Este é um espaço dedicado não só aos naturais e residentes na freguesia de Vila Verde, concelho da Figueira da Foz, mas também àqueles que eventualmente nela estejam interessados. Será um espaço para divulgar um pouco aquilo que por cá se vai ou não fazendo. Será um blog de espírito crítico, mas sempre com sentido positivo. Não será portanto benvinda a crítica fácil e destrutiva.
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Moderação de Comentários
quinta-feira, 29 de maio de 2008
O Moinho de Vila Verde com o seu moleiro
Futsal do G.R.Vilaverdense
Central de Ciclo Combinado de Lares da EDP
terça-feira, 27 de maio de 2008
Rir alivia o stress :)
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Preço dos Combustiveis. Quanto e onde?
Festas de Nossa Senhora da Graça 2009
- Sopa de legumes
- Grelhados mistos
- Sobremesa surpresa
O preço da refeição é de 7,50 € (grátis para crianças até aos 12 anos).
E como o dia é de festa para as crianças, a Comissão reserva algumas surpresas para as mesmas.
Contactos: Tlm 966527805 / 912565204 __ Email festas09.nsg@gmail.comdomingo, 25 de maio de 2008
GRV - 10º Encontro de Musica Popular Portuguesa
Grupo "Alva e Açor" e Grupo "Terra Nostra"
A noite é bela
Vamos gozar
Este o refrão de uma bonita melodia interpretada por um dos grupos presentes no 10º Encontro de Música Popular Portuguesa, Grupo "Semibreves". A organização do evento, a cargo do Grupo Terra Nostra, a merecer, pela sua qualidade, os maiores rasgados elogios. A noite não estava bela como diz o refrão, mas nem por isso foi impeditiva da presença de uma boa e entusiasta assistência.
Ai minha avozinha
sábado, 24 de maio de 2008
Galp aumentou (novamente) o preço dos combustíveis
Fonte da Galp, em declarações á rádio TSF, explicou que a subida de preços estava prevista para quinta-feira, mas a empresa só procedeu à alteração esta madrugada devido a uma falha interna.
Assim, a partir das 00h00 de hoje, a gasolina sem chumbo 95 e 98 octanas nos postos da Galp subiu dois cêntimos por litro, para 1,49 euros e 1,63 euros, respectivamente, e o gasóleo sofreu um acréscimo de três cêntimos por litro, para 1,41 euros.
Recorde-se que a subida de preços foi anunciada para quinta-feira mas desmentida no próprio dia. Alegadamente, a informação teria passado para alguns revendedores devido a uma falha interna da empresa, pois não tinha ainda sido tomada uma decisão definitiva sobre o assunto. O próprio presidente da comissão executiva da GalpEnergia ignorava que a petrolífera tinha dado ordens para aumentar o preço dos combustíveis nesse dia. Posted on "Correio da Manhã" (2008 Mai 24 - 12,01 horas) (VAMOS LÁ A BOICOTAR O ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS NA GALP, BP E REPSOL)
Álbum de Recordações III
A Empresa Vidreira da Fontela foi constituída em 01 de Julho de 1919. No entanto, a fabricação teve o seu início apenas em 01 de Maio de 1920.
Na altura, a empresa teve que recorrer à “importação” de trabalhadores, não só na arte de trabalhar o vidro, mas também no empalhamento de garrafas e garrafões, oriundos sobretudo das zonas vidreiras de Amora e Marinha Grande. Muitos destes acabaram por se fixar por cá e constituir família.
A EVF, foi durante mais de 60 anos a maior unidade empregadora do distrito de Coimbra e marcou profundamente o desenvolvimento da nossa freguesia. A administração de então não descurou a vertente social dos seus funcionários, tendo construído habitações sociais para os mesmos e uma Creche para os seus filhos, que manteve em funcionamento, ao longo dos anos.
Em 1931, deu-se início ao fabrico de garrafas de champanhe, até aí importadas de França, Bélgica e Alemanha. Depois dos necessários ensaios, as Caves Raposeira e Monte Crasto, reconheceram nelas qualidade e passaram a ser preferenciais compradores. Em 1938, inicia-se a fabricação de vidro impresso. Entre as décadas de 40 e 60, dá-se a modernização da EVF e é abandonado o fabrico manual, passando ao semi-automático. Nos anos 60, deu-se início à fabricação de vidro impresso em contínuo. Em Julho de 1963, são inauguradas as novas instalações da Creche, com capacidade para 120 crianças. Hoje, nessas instalações, funciona o Centro de Estimulação Precoce da Fontela, da APPACDM da Figueira da Foz, mas ainda carinhosamente chamado “Creche da Fontela”. Em 1973, é instalada a que era na altura considerada a melhor “Composição do País” (mistura das matérias primas, que depois de fundidas resultavam no vidro). Em 1974, apesar do período conturbado de então, ainda instala um novo forno, que entretanto já não chega a laborar com a gerência de então. Este, após alguma alterações, foi posto a funcionar pela empresa sua “sucessora” Vimosa - Vidreira do Mondego SA.
Sucumbiu, depois de muitos dissabores, de muitas jornadas de luta, de muitas noites sem dormir, vergados às vezes pela lei do bastão, numa noite triste, escura e fria de natal, no ano de 1982. Nesse dia, uma árvore de Natal coberta com bandeiras pretas, junto à Fonte Luminosa da Figueira da Foz, simbolizava a agonia e a exalação do último suspiro da Empresa Vidreira da Fontela.
Este álbum, pretendeu homenagear e relembrar todos os que ao longo dos anos, de uma forma ou de outra, deram corpo à EVF, que marcou profundamente a nossa terra e sua gentes. Quem não tem na sua família algo que a ligue à EVF?
Veja as fotos. Nunca se sabe se nelas não encontrará uma sua ou de um dos seus. Um obrigado sentido ao Fausto Godinho, ex - funcionário da EVF, que tornou possível este trabalho, não só pelos textos facultados, mas também pelas fotos.
sexta-feira, 23 de maio de 2008
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Aumento dos combustíveis, uma novela da vida real
O presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, juntou-se ontem ao coro de protestos contra a actual carga fiscal sobre os combustíveis e, embora se tenha escusado a dizê-lo directamente, usou uma boa parte da conferência de imprensa para pressionar o Governo a baixar os impostos sobre os combustíveis.
Petróleo II
O preço do petróleo voltou hoje a bater um novo valor histórico, atingindo a marca de 130,05 dólares (82,54 euros) o barril no mercado de matérias-primas de Nova Iorque.
(Imaginem o que vai acontecer quando o dólar valorizar em relação ao euro....)
GRV - 10º Encontro de Música Popular Portuguesa
- Grupo de Cantares Alva e Açor - Côja
- Grupo de Cantares Zé Pró-Vinho - Caldas da Rainha
- Grupo de Cantares Semibreve - Pombal
- Grupo de Cantares Os Rouxinóis - Viseu
- Grupo de Cantares Terra Nostra - Vila Verde
segunda-feira, 19 de maio de 2008
PS exige suspensão de mandato do presidente da Câmara da Figueira da Foz, arguido num processo
domingo, 18 de maio de 2008
Futsal do G.R.Vilaverdense
Hoje, Dia Internacional dos Museus
sábado, 17 de maio de 2008
G.I.M.Fontela - Exposição "Artistas da Nossa Terra"
Na exposição, podem também ser apreciados, alguns dos trabalhos executados no âmbito das actividades do "Atelier de Artes e Decoração", a decorrer nas instalações do G.I.M.Fontela. Este atelier, teve início no mês de Fevereiro e conta já com 15 "alunos", sob a orientação da professora Patrícia Seguro Gabriel. As actividades, decorrem às segundas-feiras, das 21,00 às 23,00 horas e ainda são aceites inscrições para o mesmo.
Estão de parabéns não só os "artistas fontelenses" pelos trabalhos realizados, mas tanbém a direcção do G.I.M.Fontela, pela oportunidade que nos deu para os conhecer.
Cique para ver mais imagens |
Album de Recordações (II)
Equipe do GRV que disputou em 1966 um jogo na Marinha Grande - Em pé, da esquerda para a direita: (?), Barracho, Augusto Godinho, António Rodrigues (Toita), João Cardoso, José Marques (Zé Mau), Carlos Palas, Leonel Costa (treinador), Albertino Rodrigues (Charel). Em baixo, pela mesma ordem: Rogério, Manuel Moreira (Pintarroxo), Rui Bento, António Serra, Carlos Sêco (Barqueiro).
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Dia Internacional da família
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Álbum de Recordações (I)
No ano de 1976, um grupo de vilaverdenses, Carlos Eires, Gilberto Ramos e João Portulez, pensou formar um rancho, para participar nos festejos do 1º de Maio na Figueira da Foz. Foi tal o entusiasmo neles gerado, pelos rapazes e raparigas, que levou à formação de uma comissão que se encarregou de fundar o Rancho Regional Brisas do Mondego, em 01 de Maio de 1977, conforme rezam os seus estatutos.
Na altura, devido à grande dificuldade em arranjar músicas e letras, recorreram ao serviço de musicólogos e de pessoas mais idosas, para recolha de letras, como Jerónimo Ferreira, Angelino Ferrão, António Bichão e José Bracourt.
Usaram ao longo da sua actividade trajes três a saber: traje do 1º de Maio, o traje oficial e o traje etnográfico.
No traje do 1º de Maio, as raparigas usavam saia de fantasia de algodão florida, blusa branca com uma rosa vermelha ao peito, cachené de lã, meia branca rendada, chinelas de tricana e pandeireta com fitas de seda de várias cores. Os rapazes, calça preta, camisa branca com um cravo vermelho ao peito e uma cinta vermelha.
No traje oficial, as raparigas usavam saia vermelha, com barra de veludo preto, blusa branca de manga curta e tufada, colete preto de veludo com cordões vermelhos, avental azul claro com renda preta. Na cabeça, um chapéu preto de pequena aba, com lenço de três bicos vermelho pendente. Meia rendada branca e chinelos de tricana. Os rapazes, calça preta, camisa branca, colete preto, cinta vermelha e chapéu de aba preto.
O traje etnográfico, homenageava os usos e costumes das freguesias do nosso concelho ( treze à altura), num período que ia de 1875 a 1935. Estes, foram inspirados no estudo “Ronda das Freguesias”, da autoria do figueirense Dr. Ernesto Tomé.
A tocata do Rancho Regional Brisas do Mondego, era constituída por 2 acordeons, 2 clarinetes, 1 bandolim, uma viola, bombo, ferrinhos e reco-reco. Eram acompanhados pelas vozes de um casal solista e um coro.
O Rancho Regional Brisas do Mondego, apareceu com dois formatos: o rancho adulto e o infantil, criando ainda mais tarde, um grupo de variedades e um grupo de fados. Levou na altura bem longe o nome de Vila Verde, ao país e ao estrangeiro.
Fez a 1ª gravação em estúdio em 1984 e organizou, enquanto em actividade, vários festivais de folclore, alguns internacionais ( Espanha, México e Rússia). Em Abril de 1996, foi realizada a sua última Assembleia Geral.
Fonte: Rancho Regional Brisas do Mondego
“Brochura Historial Realizado no Ano de 1990”, por Arménio Gomes
Uma das últimas actuações do Rancho (Fig.Foz, 01/05/1996)
A Embaixada do Amor
Este rancho, vai a passar
Com aprumo e alegria
Vão passando, as raparigas
Relembrando este dia
Os rapazes todos garbosos
Junto a elas com muito ardor
Vão pedindo para passar
A embaixada do amor
Vamos em frente
Sempre a dançar e a cantar
Que ninguém tente
Com este rancho acabar
Já tudo sente
Que este rancho está na “berra”
Mas toda a gente
Tem que gostar da nossa terra
Esta a homenagem que o Moinho quis prestar a esta Instituição que muito deu em prol do folclore da nossa Freguesia e do nosso Concelho. O seu “desaparecimento”, a exemplo de outros, deixou uma lacuna cultural na Freguesia, que não mais foi preenchida.
O entusiasmo de todas as pessoas contactadas, para a recolha de elementos para este trabalho, significa a nostalgia daqueles tempos, que penso vai ser muito bom recordar. Não os vou citar todos os que me ajudaram neste trabalho, porque foram muitos e pode ficar alguém esquecido, mas a todos o obrigado sentido do “moleiro”.
Agora que os comentários sirvam para enriquecer e relembrar ainda mais, o que foi o Rancho Regional Brisas do Mondego. Até ao próximo álbum.
Delicie-se e clique na imagem abaixo e recorde aqueles tempos.....
Combustíveis, novo aumento
Também não admira, com a percentagem do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (IPP) fixa, quanto mais custar o litro de gasolina ou gasóleo, mais lucra o Estado.Se o governo anda preocupado com a situação, porque não baixa o IPP?
terça-feira, 13 de maio de 2008
Um artigo ir(real)
Nova lei torna ilegais os “consumos mínimos encapotados”
Seca - Pipas :-)
Sequestrou para ir à adega!
Rafael Mesquita, de 79 anos, e a mulher, Maria Augusta, de 78, passaram horas de grande aflição, quando foram fechados à chave na cozinha da sua própria casa por, segundo dizem, Odete Meireles, uma mulher de 80 anos, conhecida na aldeia de Carlão, no concelho de Alijó, como “seca-pipas”. Ao que foi apurado, há vários anos que Odete Meireles entra nas adegas dos vizinhos para beber uns copos às escondidas, mas sem nunca ter causado outros danos aos proprietários. Só que, recentemente, na adega de Rafael Mesquita, a octogenária, segundo conta o proprietário, terá confundido a cuba do vinho com a do azeite. Não gostou nada do que bebeu e, diz o agricultor, "resolveu vingar-se e fechou-nos na cozinha". Foram algumas horas de aflição que o casal viveu. "Ela viu a chave na porta, fechou-a, levou-a e foi-se embora", contou Rafael Mesquita. Ao verem-se fechados, desataram a gritar, mas não havia ninguém por perto. Vendo que o sequestro não terminava, o homem acabou por retirar algumas telhas, subir ao telhado da casa e gritar lá de cima por socorro. O caso, do qual não resultou nenhuma queixa, foi muito falado na aldeia e desde então as pessoas passaram a andar com a chave da adega no bolso. Odete Meireles nega e assegura que desde que fez um tratamento no Hospital de Vila Real nunca mais se embebedou.
Um pormenor de 5 litros!
Odete garante que fez uma desintoxicação no Hospital de Vila Real e que deixou de beber. Mas os vizinhos dizem que a abstinência foi sol de pouca dura. Há dias, como não encontrou vinho nas adegas, bebeu um garrafão de aguardente. Ficou em coma alcoólico e teve de ser assistida (é o que dá, haver se ela com o azeite ficou assim, não!). Fonte "Correio da Manhã" (2008 Mai 12)
segunda-feira, 12 de maio de 2008
Hoje é o Dia Mundial do Enfermeiro
domingo, 11 de maio de 2008
Sessão Solene do G.R.Vilaverdense
Não se portaram como "alguns dos tais distintos oradores" de que falava o senhor presidente da A.G. A alguns oradores, o GRV, não lhes diz nada e como tal nos seus discursos pouco disseram. Mas tinham que se dar a conhecer, que 2009 está já à porta. Ofereceram os seus préstimos e portanto ninguém lhes pode levar a mal. O representante da CMFF, aproveitou a situação, para responder a acusações, feitas por Azenha Gomes, da ACFF ( as acusações não foram feitas durante a Sessão Solene, entenda-se). Lá terá as suas razões, mas o local e a ocasião também não foram, na minha opinião, os melhores. Outros porém, mais conhecedores do GRV, resolveram abrilhantar a cerimónia, deixando escapar alguma da sua habitual azia, com ataques a "anónimos" e "heterónimos", como se eles alguma vez não o tivessem sido e, como se fossem aqueles os grandes culpados pelo que está a acontecer no Mundo, na nossa Freguesia e até no nosso Grupo. Tenham decência. Valeu o concerto da Filarmónica da S.B.U.Alhadense (5*)
Futsal do G.R.Vilaverdense
Femininos - G.R.Vilaverdense 5 E. Gondomar 3
A equipe feminina não podia ter terminado da melhor maneira a sua participação na Taça Nacional da categoria, vencendo de forma categórica, o vencedor da sua série, com uma bela exibição. Parabéns pela excelente época realizada.
Foto GRV
Câmara exige compromisso escrito de arranjo de vias municipais afectadas pela A17
A Frase
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Album de Recordações
Parque de Campismo da Figueira da Foz, recruta colaboradores
- Nadador Salvador
- Vigilantes
- Recepcionistas
- Socorristas
Todos os interessados deverão dirigir-se à recepção do parque de campismo, a fim de se candidatarem, entre os dias 08 e 19 de Maio (08,00 h- 19,00 h).
Requisitos mínimos: Os candidatos devem ter mais de 18 anos, dominarem a língua inglesa e terem conhecimentos de informática.
Amanhã, Dia da Europa
Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de Maio como "Dia da Europa".
- Bandeira da UE feita com flores de papel em azul e amarelo, num suporte de madeira;
Yoani Sánches, bloguer cubana impedida de ser homenageada em Espanha
"O regime trata de nós, cidadãos cubanos, como crianças que precisam de autorização para sair de casa", insiste. É o bem conhecido paternalismo do autoritarismo. "É melhor encarar a situação deste modo, com algum sentido de humor, senão ficamos ainda mais deprimidos", diz Yoani. "Esta incómoda infância cívica pela qual necessito autorização para quase tudo", desabafa no seu blogue (www.desdecuba.com/generaciony), o mais popular de Cuba, com mais de um milhão de visitas por mês - quatro milhões em Março e Abril . "Antes eram os meus pais os que me vigiavam, agora a supervisão vem do Estado, sob a "protecção" deste rígido tutor não há espaço para jogos e, muito menos, para sair sozinha."
Tentem aceder ao blog referido para ver o que acontece. Parece que nem todos têm liberdade para aceder aos escritos de Yoani Sánches. Dá ideia que houve um "apagão" ou será do género "o programa segue dentro de momentos". Apagões para os nossos lados, por enquanto ainda não há, mas vontade a alguns não falta, não.
quarta-feira, 7 de maio de 2008
G.R.Vilaverdense - Sessão Solene
terça-feira, 6 de maio de 2008
Praias - Bandeiras Azuis 2008
Futsal - Final Four de Séniores
Partidos Políticos, que grandes exemplos para o país
Os políticos "do antes" e "do depois"
"Não sei quem é o autor deste texto, mas parece-me feito de forma muito inteligente.
Este texto deve ser, naturalmente, entendido como um texto humorístico e não corresponde a nenhum texto de tomada de posse de nenhum partido. Mas sendo uma rábula humorística, é representativa de algum descrédito que certos sectores da nossa sociedade depositam, eventualmente, na classe política.
ANTES DA POSSE
Nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar nossos ideais
Mostraremos que é grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo de nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.
DEPOIS DA POSSE
Basta ler o mesmo texto acima, DE BAIXO PARA CIMA"
Enviado via mail por Paulo Bernardes (2008 Mai 06)
Simplesmente divinal...... E encaixa em todos os partidos, sem dúvida :) :) :)
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Doar medula, dar VIDA
"«O Fábio de 15 anos, filho do nosso amigo Carlos Gomes (Gitos) operador de manobras na estação da Fontela, sofre de leucemia.
O Fábio está corajosamente a lutar contra a doença, mas precisa com urgência de arranjar uma pessoa dadora de medula compatível com a dele. Se queres ajudar basta que nos dês o teu contacto e que tenhas entre 18 a 45 anos.
Ás vezes um pequeno gesto como este, pode salvar uma vida e quem sabe se amanhã não vamos ser nós a precisar…
Agradeço, desde já, toda a vossa disponibilidade e não deixem de passar esta mensagem a todos os vossos amigos.
Contactos:
Carlos Gomes 965 390 644 e Bombeiros Municipais Fig. Foz 961 273 334 / 961 273 335
Nota: A recolha é no próximo dia 06 de Maio na Delegação da Cruz Vermelha da Figueira da Foz.Horário previsto da recolha: entre as 11 e as 19 horas»
RECEBIDO POR E-MAIL"
Fonte Blog "Confraria das Bifanas" (2008 Mai 05)
domingo, 4 de maio de 2008
Futsal do G.R.Vilaverdense
- três títulos distritais;
- Uma taça da AFC;
- Uma taça de encerramento.
E isto com quatro equipes em competição. É obra. Parabéns ao GRV.
Vilaverdense, campeão
Viva o GRV
Parabéns Campeões
Nervoso miudinho, no início do jogo
Aquecimento dos motores, rumo ao título
Cumprimentos iniciais da praxe
Gooooooo.....lo do Vilaverdense
Comemoração do título ( foi de arrepiar)
Jogadores a comemorar
Dia da Mãe
sexta-feira, 2 de maio de 2008
Petição pela Linha do Tua Viva
Porque amanhã é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
Cada governo tem competências para legislar em relação a esta matéria de forma a classificar os assuntos que devem ser do conhecimento público ou não, de acordo com os interesses governamentais (mesmo em sociedades democráticas, existe o segredo de Estado, por exemplo). http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_de_imprensa
Noite de Fados no G.I.M.Fontela
Futsal do G.R.Vilaverdense
quinta-feira, 1 de maio de 2008
Vila Verde hoje, uma aldeia ainda mais bonita ...
Rua de Santo Aleixo e Largo 25 de Abril
Rua da Calçada e Rua Mário Barraca
Largo do "Sereno" e Rua do Senhor da Coluna
Rua Casal do Luís e Rua do GRV