quase três vezes superior à média. No conjunto dos 37 países europeus analisados, Portugal surge no 22.º lugar.
Não é só no que diz respeito ao poder de compra que os portugueses perdem o comboio da Europa. Recorde-se que, segundo números do Eurostat, Portugal ocupa a 11.ª posição na lista de salários mínimos dos países da UE, com 525 euros. As disparidades são grandes e os valores oscilam entre os 123 euros mensais e os 1600 euros. Em Janeiro de 2009, o montante mais elevado encontrava-se no Luxemburgo nos 1642 euros por mês. Segue-se a Irlanda com 1462 euros e a Bélgica com 1387 euros. Três dos países com maior poder de compra. Embora tenha um poder de compra superior ao de Portugal, os checos auferem um salário mensal menor (306 euros).

1 comentário:

Anónimo disse...

Deve ser por isso que o Dr. Victor Constâncio quer aumentar impostos e congelar aumentos de salários.
Assim conseguiriamos um valor maior, e seriamos os melhores da Europa.
Pena que esse senhor não seja ele mesmo congelado, assim viamo-nos livres de um triste personagem. E se com ele fossem mais alguns não se perdia nada.
Triste país ao que chegaste com estes governantes. Depois do 25 de Abril ainda não apareceu um governante que faça sombra ao Salazar (com muita pena minha), por isso é que os portugueses o elegeram como personalidade do sec XX. Viva a republica das bananas.