sexta-feira, 30 de maio de 2008

Moderação de Comentários

Não sei se os amigos repararam, a partir de ontem à noite, accionei a opção de moderação de comentários, porque "alguns comentaristas"???, teimam em não compreender os verdadeiros objectivos dos post's publicados no "Moinho" e vai daí, a coberto do anonimato, disparam os maiores disparates, nada condizentes com o assunto em causa. Não se trata portanto de censura, mas de limpeza de alguma "sujidade", resultante certamente de alguma azia :) ou dor de cotovelo :(, que um pouco aqui ou ali, teimava em aparecer. Portanto amigos não se preocupem se o vosso comentário não surjir de imediato no blog. Será publicado no mais breve espaço de tempo, certamente.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

O Moinho de Vila Verde com o seu moleiro

Esta uma homenagem do "Moinho", a todos os moleiros e em especial ao nosso "Toino". Um obrigado ao João Pedro, pelo mail enviado e um bem haja ao realizador do vídeo, José Carlos Monteiro.


Futsal do G.R.Vilaverdense

Não é certamente novidade para alguns. Para outros talvez. O "moleiro" também ouviu dizer (não foi no Café do Gamela :-)) e, a ser verdade, nuvens negras estarão a pairar sobre o Futsal do GRV. Estas, têm a ver com a mudança e até com a contestação a alguns técnicos, o que está a causar um certo mal estar e até indefinição nalguns atletas (m/f). Tal não estaria certamente nos horizontes dos mais pessimistas, até pela época excepcional, coroada com a conquista de vários títulos, pelas equipes de todos os escalões. Vamos torcer para que tudo se resolva a contento e que se construam equipes ainda mais fortes para a próxima época, pois vai ser certamente mais exigente do que a que agora terminou. Mais do que nunca, o momento é de união.
Pelo GRV, vitória, vitória, vitória.

Central de Ciclo Combinado de Lares da EDP

Estão a decorrer em bom ritmo, as obras de instalação da central de Ciclo Combinado de Lares da EDP. Neste mês de Maio não se realizou a "reunião mensal abertas com a EDP"? Não se sabe se foram interrompidas ou se já não se realizam mais? Ao longo dessas reuniões foram sendo solicitadas, à EDP, algumas mais valias para a Freguesia, não se sabendo ao certo as que teriam sido comtempladas. Seria bom portanto que elas fossem divulgadas, até para " calar" alguns que acham que objectivamente virá um pouco que "nada".

terça-feira, 27 de maio de 2008

Rir alivia o stress :)

O director da Penitenciária, com a ajuda de um megafone, diz aos presos no pátio:
- Atenção, cambada! Chega de preguiça! Chega de sorna! Chega de bandalheira! Quero todo o mundo a varrer e a limpar esta bagunça! Amanhã chega o primeiro-ministro José Sócrates.
Um dos presos comenta com outro:
- Caramba! Custou, mas prenderam o gajo...
(sacado de um mail a circular na rede)

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Preço dos Combustiveis. Quanto e onde?

O Mais Gasolina, é um site online com preços de combustíveis actualizados pela comunidade. Tem na sua na base de dados, 899 postos de abastecimento, e é no mínimo uma boa iniciativa de dois jovens desempregados.
Fonte blog Amicus Ficaria (2008 Mai 26)
Clique aqui e veja na Figueira da Foz onde o abastecimento é mais barato. Verifique que os mais caros continuam a ser os da GALP, BP e REPSOL, por isso não abasteça nos seus postos.

Festas de Nossa Senhora da Graça 2009

A comissão organizadora das Festas de Nossa Senhora da Graça/2009 vai realizar, no próximo dia 01 de Junho, nas instalações da Junta de Freguesia, um almoço de angariação de fundos, cujo menu é o seguinte:
  • Sopa de legumes
  • Grelhados mistos
  • Sobremesa surpresa

O preço da refeição é de 7,50 € (grátis para crianças até aos 12 anos).

E como o dia é de festa para as crianças, a Comissão reserva algumas surpresas para as mesmas.

Contactos: Tlm 966527805 / 912565204 __ Email festas09.nsg@gmail.com


A evolução dos assaltos

Enviado via mail por Paulo Bernardes (2008 Mai 26)

domingo, 25 de maio de 2008

GRV - 10º Encontro de Musica Popular Portuguesa


Grupo "Zé Pró-Vinho" e Grupo "Semibreves"


Grupo "Alva e Açor" e Grupo "Terra Nostra"


Grupo "Os Rouxinóis"

O Sol encobre
Viva o luar
A noite é bela
Vamos gozar

Este o refrão de uma bonita melodia interpretada por um dos grupos presentes no 10º Encontro de Música Popular Portuguesa, Grupo "Semibreves". A organização do evento, a cargo do Grupo Terra Nostra, a merecer, pela sua qualidade, os maiores rasgados elogios. A noite não estava bela como diz o refrão, mas nem por isso foi impeditiva da presença de uma boa e entusiasta assistência.
A apresentação do espectáculo, esteve a cargo de Fernando Rodrigues e Fátima Trigo. Todos os grupos deram o seu melhor, mas gostaria de realçar, o reaparecimento do Gupo "Terra Nostra", que apresentou algumas canções do seu novo reportório e a mostrar que se encontra bem vivo e que se recomenda.

Também o grupo de mais recente formação (Setembro de 2007), Grupo "Alva e Açor", vindo de Côja, merece os mais rasgados elogios, principalmente pelas mensagens do seu bonito reportório, vincadamente de origem local. Permito-me passar o seguinte:
Sempre que vou à ribeira
Levo o recado para o mar
Não queiram mais ser lixeira
Que o homem teima em usar

Ou ainda a "Canção da avozinha", apresentada pelo mesmo grupo e superiormente cantada pela Cristina Carvalho, que teve a maior ovação da noite:

Ai minha avozinha
Conta-me uma história
Ou a ladainha
Que tens na memória

A abertura com o Grupo "Zé Pró-Vinho", das Caldas da Rainha e o fecho com o Grupo "Rouxinóis", de Viseu, completaram o excelente naipe de grupos que proporcionaram, não é demais repetir, um excelente espectáculo.

sábado, 24 de maio de 2008

Galp aumentou (novamente) o preço dos combustíveis

A Galp aumentou o preço dos combustíveis nos seus postos de abastecimento este sábado, às 00h00, dois dias depois do previsto.
Fonte da Galp, em declarações á rádio TSF, explicou que a subida de preços estava prevista para quinta-feira, mas a empresa só procedeu à alteração esta madrugada devido a uma falha interna.
Assim, a partir das 00h00 de hoje, a gasolina sem chumbo 95 e 98 octanas nos postos da Galp subiu dois cêntimos por litro, para 1,49 euros e 1,63 euros, respectivamente, e o gasóleo sofreu um acréscimo de três cêntimos por litro, para 1,41 euros.
Recorde-se que a subida de preços foi anunciada para quinta-feira mas desmentida no próprio dia. Alegadamente, a informação teria passado para alguns revendedores devido a uma falha interna da empresa, pois não tinha ainda sido tomada uma decisão definitiva sobre o assunto. O próprio presidente da comissão executiva da GalpEnergia ignorava que a petrolífera tinha dado ordens para aumentar o preço dos combustíveis nesse dia.
Posted on "Correio da Manhã" (2008 Mai 24 - 12,01 horas)
(VAMOS LÁ A BOICOTAR O ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS NA GALP, BP E REPSOL)

Álbum de Recordações III

A Empresa Vidreira da Fontela foi constituída em 01 de Julho de 1919. No entanto, a fabricação teve o seu início apenas em 01 de Maio de 1920.

Na altura, a empresa teve que recorrer à “importação” de trabalhadores, não só na arte de trabalhar o vidro, mas também no empalhamento de garrafas e garrafões, oriundos sobretudo das zonas vidreiras de Amora e Marinha Grande. Muitos destes acabaram por se fixar por cá e constituir família.

A EVF, foi durante mais de 60 anos a maior unidade empregadora do distrito de Coimbra e marcou profundamente o desenvolvimento da nossa freguesia. A administração de então não descurou a vertente social dos seus funcionários, tendo construído habitações sociais para os mesmos e uma Creche para os seus filhos, que manteve em funcionamento, ao longo dos anos.

Em 1931, deu-se início ao fabrico de garrafas de champanhe, até aí importadas de França, Bélgica e Alemanha. Depois dos necessários ensaios, as Caves Raposeira e Monte Crasto, reconheceram nelas qualidade e passaram a ser preferenciais compradores. Em 1938, inicia-se a fabricação de vidro impresso. Entre as décadas de 40 e 60, dá-se a modernização da EVF e é abandonado o fabrico manual, passando ao semi-automático. Nos anos 60, deu-se início à fabricação de vidro impresso em contínuo. Em Julho de 1963, são inauguradas as novas instalações da Creche, com capacidade para 120 crianças. Hoje, nessas instalações, funciona o Centro de Estimulação Precoce da Fontela, da APPACDM da Figueira da Foz, mas ainda carinhosamente chamado “Creche da Fontela”. Em 1973, é instalada a que era na altura considerada a melhor “Composição do País” (mistura das matérias primas, que depois de fundidas resultavam no vidro). Em 1974, apesar do período conturbado de então, ainda instala um novo forno, que entretanto já não chega a laborar com a gerência de então. Este, após alguma alterações, foi posto a funcionar pela empresa sua “sucessora” Vimosa - Vidreira do Mondego SA.

Sucumbiu, depois de muitos dissabores, de muitas jornadas de luta, de muitas noites sem dormir, vergados às vezes pela lei do bastão, numa noite triste, escura e fria de natal, no ano de 1982. Nesse dia, uma árvore de Natal coberta com bandeiras pretas, junto à Fonte Luminosa da Figueira da Foz, simbolizava a agonia e a exalação do último suspiro da Empresa Vidreira da Fontela.

Este álbum, pretendeu homenagear e relembrar todos os que ao longo dos anos, de uma forma ou de outra, deram corpo à EVF, que marcou profundamente a nossa terra e sua gentes. Quem não tem na sua família algo que a ligue à EVF?

Veja as fotos. Nunca se sabe se nelas não encontrará uma sua ou de um dos seus. Um obrigado sentido ao Fausto Godinho, ex - funcionário da EVF, que tornou possível este trabalho, não só pelos textos facultados, mas também pelas fotos.


sexta-feira, 23 de maio de 2008

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Aumento dos combustíveis, uma novela da vida real

Petróleo I
O presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, juntou-se ontem ao coro de protestos contra a actual carga fiscal sobre os combustíveis e, embora se tenha escusado a dizê-lo directamente, usou uma boa parte da conferência de imprensa para pressionar o Governo a baixar os impostos sobre os combustíveis.




(Baixar os impostos? Hi Hi Hi)

Petróleo II
O preço do petróleo voltou hoje a bater um novo valor histórico, atingindo a marca de 130,05 dólares (82,54 euros) o barril no mercado de matérias-primas de Nova Iorque.

(Imaginem o que vai acontecer quando o dólar valorizar em relação ao euro....)

Petróleo III
A Galp Energia registou um lucro no primeiro trimestre deste ano de 109 milhões de euros, ou seja, 1,2 milhões de euros por dia. Os resultados foram apresentados ontem pelo presidente da petrolífera, Ferreira de Oliveira, que aproveitou o encontro com os jornalistas para explicar que não é a empresa que faz os preços. "A Galp é um tomador de preços".
(Ladrões são o que são todos os responsáveis pela situação criada. O governo está muito preocupado com a situação :) :) :). Sim, os nossos governantes, que à cerca de três anos nem sabem o que é abastecer-se de combustível nas suas viaturas, estão preocupados. Penso que alguns nem saberão os preços e, outros só o sabem, porque é notícia diária de jornais e telejornais. Até o senhor presidente da República está preocupado, "porque o governo já manifestou preocupação" (até parece que deixou de poder opinar sobre alguns assuntos). Qualquer dia está como o Tomás, só serve para cortar fitas :) :) :).
A Galp apoia a selecção, sim, mas com o dinheiro que nos rouba todos os dias. A Galp é o governo.Temos que lutar contra esta situação, portanto vamos a deixar de abastecer combustíveis não só nos seus postos, mas também na BP e Repsol, que lhe seguem as pisadas. Eles depois que bebam a gasolina e gasóleo que produzirem...)

GRV - 10º Encontro de Música Popular Portuguesa

Vai realizar-se no Grupo Recreativo Vilaverdense, no próximo dia 24 de Maio, pelas 21,30 horas, o 10º Encontro de Música Popular Portuguesa, com a presença dos seguintes grupos:

  • Grupo de Cantares Alva e Açor - Côja

  • Grupo de Cantares Zé Pró-Vinho - Caldas da Rainha

  • Grupo de Cantares Semibreve - Pombal

  • Grupo de Cantares Os Rouxinóis - Viseu

  • Grupo de Cantares Terra Nostra - Vila Verde

segunda-feira, 19 de maio de 2008

PS exige suspensão de mandato do presidente da Câmara da Figueira da Foz, arguido num processo

O presidente da Concelhia do PS da Figueira da Foz, António Paredes, exigiu hoje a suspensão do mandato autárquico do presidente da autarquia PSD, Duarte Silva, arguido num processo relacionado com a construção de uma unidade hoteleira.

"Deve suspender o mandato enquanto decorrerem as investigações para não as prejudicar", disse hoje aos jornalistas António Paredes, em conferência de imprensa.

Fonte ligada ao processo confirmou sábado a condição de arguido de Duarte Silva, ouvido na semana passada no âmbito de uma investigação da Polícia Judiciária de Coimbra, mas não indicou os crimes dos quais é suspeito.No entanto, segundo noticiou o semanário Sol, Duarte Silva está acusado dos crimes de participação económica em negócio, prevaricação e abuso de poder, num negócio de venda de dois terrenos camarários na zona conhecida como Vale do Galante, para a construção de um hotel, e em sucessivos aumentos de quatro para 16 pisos do edifício.


Fonte "O Público" (2008 Mai 19)

Festas de Nossa Senhora da Graça 2008 -Vídeo

Vídeo realizado por José Carlos Monteiro

domingo, 18 de maio de 2008

Futsal do G.R.Vilaverdense

Resultados do fim de semana:
Juvenis - Norton de Matos 2 G.R.Vilaverdense 6
Séniores - Oliveira do Hospital 9 G.R.Vilaverdense 8 (ap)
Terminou com mais uma vitória a participação na taça de encerramento da AFC, da equipe de Juvenis do GRV, pois a sua conquista, à muito tinha sido conseguida.
Por outro lado, a equipe de séniores, não conseguiu a passagem à final da final four da taça da AFC, baqueando no apuramento, perante a equipe do Oliveira do Hospital, campeã da 1ª divisão distrital, na marcação das grandes penalidades. Não conseguiu assim a tão desejada dobradinha e acabou por não se ver concretizado o desejo de alguns dos bloguista do Moinho - ver uma final entre as equipes do GRV e do CRIA. De referir que esta equipe foi eliminada pelo Santa Clara, também da 1ª divisão distrital. Terminou assim a época desportiva para o GRV, com um saldo francamente positivo ( 3 títulos distritais, uma taça distrital e uma taça de encerramento, além do bom desempenho da equipe feminina, na fase nacional). Agora torna-se necessário não descurar a preparação da próxima época, certamente mais exigente. Já andam pescadores por aí, portanto vamos a fazer o trabalho de casa :)

Hoje, Dia Internacional dos Museus

Fundado em 1894 por António dos Santos Rocha, o Museu Municipal da Figueira da Foz, atravessou vários períodos, atendendo à acção desenvolvida e aos critérios museológicos que presidiram às suas sucessivas reinstalações em diferentes espaços físicos. Instalado provisoriamente na Casa do Paço, até 1899, funcionou mais tarde no edifício da Câmara Municipal. Até 1910, sensivelmente, o Museu viveu uma fase áurea, estendendo a sua fama além fronteiras. A notável acção de Santos Rocha, os trabalhos da Sociedade Arqueológica da Figueira da Foz e as publicações inseridas no seu Boletim levaram a que o Museu Municipal se colocasse a par das melhores instituições científicas nacionais.O grande enriquecimento das colecções - principalmente de pintura e escultura - verificado a partir de 1945, tornou inevitável a sua transferência para instalações próprias, o que viria a acontecer em 1975, dando início a todo um trabalho de reinstalação e estudo das peças, associado a um grande esforço de dinamização junto do público, colectividades e escolas.

sábado, 17 de maio de 2008

G.I.M.Fontela - Exposição "Artistas da Nossa Terra"

Abriu hoje ao público e decorre até ao dia 19, no G.I.M.Fontela, a exposição " Artistas da Nossa Terra". Nesta, mais de meia centena de artistas fontelenses, mostram, nas mais diversas áreas, os seus dotes artísticos. Um evento que, pela qualidade dos trabalhos expostos, aconselhamos vivamente a visita de todos.
Na exposição, podem também ser apreciados, alguns dos trabalhos executados no âmbito das actividades do "Atelier de Artes e Decoração", a decorrer nas instalações do G.I.M.Fontela. Este atelier, teve início no mês de Fevereiro e conta já com 15 "alunos", sob a orientação da professora Patrícia Seguro Gabriel. As actividades, decorrem às segundas-feiras, das 21,00 às 23,00 horas e ainda são aceites inscrições para o mesmo.

Estão de parabéns não só os "artistas fontelenses" pelos trabalhos realizados, mas tanbém a direcção do G.I.M.Fontela, pela oportunidade que nos deu para os conhecer.
Cique para ver mais imagens

Album de Recordações (II)

Este álbum de recordações leva-nos até às décadas de 60 e 70, em que equipes de futebol de 11, representativas do GRV, eram convidados por clubes vizinhos, para a disputa de amigáveis ou até de torneios. Maiorca, Ereira, Abrunheira, Quiaios, Verride, Montemor-o-Velho, Marinha Grande, Alhadas, etc..., foram só algumas das localidades onde o perfume do GRV, já nessa altura se fazia notar. Em baixo fotos de duas dessas equipes.

Equipe do GRV que em 1975, venceu o torneio de Gatões (?) - Em cima da esquerda para a direita: Joaquim Nunes (treinador),Tó Luis Paralta, José Carriço, Barracho, ?, David, Fernando Vasco (Bolinhas), Rogério, José Amilcar. Em baixo pela mesma ordem: Carlos Monteiro(Cazé), Fernando Santos (Gitú), "Palitas", Quim "Pincel", Carlos Costa (Russo), Tó Matoso e Carlos Simões.

Equipe do GRV que disputou em 1966 um jogo na Marinha Grande - Em pé, da esquerda para a direita: (?), Barracho, Augusto Godinho, António Rodrigues (Toita), João Cardoso, José Marques (Zé Mau), Carlos Palas, Leonel Costa (treinador), Albertino Rodrigues (Charel). Em baixo, pela mesma ordem: Rogério, Manuel Moreira (Pintarroxo), Rui Bento, António Serra, Carlos Sêco (Barqueiro).

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Dia Internacional da família

Hoje, dia 15 de Maio, celebra-se o Dia Internacional da Família, proclamado em Assembleia Geral das Nações Unidas, pela resolução 47/237, de 20 de Setembro de 1993, destacando a importância das famílias como unidades básicas da sociedade. O Dia Internacional da Famíla promove a reflexão e a discussão acerca do conceito de família nas sociedades do mundo inteiro. Este dia, serve também para reflectir sobre os problemas económicos, sociais e culturais, que afectam as famílias, sem esquecer o problema do decréscimo demográfico que está a afectar as sociedades ocidentais.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Álbum de Recordações (I)

No ano de 1976, um grupo de vilaverdenses, Carlos Eires, Gilberto Ramos e João Portulez, pensou formar um rancho, para participar nos festejos do 1º de Maio na Figueira da Foz. Foi tal o entusiasmo neles gerado, pelos rapazes e raparigas, que levou à formação de uma comissão que se encarregou de fundar o Rancho Regional Brisas do Mondego, em 01 de Maio de 1977, conforme rezam os seus estatutos.

Na altura, devido à grande dificuldade em arranjar músicas e letras, recorreram ao serviço de musicólogos e de pessoas mais idosas, para recolha de letras, como
Jerónimo Ferreira, Angelino Ferrão, António Bichão e José Bracourt.

Usaram ao longo da sua actividade trajes três a saber: traje do 1º de Maio, o traje oficial e o traje etnográfico.
No traje do 1º de Maio, as raparigas usavam saia de fantasia de algodão florida, blusa branca com uma rosa vermelha ao peito, cachené de lã, meia branca rendada, chinelas de tricana e pandeireta com fitas de seda de várias cores. Os rapazes, calça preta, camisa branca com um cravo vermelho ao peito e uma cinta vermelha.
No traje oficial, as raparigas usavam saia vermelha, com barra de veludo preto, blusa branca de manga curta e tufada, colete preto de veludo com cordões vermelhos, avental azul claro com renda preta. Na cabeça, um chapéu preto de pequena aba, com lenço de três bicos vermelho pendente. Meia rendada branca e chinelos de tricana. Os rapazes, calça preta, camisa branca, colete preto, cinta vermelha e chapéu de aba preto.
O traje etnográfico, homenageava os usos e costumes das freguesias do nosso concelho ( treze à altura), num período que ia de 1875 a 1935. Estes, foram inspirados no estudo “Ronda das Freguesias”, da autoria do figueirense Dr. Ernesto Tomé.



A tocata do Rancho Regional Brisas do Mondego, era constituída por 2 acordeons, 2 clarinetes, 1 bandolim, uma viola, bombo, ferrinhos e reco-reco. Eram acompanhados pelas vozes de um casal solista e um coro.

O Rancho Regional Brisas do Mondego, apareceu com dois formatos: o rancho adulto e o infantil, criando ainda mais tarde, um grupo de variedades e um grupo de fados. Levou na altura bem longe o nome de Vila Verde, ao país e ao estrangeiro.


Fez a 1ª gravação em estúdio em 1984 e organizou, enquanto em actividade, vários festivais de folclore, alguns internacionais ( Espanha, México e Rússia). Em Abril de 1996, foi realizada a sua última Assembleia Geral.

Fonte: Rancho Regional Brisas do Mondego
“Brochura Historial Realizado no Ano de 1990”, por Arménio Gomes


Uma das últimas actuações do Rancho (Fig.Foz, 01/05/1996)

Para matar saudades, transcrevo a letra de uma marcha do rancho de então:


A Embaixada do Amor


Este rancho, vai a passar
Com aprumo e alegria
Vão passando, as raparigas
Relembrando este dia
Os rapazes todos garbosos
Junto a elas com muito ardor
Vão pedindo para passar
A embaixada do amor

Vamos em frente
Sempre a dançar e a cantar
Que ninguém tente
Com este rancho acabar
Já tudo sente
Que este rancho está na “berra”
Mas toda a gente
Tem que gostar da nossa terra


Esta a homenagem que o Moinho quis prestar a esta Instituição que muito deu em prol do folclore da nossa Freguesia e do nosso Concelho. O seu “desaparecimento”, a exemplo de outros, deixou uma lacuna cultural na Freguesia, que não mais foi preenchida.
O entusiasmo de todas as pessoas contactadas, para a recolha de elementos para este trabalho, significa a nostalgia daqueles tempos, que penso vai ser muito bom recordar. Não os vou citar todos os que me ajudaram neste trabalho, porque foram muitos e pode ficar alguém esquecido, mas a todos o obrigado sentido do “moleiro”.


Agora que os comentários sirvam para enriquecer e relembrar ainda mais, o que foi o Rancho Regional Brisas do Mondego. Até ao próximo álbum.

Delicie-se e clique na imagem abaixo e recorde aqueles tempos.....


Evolução da lingerie feminina ao longo dos anos

Foto enviada via mail por Ana Santos (2008 Mai 14 )

Desporto radical - A escalada ( será que é mesmo?)

Foto enviado via mail por Ana Santos (2008 Mai 14)

Combustíveis, novo aumento

A roubalheira continua. As petrolíferas, com a benção do governo, continuam a encher os cofres, à nossa custa. Foi o 15º aumento desde o início do ano. O governo, "preocupado com a situação" :-), já mandou averiguar o assunto desde o mês de Março e, os resultados, ainda ninguém conhece.
Também não admira, com a percentagem do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (IPP) fixa, quanto mais custar o litro de gasolina ou gasóleo, mais lucra o Estado.Se o governo anda preocupado com a situação, porque não baixa o IPP?

terça-feira, 13 de maio de 2008

Um artigo ir(real)

Delicie-se com este roteiro turístico dos nossos "irmãos" brasileiros.

Enviado via mail pela"tangerina" (2008 Mai 09). Pf clique na imagem.
Fiquei particularmente impressionado com o facto da 2ª Guerra Mundial ter arrasado 2/3 de Lisboa, mas graças a Deus, O Marquês de Pombal ressuscitou e recuperou a cidade :). O estreito de Gibraltar ligar Portugal ao Oceano Atlântico é digno de um verdadeiro expert em Geografia. Quanto ao falar-se fluentemente o espanhol, não é novidade, porque até aqui no blog, já se fala :). Devemos estar em presença de uma revista, vocacionada para viagens tipo "apanhados", só pode.

Nova lei torna ilegais os “consumos mínimos encapotados”

A nova Lei dos Serviços Públicos Essenciais, em vigor a partir de 26 de Maio, vai tornar ilegais taxas mensalmente cobradas pelas autarquias e empresas concessionárias nas facturas de consumo, nomeadamente da água e gás, alertam associações de consumidores. Em conferência de imprensa anteontem realizada em Coimbra em conjunto com a Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC), a Associação de Consumidores de Portugal (ACOP) anunciou que vai avançar com acções populares nos tribunais para travar a ilegalidade. Segundo o jurista Mário Frota, Presidente da APDC, todas as taxas que não tenham uma correspondência directa com um serviço prestado são proibidas, ao abrigo do nº2 do artigo 8 da Lei 12/2008, de 26 de Fevereiro, pois configuram um consumo mínimo. “A lei estabelece inequivocamente que são proibidos consumos mínimos”, salientou aquele responsável, citando como exemplo as “taxas de disponibilidade” do serviço de água que os serviços municipalizados ou as empresas concessionárias cobram em substituição do aluguer dos contadores, ou as do gás com a designação de “parte fixa” ou “termo fixo natural”. A APDC considera que se está também perante “consumos mínimos encapotados” na taxa de assinatura do telefone da PT (Portugal Telecom) e na “taxa de potência” da electricidade.
Fonte "O Figueirense" (2008 Mai 12)

Seca - Pipas :-)

Mulher de 80 anos fechou casal na cozinha para beber à vontade!

Sequestrou para ir à adega!
Rafael Mesquita, de 79 anos, e a mulher, Maria Augusta, de 78, passaram horas de grande aflição, quando foram fechados à chave na cozinha da sua própria casa por, segundo dizem, Odete Meireles, uma mulher de 80 anos, conhecida na aldeia de Carlão, no concelho de Alijó, como “seca-pipas”. Ao que foi apurado, há vários anos que Odete Meireles entra nas adegas dos vizinhos para beber uns copos às escondidas, mas sem nunca ter causado outros danos aos proprietários. Só que, recentemente, na adega de Rafael Mesquita, a octogenária, segundo conta o proprietário, terá confundido a cuba do vinho com a do azeite. Não gostou nada do que bebeu e, diz o agricultor, "resolveu vingar-se e fechou-nos na cozinha". Foram algumas horas de aflição que o casal viveu. "Ela viu a chave na porta, fechou-a, levou-a e foi-se embora", contou Rafael Mesquita. Ao verem-se fechados, desataram a gritar, mas não havia ninguém por perto. Vendo que o sequestro não terminava, o homem acabou por retirar algumas telhas, subir ao telhado da casa e gritar lá de cima por socorro. O caso, do qual não resultou nenhuma queixa, foi muito falado na aldeia e desde então as pessoas passaram a andar com a chave da adega no bolso. Odete Meireles nega e assegura que desde que fez um tratamento no Hospital de Vila Real nunca mais se embebedou.

Um pormenor de 5 litros!
Odete garante que fez uma desintoxicação no Hospital de Vila Real e que deixou de beber. Mas os vizinhos dizem que a abstinência foi sol de pouca dura. Há dias, como não encontrou vinho nas adegas, bebeu um garrafão de aguardente. Ficou em coma alcoólico e teve de ser assistida (é o que dá, haver se ela com o azeite ficou assim, não!).
Fonte "Correio da Manhã" (2008 Mai 12)

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Hoje é o Dia Mundial do Enfermeiro

A 12 de Maio de 1820 nasceu a mulher que haveria de ficar para a história como a mãe da enfermagem moderna: Florence Nightingale. Em sua homenagem institiuiu-se essa data como Dia Internacional do Enfermeiro. Durante a guerra da Crimeia, esta enfermeira inglesa de ascendência italiana levou a cabo uma verdadeira revolução no hospital militar do exército inglês na Turquia (1854), transformando por completo a tradicional prática da enfermagem. Florence Nightingale introduziu mudanças qualitativas ao nível da prestação de cuidados de saúde aos soldados, melhorando as condições sanitárias e de higiene e implementando medidas que foram ao encontro das necessidades dos pacientes e contribuíram para lhes proporcionar mais qualidade de vida em períodos de convalescença. No prazo de dois anos, Florence e a sua equipa de enfermeiras conseguiram baixar a taxa de mortalidade do hospital de 40 para apenas 2 por cento, provando que a enfermagem assumia um papel fundamental na prestação de cuidados de saúde. O trabalho rigoroso de Florence Nightingale e o sucesso das medidas que adoptou levaram-na a criar, em 1860, no St. Thomas Hospital, em Londres, a primeira escola de enfermagem, verdadeiro modelo inspirador do ensino da profissão no Ocidente.

domingo, 11 de maio de 2008

Sessão Solene do G.R.Vilaverdense

Não se portaram como "alguns dos tais distintos oradores" de que falava o senhor presidente da A.G. A alguns oradores, o GRV, não lhes diz nada e como tal nos seus discursos pouco disseram. Mas tinham que se dar a conhecer, que 2009 está já à porta. Ofereceram os seus préstimos e portanto ninguém lhes pode levar a mal. O representante da CMFF, aproveitou a situação, para responder a acusações, feitas por Azenha Gomes, da ACFF ( as acusações não foram feitas durante a Sessão Solene, entenda-se). Lá terá as suas razões, mas o local e a ocasião também não foram, na minha opinião, os melhores. Outros porém, mais conhecedores do GRV, resolveram abrilhantar a cerimónia, deixando escapar alguma da sua habitual azia, com ataques a "anónimos" e "heterónimos", como se eles alguma vez não o tivessem sido e, como se fossem aqueles os grandes culpados pelo que está a acontecer no Mundo, na nossa Freguesia e até no nosso Grupo. Tenham decência. Valeu o concerto da Filarmónica da S.B.U.Alhadense (5*)

Futsal do G.R.Vilaverdense

Resultados do fim de semana:
Juvenis - G.R.Vilaverdense 3 Lordemão 0
Femininos - G.R.Vilaverdense 5 E. Gondomar 3

A equipe de Juvenis, cumpriu com a sua obrigação e venceu naturalmente o seu penúltimo jogo na taça de encerramento.

A equipe feminina não podia ter terminado da melhor maneira a sua participação na Taça Nacional da categoria, vencendo de forma categórica, o vencedor da sua série, com uma bela exibição. Parabéns pela excelente época realizada.
No intervalo e com a presença de várias individualidades, foi entregue a taça e as respectivas faixas aos campeões distritais da categoria de Escolas. Cerimónia muito bonita.

Foto GRV

Fernando Ferreira, da AFC, entregou a taça de vencedor da época 2007/08 aos campeões


Também tinha sido anunciado a entrega de faixas à equipe feminina, antes do encontro que disputou, mas tal não aconteceu, sem que para isso houvesse alguma explicação. Como a época terminou ontem não sabemos quando se irá realizar tão simbólico acto.

Câmara exige compromisso escrito de arranjo de vias municipais afectadas pela A17

A autarquia da Figueira da Foz e nove freguesias do concelho atravessadas pela auto-estrada A17, exigiram um compromisso escrito da parte do consórcio construtor em como as vias municipais adjacentes serão reparadas antes da inauguração. O troço final da A17, auto-estrada que liga a Marinha Grande a Mira, estará concluído a 14 de Maio e deverá será inaugurado três dias depois. "Não aceitamos que a inauguração se efectue sem o compromisso escrito de que a situação anterior à obra será reposta" disse hoje aos jornalistas o vice-presidente da Câmara da Figueira da Foz, Lídio Lopes, no final de uma reunião com autarcas das nove freguesias atravessadas pela A17.
Posted on "O Figueirense" (2008 Mai 10)
E Já agora, se não lhes custar muito, que paguem também aos expropriados de terrenos.

A Frase

"Quem está no Governo tem de alinhar pela União Europeia (UE), que já dita 60% das nossas regras económicas. E a UE não está à esquerda. Também não está à direita... Mas a verdade é que a UE não tem uma orientação de esquerda e nós temos de alinhar pela UE."
"...António Guterres era um político muito comunicador. Falava três línguas línguas e ainda mais o português. Mas nunca conseguiu uma maioria absoluta..."
(Almeida Santos, presidente do PS, em entrevista no "Diário de Notícias". 11-5-2008)
Se a UE, não está à esquerda, nem à direita, está onde? Responda quem souber. Mas que realmente Almeida Santos se esforçou, esforçou. Ficámos todos muito mais esclarecidos. E as maiorias absolutas não têm de facto muito a ver com as lìnguas...:):)

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Album de Recordações

O Moinho, vai começar a editar um espaço denominado " Album de Recordações". Este, vai procurar mostrar um pouco do que tem sido o historial da nossa freguesia, ao longo dos anos, certamente um pouco esquecido por alguns e desconhecido por outros, relacionados com o associativismo ( teatro, bailes, desporto e outras actividades), passeios, folclore, Escola, Igreja (festas religiosas e pagãs), tradições, figuras típicas, enfim tudo que possa enriquecer o conhecimento dos "mais novos", mostrado pelos "menos novos" e que todos iremos adorar recordar/conhecer. Os trabalhos para publicação, podem ser entregues pessoalmente ao "moleiro", ou enviados via mail.
O primeiro album que já se encontra a ser preparado diz respeito ao rancho Regional Brisas do Mondego.

Parque de Campismo da Figueira da Foz, recruta colaboradores

A administração do parque de Campismo da Figueira da Foz, informa que se encontra aberto um processo de recrutamento, para colaboradores no período de Verão:
  • Nadador Salvador
  • Vigilantes
  • Recepcionistas
  • Socorristas

Todos os interessados deverão dirigir-se à recepção do parque de campismo, a fim de se candidatarem, entre os dias 08 e 19 de Maio (08,00 h- 19,00 h).

Requisitos mínimos: Os candidatos devem ter mais de 18 anos, dominarem a língua inglesa e terem conhecimentos de informática.

Amanhã, Dia da Europa

No dia 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.
Esta proposta, conhecida como
"Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de Maio como
"Dia da Europa".

O tema principal das comemorações em Portugal em 2008 será o Tratado de Lisboa. Na Figueira da Foz, irão decorrer actividades destinadas aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico:

- Bandeira da UE feita com flores de papel em azul e amarelo, num suporte de madeira;
- O Hino da Europa poderá ouvir-se durante todo o dia 9 de Maio, no espaço comum à Biblioteca e Museu Municipais;
- Biblioteca Municipal - Conto tradicional alemão "O Flautista de Hamelin" seguido de atelier de construção relacionado com a UE;
- Museu Municipal - "Paisagens poluídas e limpas" e "Museus na UE".
Consulte em Comissão Europeia - A União Europeia em Portugal, outros locais onde decorrerão comemorações.

Yoani Sánches, bloguer cubana impedida de ser homenageada em Espanha


Yoani Sánchez, bloguer cubana, devia ter chegado a Espanha no fim-de-semana passado, para receber ontem, na tradicional cerimónia no Círculo das Belas Artes de Madrid, o premio Ortega y Gasset de jornalismo. O galardão, instituído pelo diário El País, é um reconhecimento ao engenho e inovação de Yoani Sánchez: criar uma página web para discutir a situação cubana a partir de Cuba.


Yoani Sánchez, disse que não poderá viajar para Espanha para receber o prémio Ortega y Gasset porque "as autoridades cubanas não lhe deram permissão".

"O regime trata de nós, cidadãos cubanos, como crianças que precisam de autorização para sair de casa", insiste. É o bem conhecido paternalismo do autoritarismo. "É melhor encarar a situação deste modo, com algum sentido de humor, senão ficamos ainda mais deprimidos", diz Yoani. "Esta incómoda infância cívica pela qual necessito autorização para quase tudo", desabafa no seu blogue (www.desdecuba.com/generaciony), o mais popular de Cuba, com mais de um milhão de visitas por mês - quatro milhões em Março e Abril . "Antes eram os meus pais os que me vigiavam, agora a supervisão vem do Estado, sob a "protecção" deste rígido tutor não há espaço para jogos e, muito menos, para sair sozinha."
Tentem aceder ao blog referido para ver o que acontece. Parece que nem todos têm liberdade para aceder aos escritos de Yoani Sánches. Dá ideia que houve um "apagão" ou será do género "o programa segue dentro de momentos". Apagões para os nossos lados, por enquanto ainda não há, mas vontade a alguns não falta, não.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

G.R.Vilaverdense - Sessão Solene


Vai realizar-se no próximo domingo, dia 11 de Maio, pelas 18,00 horas, a Sessão Solene evocativa do 87º Aniversário do G.R.Vilaverdense, com a presença de distintos convidados.
Antes, pelas 16,00 horas, a Filarmónica da Sociedade Boa União Alhadense, brindará todos os presentes, com um concerto evocativo, que vai certamente ser do agrado de todos.

Parabéns e muitos anos de vida.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Praias - Bandeiras Azuis 2008

Nem todas as praias do nosso concelho, foram contempladas com a bandeira azul, para o ano de 2008. De acordo com informação hoje publicada pela Associação Bandeira Azul da Europa, apenas as praias do Relógio, Cova-Gala, Leirosa e Quiaios, reuniram os quesitos necessários para tal galardão.

Figueira da Foz _ A praia do relógio antiga

Futsal - Final Four de Séniores

Vão realizar-se nos próximos dias 17 e 18 de Maio, no Pavilhão Multi-Usos, em Coimbra, os jogos referentes à final four de futsal, na categoria de Séniores, da AFC. Para o primeiro dia estão agendados os seguintes encontros:
10,00 horas - Santa Clara vs C.R.I.Alhadense
12,00 horas - G.R.Vilaverdense vs Oliveira do Hospital
A final disputar-se-á entre as equipes vencedoras, no dia 18 de Maio, pelas 16,00 horas.
Vilaverdenses, vamos repetir Arrifana, do passado sábado e o próprio Multi-Usos de Coimbra, da final four feminina.Jornadas inesquecíveis.

Partidos Políticos, que grandes exemplos para o país

Tribunal multa partidos em 305 mil euros por irregularidades em 2004
O Tribunal Constitucional (TC) multou em quase 305 mil euros os partidos políticos por irregularidades nas contas do ano de 2004, sendo o CDS-PP o que vai pagar mais, 69.464 euros. O extenso acórdão 236/08, de 22 de Abril, determina que o PSD é o segundo mais penalizado, com uma multa de 67.636 euros (185 salários mínimos nacionais), e o PS o terceiro, com 66.539 euros (180 salários mínimos).Dos partidos com representação parlamentar, o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) é o que pagará menos – 4387,2 euros (12 salários mínimos) – seguindo-se o Bloco de Esquerda com 7312 (20 salários mínimos) e o PCP com 16.452 euros (45 salários mínimos).Todos os partidos foram multados pelo tribunal, o que acontece sem excepção desde 1994, ano em que o TC começou a analisar as contas. As irregularidades detectadas dizem respeito a falhas na apresentação da contabilidade total dos partidos (por não reflectir os gastos de todas as estruturas, da sede nacional às concelhias) ou ainda nos depósitos de donativos ou nos pagamentos.
"PS garante que partidos são mais rigorosos nas contas, mas Tribunal está mais exigente"
Que chatice os tribunais serem tão rigorosos.É só rir :) :) :)
Fonte "O Público" (2008 Mai 06 )

Os políticos "do antes" e "do depois"

"Não sei quem é o autor deste texto, mas parece-me feito de forma muito inteligente.
Este texto deve ser, naturalmente, entendido como um texto humorístico e não corresponde a nenhum texto de tomada de posse de nenhum partido. Mas sendo uma rábula humorística, é representativa de algum descrédito que certos sectores da nossa sociedade depositam, eventualmente, na classe política.

ANTES DA POSSE

Nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar nossos ideais
Mostraremos que é grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo de nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.

DEPOIS DA POSSE

Basta ler o mesmo texto acima, DE BAIXO PARA CIMA"

Enviado via mail por Paulo Bernardes (2008 Mai 06)

Simplesmente divinal...... E encaixa em todos os partidos, sem dúvida :) :) :)




segunda-feira, 5 de maio de 2008

Doar medula, dar VIDA

"«O Fábio de 15 anos, filho do nosso amigo Carlos Gomes (Gitos) operador de manobras na estação da Fontela, sofre de leucemia.
O Fábio está corajosamente a lutar contra a doença, mas precisa com urgência de arranjar uma pessoa dadora de medula compatível com a dele. Se queres ajudar basta que nos dês o teu contacto e que tenhas entre 18 a 45 anos.
Ás vezes um pequeno gesto como este, pode salvar uma vida e quem sabe se amanhã não vamos ser nós a precisar…
Agradeço, desde já, toda a vossa disponibilidade e não deixem de passar esta mensagem a todos os vossos amigos.


Contactos:

Carlos Gomes 965 390 644 e Bombeiros Municipais Fig. Foz 961 273 334 / 961 273 335

Nota: A recolha é no próximo dia 06 de Maio na Delegação da Cruz Vermelha da Figueira da Foz.Horário previsto da recolha: entre as 11 e as 19 horas»

RECEBIDO POR E-MAIL"

Fonte Blog "Confraria das Bifanas" (2008 Mai 05)

domingo, 4 de maio de 2008

Futsal do G.R.Vilaverdense

Resultados das jornadas do fim de semana:
Escolas - C.S.Figueiró do Campo 5 G.R.Vilaverdense 6
Juvenis - Meãs 5 G.R.Vilaverdense 5
Femininos - G.R.Vilaverdense 6 U. da Estação 2
Séniores - Chelo 3 G.R.Vilaverdense 4
Acabou a época para a nossa equipe de Escolas, selada com nova vitória, totalizando no campeonato, 22 jogos, 21 vitórias e apenas uma derrota, 156 golos marcados e 24 sofridos. Impressionante o percurso que realizaram, digno deste registo. Parabéns. Os Juvenis, já com a taça de encerramento ganha, apesar de não terem vencido, mantiveram a sua invencibilidade, quando ainda faltam disputar duas jornadas. As meninas rectificaram o resultado da primeira volta e despacharam a equipe de S.Pedro do Sul. Terminam no próximo fim de semana a sua participação na Taça Nacional, com uma prestação francamente positiva. Época realmente brilhante. Fazer melhor provavelmente seria difícil. Bem, em relação à equipe de séniores, já praticamente tudo se disse. Bem hajam pela enorme alegria que ontem nos proporcionaram. Agora no fim de semana de 17 e 18 de Maio, vamos fazer a dobradinha e trazer para Vila Verde o "caneco.
Resumindo:
  • três títulos distritais;
  • Uma taça da AFC;
  • Uma taça de encerramento.

E isto com quatro equipes em competição. É obra. Parabéns ao GRV.

Vilaverdense, campeão

A equipe sénior do G.R.Vilaverdense, ao vencer ontem, na Arrifana, o Chelo, por 4-3, sagrou-se campeão distrital da divisão de honra da AFC e ascendeu por mérito próprio à 3ª divisão nacional. Prémio mais que justo para o trabalho que foi desenvolvido ao longo da época, por atletas, técnicos e dirigentes. O Moinho associa-se a este feito do GRV, salientando o trabalho desenvolvido pelos atletas, dirigentes e equipe técnica, destacando, sem desprimor para os restantes, o João Pelicano, muitas vezes certamente injustiçado pelas críticas ( só chora que tem sentimentos). Eu também deixei jorrar as minhas lágrimas e não fui só eu, foram muitos. Para ele um abraço sentido. Finalmente um agradecimento para as centenas de acompanhantes da equipe. Foram irrepreensíveis no apoio à equipe. Nunca deixaram de acreditar. Também mereceram o título. O transbordar das emoções no final do encontro, a chegada triunfal a Vila Verde, são indicadores de que se encontra bem vivo o espírito do Grupo.

Viva o GRV


Parabéns Campeões


A caminho de Arrifana

A carregar baterias


Nervoso miudinho, no início do jogo


Aquecimento dos motores, rumo ao título

Cumprimentos iniciais da praxe

Gooooooo.....lo do Vilaverdense

Comemoração do título ( foi de arrepiar)


Jogadores a comemorar

Dia da Mãe



Ser Mãe


Beleza divina
é ter o ventre abençoado,
pra receber com todo amor
o filho que será gerado.


É amar sem fronteiras,
pelo instinto aflorado
e viver intensamente,
pelo filho tão amado.


Nem se vê e já se ama,
esse pedacinho de gente
que transforma nossa alma
e mexe com o coração da gente!
(Sanmantha Gonçalves)

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Petição pela Linha do Tua Viva

Vamos todos assinar a petição. É por uma boa causa. Para isso clique em:
http://www.PetitionOnline.com/tuaviva/petition.html
Enviado via mail por Paulo Bernardes (2008 Maio 01)

Porque amanhã é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Liberdade de imprensa é um dos princípios pelos quais um Estado democrático assegura a liberdade de expressão aos seus cidadãos e respectivas associações, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular.
Geralmente, refere-se a material escrito mas, segundo alguns autores, o termo "imprensa" pode, por vezes, alargar-se a outros meios de comunicação social. De qualquer forma, a liberdade de imprensa corresponde a uma garantia menos geral que a "liberdade de expressão", que se aplica a todas as formas de comunicação(por exemplo, nas artes).
Cada governo tem competências para legislar em relação a esta matéria de forma a classificar os assuntos que devem ser do conhecimento público ou não, de acordo com os interesses governamentais (mesmo em sociedades democráticas, existe o segredo de Estado, por exemplo).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_de_imprensa

Noite de Fados no G.I.M.Fontela

Amanhã, dia 03 de Maio, vai o G.I.M.Fontela realizar uma Grande Noite de Fado, que contará com a presença dos fadistas Luís Oliveira, Ribeirinho e Isabel Sousa, acompanhados pelo grupo de guitarras de Carlos Ligeiro. A reserva de mesas deverá ser solicitada, para o G.I.M.Fontela, ou através do telefone 233429862 e custará 15,00 €, para quatro pessoas. Este preço inclui caldo verde com tora, broa e azeitonas.

Futsal do G.R.Vilaverdense

Como era dia de festa na terra, as nossas equipes também a ela se quiseram associar e levaram de vencida os seus jogos. A saber:
Femininos - Lusitânia de Lourosa 1 G.R.Vilaverdense 6
Séniores - G.R.Vilaverdense 4 Chelo 2
As meninas mantêm o segundo lugar, na sua série, esperando uma escorregadela do líder, a equipe do Gondomar, para terem ainda aspirações à passagem à fase seguinte. Vamos acreditar que ainda é possível.
Quanto aos séniores e porque o jogo contava para a taça da AFC, ficaram apurados para a final four da competição. Os parabéns para todos.
Vamos sábado ao terreno do Chelo, carimbar o título distrital. Força GRV.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Vila Verde hoje, uma aldeia ainda mais bonita ...

Hoje, em Vila Verde, ninguém ficou indiferente à beleza e ao perfume imanado das suas ruas. Um punhado de gente, meteu mãos à obra e mostrou algo que ficará nos anais da sua história, engalanando as ruas por onde era efectuado o trajecto da procissão da tarde. Não há palavras para descrever o que de tão belo foi possível fazer/ver em Vila Verde. Lindo, lindo, lindo ... de morrer. Os vilaverdenses deram uma prova de que quando motivados, sabem mostrar que mantêm bem viva a sua auto estima. Pensem só o que seria Vila Verde, se todas as vontades e energias desta gente fossem aplicados noutro tipo de situações. Grande lição de bairrismo e amor à sua terra, como há muito tempo não se via. Um bem haja a todos os que tornaram possível esta "obra de arte" (feita quase toda sem projecto) . Melhor que as palavras só as fotos, para mais tarde recordar.

Rua de Santo Aleixo e Largo 25 de Abril

Rua da Calçada e Rua Mário Barraca

Largo do "Sereno" e Rua do Senhor da Coluna

Rua Casal do Luís e Rua do GRV