segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ALERTA AMARELO no concelho da Figueira da Foz

Devido a previsões de Situação Meteorológica Adversa, o Concelho da Figueira da Foz, passa a SITUAÇÃO DE ALERTA AMARELO.
De acordo com as informações actualizadas e disponibilizadas pelo IM para os próximos dias, salienta-se a continuação da progressiva descida da temperatura mínima, a qual poderá atingir valores negativos em quase todo Território de Portugal Continental, com especial incidência no final do dia de Terça-feira (15DEZ) e início do dia de Quarta-feira (16DEZ).
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E PRECAUÇÃO A ADOPTAR:
  • Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.
  • À condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, aumentando o perigo de acidentes rodoviários, pelo que se aconselha velocidades baixas.
  • Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que façam transpirar.
  • O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço.
  • Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com sinais de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reacção) ligue imediatamente para o 112.

Recomendações com o aquecimento do lar:

Aquecer o lar pode provocar incêndios ou intoxicações. Assim:

1. Não se esqueça que a ventilação é muito importante quando se utiliza lareiras ou braseiras;

2. Se utiliza aquecedores desligue a garrafa de gás quando tiver de a substituir;

3. Não seque roupa no aquecedor;

4. Afaste o aquecedor de cortinados, tecidos ou mobílias;

5. Se utiliza lareiras, use um resguardo próprio para evitar que qualquer faísca salte para fora;

6. Tenha um anteparo fixo para impedir uma possível queda de pessoas para o seu interior, especialmente crianças ou idosos;

7. Nunca use petróleo, gasolina ou álcool para atear a lareira

1 comentário:

Red Blogger disse...

Somos mesmo pobres, até quando temos um pouco de frio...