sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PS da Figueira da Foz aprova lista à Câmara contra vontade do candidato

O PS da Figueira da Foz aprovou hoje de madrugada, por maioria, os primeiros quatro nomes da lista à Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas, contra a vontade do candidato e atual presidente da autarquia, João Ataíde.

O presidente da comissão política concelhia do PS levou à votação, na reunião daquele órgão, na noite de quarta-feira, a indigitação de João Ataíde como candidato socialista à Câmara (aprovada com 35 votos a favor e 15 contra) e uma segunda proposta que incluía os atuais vereadores Carlos Monteiro e Isabel Cardoso e o próprio líder concelhio, João Portugal, nos lugares seguintes da lista camarária.

A lista, aprovada por maioria, com 29 votos a favor, 21 contra e três votos em branco, tem a oposição de João Ataíde que, em declarações à agência Lusa, considerou "um disparate" o processo. "Eu aceito a indigitação, mas não aceito essa lista. Não aceito e o João Portugal sabe que não aceito", disse o presidente da Câmara, independente eleito pelo PS.

João Ataíde, que não participou na reunião da comissão política socialista, manifestou-se "disponível" para levar na lista, pela mesma ordem, as pessoas que com ele trabalham no atual mandato - o executivo minoritário constituído, para além dele próprio, pelo vice-presidente Carlos Monteiro, militante do PS e os independentes Isabel Cardoso e António Tavares - reafirmando a sua oposição à ordenação de lugares decidida pelo órgão local do PS.

"Acha que podia aceitar qualquer lista? Conhece alguma câmara neste país, alguma autarquia, à qual o candidato tenha sido indigitado junto com uma lista? Isto é um disparate, deve haver algo de muito errado com os estatutos do partido para imporem uma lista a um candidato", lamentou o autarca.

Ouvido pelos jornalistas, no final da reunião, João Portugal afirmou que a lista, submetida à votação e aprovada, foi decidida "em consenso" com João Ataíde e o "vice" camarário e da concelhia do PS Carlos Monteiro.

"Não é uma lista que vai contra a vontade do presidente da Câmara. Nós tivemos uma reunião e entendemos que é uma lista que poderia, poderá e vai reunir o consenso", contrapôs João Portugal.

No entanto, questionado nesse sentido, o presidente da concelhia recusou pronunciar-se sobre se sabia que a lista proposta e agora aprovada não tinha o aval do candidato e atual presidente da autarquia.

"Isso são questões do foro interno, não vou entrar nessa discussão", frisou João Portugal.

Embora o dirigente do PS tenha começado por afirmar que os três nomes para a vereação e o do candidato a presidente da Câmara "foram aprovados e estão fechados" pelos órgãos locais e que "neste momento, só pode haver votação para o resto da lista", acabou por admitir que, estatutariamente, a questão poderá ser decidida pela Comissão Nacional do partido.

"Pode haver uma avocação da Comissão Nacional por dois terços, o que não me parece. Não tem havido em lado nenhum do país", sublinhou João Portugal.


Agência Lusa (2013 Fev 14)

Sem comentários: