quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dezassete idosos passam noite aos berros e no chão

Utentes de lar de terceira idade foram "escondidos" num apartamento. Segurança Social já fechou instituição.

Dezassete idosos foram encontrados sem assistência, num apartamento da Granja, onde passaram a noite a gritar. Eram utentes de um lar, na Madalena, que já foi encerrado pela Segurança Social, por falta de condições.
Há algum tempo que o "Lar Doce Lar" que funcionava, há ano e meio, sem qualquer sinalização, numa vivenda, alugada a um emigrante na Holanda, na Rua de Suas Vilas, na Madalena, em Vila Nova de Gaia, estava referenciado pela Segurança Social.
Ler mais aqui
Fonte Jornal de Notícias 2009 Out 14

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, peço desculpa pela intrusão, mas não consegui resistir a deixar um comentário.
Conheço o tal Lar de idosos ao qual a notícia se refere e posso afirmar com conhecimento de causa que os idosos tinham condições. Eram bem tratados pelas funcionárias e não lhes faltava comida ou qualquer outro tipo de cuidados como algumas noticias parecem querer dizer!

O problema foi o facto da dona não ter tido o cuidado de lagalizar a actividade e ter conseguido o alvará. O lar recebeu ordem de encerramento 3/4 dias antes, não tendo tido tempo de encaminhar os idosos, estes foram levados para aquele tal apartamento na Granja. Esse sim, sem as tais condições necessarias para receber os idosos.
Não concordo com o que fizeram, não desculpo, não tolero... mas também não posso deixar que digam que eram maltratados ou mantidos sem condições porque isso seria mentira. E digo porque a minha avó esteve lá, por isso conheço o lugar.
Há familiares cheios de razão que antes não colocavam lá os pés, não ligavam sequer a perguntar pelos familiares, nem ao hospital iam quando estes eram internados, porque acham que, porque pagam 800 euros ficam livres de qualquer responsabilidade.

Peço desculpa pelo discurso tão grande.

Cumprimentos

Ângela