domingo, 22 de novembro de 2009

Manifesto pela Preservação do Património do Vale do Tua

"O Nordeste Transmontano tem vindo a perder população a um ritmo assustador. Uma situação que decorre do abandono ao qual a região tem sido votado pelo Poder Central e para a qual também contribuiu a decisão de encerrar, nos últimos 20 anos, cerca de 300 Km de via férrea, com promessas de desenvolvimento através de estradas como o IP4. O resultado ruinoso significou a atrofia das trocas comerciais, agravamento nos custos de transporte, obrigando pessoas e serviços a abandonarem a região.
A construção da Barragem na Foz do Tua irá agravar esta situação de isolamento, cortando a ligação desta região à rede ferroviária nacional e será mais um atentado ás potencialidades da região. A Barragem inundará uma vasta área do Vale do Tua e cerca de 17 km da Linha Férrea do Tua, obra prima do património ferroviário português e peças inseparáveis da memoria colectiva e da identidade do povo transmontano e parte integrante do Património da Humanidade do Alto Douro Vinhateiro classificado pela UNESCO."
Em cima a transcrição de parte de uma petição a enviar ao MINISTÉRIO DO AMBIENTE, MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES, MINISTÉRIO DA ECONOMIA E PRIMEIRO-MINISTRO DE PORTUGAL e que visa a defesa da linha do Tua.
A petição pode ser assinada em http://www.peticao.com.pt/vale-do-tua . A tua assinatura é importante.
Recebido via mail (2009 Nov 21)

2 comentários:

Jorge Lemos disse...

Caro amigo, tem um desafio no meu blog.

Jorge Lemos

Anónimo disse...

E qual é o teu blog Jorge?