sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Água no concelho da Figueira da Foz mais cara 11% em 2010


Fruto do contrato de concessão entre a autarquia e a empresa Águas da Figueira, os figueirenses irão, já a partir de 2010, pagar a factura de água acrescida em pelo menos 11%.
ler mais
Publicada por JML em O que eu penso... a 2009 Dez 04

8 comentários:

Anónimo disse...

Se alguma duvida houvesse penso que vái deixar de haver. Cada vez me convenso máis de que só temos o que merecemos.

Anónimo disse...

E para ajudar a pagar gasolina que funcionarios gastam a levar mulheres e filhos para trabalho e escola..VERGONHA

Anónimo disse...

Bem,não dá para perceber como é que uma empresa destas que tem pessoas para fazerem as leituras estão quase um ano sem fazerem uma leitura de um contador,mas afinal o que andam lá a fazer estas pessoas????
Tachos e mais tachos,cunhas & cunhas,lda...

Ps: com + 11% já dá para muita gasolina...

Anónimo disse...

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA E DINHEIRO!!

da Revista "Água Online", em A economia de água: garantia para a vida e o desenvolvimento - Capítulo VI"

Existe um conjunto de hábitos negativos relacionados com o desperdício da água, que sendo superados permitirão a economia da água em casa, no colégio, no campo, na indústria, etc. A forma de superar este problema se encontra na aquisição de bons hábitos no uso da água. Vejamos alguns detalhes simples que permitem economizar água de maneira significativa:

Em relação ao consumo pessoal e da casa:

Lavando as mãos, escovando os dentes e fazendo a barba: Não deixar correr inutilmente a água, usando-a só quando seja necessário.

Uso do vaso sanitário: Dar a descarga somente quando for indispensável.

O banho e a lavagem do cabelo: Fechar a torneira quando estiver se ensaboando.

Limpeza dos utensílios da cozinha: Ensaboar tudo primeiro e logo enxaguar. Não deixar correr a água sem necessidade.

Lavagem da roupa:usar a máquina de lavar com capacidade máxima de cada vez, o que economiza água e energia. Quando a roupa for lavada à mão, molhar, esfregar ligeiramente e logo enxaguar. Não deixar correr desnecessariamente a água.

Preparação de alimentos: Usar somente a água necessária. Não desperdiçar os molhos.

Limpeza da casa:usar um balde de água para medir e controlar a quantidade de água para a lavagem do piso ou outros lugares. Não utilizar mangueiras porque se gasta a água desnecessariamente.

Rega do jardim: procurar não usar água potável, mas reusar a água que se tenha usado para outros fins. É melhor regar ao entardecer e usar somente a água necessária, assim a terra absorverá a água e não haverá muita evaporação. Redesenhar os jardins com plantas que requeiram pouca água.

Lavagem de automóveis:eliminar o costume de empregar mangueiras, preferindo usar um pano húmido e uma quantidade controlada de água num balde. Estas medidas simples podem economizar muitos litros de água e também boa quantidade de dinheiro.

Os procedimentos nas actividades agrícolas:

Na América Latina há interessantes experiências na criação e funcionamento das Juntas de Usuários ou Comitês de Irrigantes. Estas organizações podem-se converter em elementos fundamentais para pôr em marcha processos de distribuição equilibrada e de uso racional do recurso.

Para promover uso racional é necessário revisar os sistemas de irrigação,cuja ineficiência tem ocasionado grandes perdas. A aplicação de melhores técnicas de rega,a conservação da água, a execução de procedimentos de reflorestamento e outras medidas similares podem apoiar a diminuição do consumo e do desperdício, assim como estancar a deterioração das fontes de água.

Pela quantidade de água que se usa na agricultura, é claro que se constitui em um setor-chave ao qual devemos prestar uma atenção especial.

(Tilita, Suíça)

Red Blogger disse...

Este é o sector privado de investimento.
As empresas privadas com contractos com o sector público, todas mas todas, no acto de celebração de contractos, têm deste tipo de cláusulas arruinadoras dos consumidores.
E a Câmara de Figueira, também não foi excepção.
Que tipo de gestão camarária celebra, um contrato com uma perspectiva de aumento progressivo em três tranches, bianuais, 2005, 2007 e 2009, com tais percentagens.
19, 20 e 11 %, não é propriamente um somatório de 50% mas um incremento de preços sucessivos, com capitalizações ruinosas dos seus consumidores, e dos munícipes da figueira, que os politiqueiros eleitoralistas, não souberam proteger.
Já dizia em 2007 o Advogado defensor dos consumidores das Águas da Figueira SA, que a água de Figueira deixou de ser a mais cara do Distrito, para ser a mais caro do País. Imaginemos o que poderá afirmar agora, da Península não.
Uma vergonha, e imposta por políticos que de seu nome têm muito pouco, e que depois de eleitos, nada fazem senão lamentarem-se pelos feitos das legislaturas anteriores, limitando-se a lavar as mãos como fez Pilatos.
Pilatos o Juiz da continuidade duma Figueira sem animo, inovação, que nem é industrial, comercial e tão pouco turística, que sentencia a eleição ao fracasso político com a política da água figueirense.
A Oeste nada de novo.

jcmonteiro disse...

Gostei!!! gostei!!!Sim senhor!!!
Não não é do aumento da água,gostei foi do artigo da TILITA,pois em tempo de contençao de consumo de recursos e de defesa do meio ambiente, de forma a que este seja sustentável AS BOAS PRÁTICAS SÃO FUNDAMENTAIS
Os portugueses têm geralmente a ideia errada de que como aprenderam a fazer é que está bem, o que os leva a não verem com bons olhos e por vezes de forma reticente o chamado manual de boas praticas das diversas actividades onde se inserem.
A TILITA ENVIA-NOS DA SUIÇA UM PAÍS COM OUTRA CONSCIÊNCIA CIVICA E AMBIENTAL, UM MANUAL QUE AGORA AQUI ESTÁ Á FRENTE DE TODOS E SÓ NÃO MUDA OU EVOLUI QUEM NÃO QUER.
ESTÁ NA HORA DE OLHAR-MOS PARA A ÁGUA COMO UM BEM ESCASSO E QUE URGE PRESERVAR.
POUPANDO-A PORQUE É CARA É UM DOS CAMINHOS ,MAS SE POUPAR PORQUE É REGRADO É 100 VEZES MELHOR.
EM COPENHAGA, DINAMARCA JOGA-SE O FUTURO DA GERAÇÃO Y E DAS OUTRAS QUE SE SEGUIRÃO,COMECÊ-MOS NÓS A FAZER A NOSSA PARTE.
É GOTA A GOTA QUE SE FAZ UM RIO.

Red Blogger disse...

Zé Carlos
De que compromissos podemos tu (nós) esperar de uma reunião de líderes mundiais, que só agora é que reconheceram de que o CO2 é efectivamente um problema ambiental.
Creio que se identificaram todos.
Hopenhaga era a minha esperança, neste momento já ninguém pode esperar nada de nada.
Tudo vai ficaram como dantes, e a única coisa que vai mudar é a gravidade da situação e infelizmente para pior.
Por muito que se possa educar, serão sempre migalhas na recuperação do planeta, porque as gotas dos rios, já vão ser muito poucas para inverter a situação que me parece irreversível, com a consciência deste políticos financeiramente toxicodependentes do lucro fácil muito apoiado nos recursos naturais do planeta.
Hopeganha passará dentro de dias a Copenhaga e com o rumo que a conferência leva a importância desta badalada convergência ficará do tamanho da nossa Azinhaga.
Os grandes são que têm os meios, poderemos continuar a incentivar e a lutar pelo nosso planeta, mas neste momento só o investimento puro e duro é que poderá salvar a autodestruição a Terra.
Os quatros cavaleiros do apocalipse estão à vista de todos e o regresso à terra do redentor sobre a forma das coisas está perto, e as doutrinas irão ser retiradas da face da terra pelo redentor. (Tila; creio que podes entender!)

Anónimo disse...

Claro que entendo e muito bem!!!
Obrigada por enunciares o apocalipse, que todas as pessoas deveriam ler!!
Também não acredito que a solução venha dos encontros de líderes mundiais...
No entanto, vamos fazendo o que está ao nosso alcance. Nunca desanimar!!

Tilita, Suíça