quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A Frase

"Seria bom que a Oposição não confundisse o direito que ganhou de obrigar o Governo a dialogar com a humilhação a que o pretende sujeitar de cada vez que esse diálogo for necessário".
José Leite Pereira, "Jornal de Notícias", 04-11-2009
Na minha modesta opinião, parece que o governo não está nada interessado em dialogar com a oposição. O programa de governo apresentado na AR é disso prova. Apesar de não ser muito do seu agrado, Sócrates já devia ter entendido que o povo lhe retirou a maioria absoluta e que agora necessita de procurar consensos / entendimentos. A política do "quero, posso e mando" do governo anterior, não se ajusta à nova situação de um governo minoritário. Mas o que Sócrates realmente quer, é que comecem os conflitos com a AR para assim vir invocar falta de condições de governabilidade e provocar eleições antecipadas, à procura de nova maioria absoluta. Houve alguém que disse que este era um governo para dois anos. Veremos se aguenta tanto tempo.
O Moleiro, Blog "O Moinho", 2009 Nov 04

4 comentários:

Anónimo disse...

O povo retirou a maioria ao PS, no entanto e apesar de eu não concordar com o programa de governo, a responsabilidade desse programa também é da oposição que não se disponibilizou para criar entendimentos com este governo.
Votei PSD por isso estou de consciencia tranquila neste comentário.
Ao não se entenderem com o governo os partidos da oposição parecem aqueles ladrões que ficaram à porta a assobiar para o ar à espera que o ladrão que dá a cara (PS) consiga trazer alguma coisa. Se der para o torto não podem ser condenados.
Um homem de Vila Verde que já morreu, disse-me um dia "Só nunca erra quem nada faz". Parece-me que a oposição nada vai fazer, assim não erram.

Anónimo disse...

É por esta atitude da oposição que Portugal não vai a lado nenhum, porque uns querem o pelouro e outros que já o tiveram andaram 4 anos a tentar puxar a carroça para levar a água ao moinho onde a fonte estava longe, mas agora a mesma tende em secar...quem vai pagar por estes erros?? somos nós todos, quer queiram quer não...assim não vamos a lado nenhum, muito menos prah frente, porque para a frente só temos o mar e assim afogamo-nos todos, é pena que a oposição não seja responsabilizada também pelo que teima e não teima...acho que daqui a meses vamos ter novas eleições e isso será bom para nós? Será bom voltar-mos aos anos 80 (tempo do Cavaco)? é isto que se pretende?...teriamos muito que criticar, mas como o outro dizia "Só nunca erra quem nada faz" mas ao menos tentem ajudar...

Anónimo disse...

Creio que a oposição ainda não percebeu que acabaram as facilidades para a oposição. É fácil clamar contra a maioria absoluta, mas ela protege os partidos da oposição na sua própria irresponsabilidade. Votar aquilo que lhes parece mais popular num dado momento, sem que isso tenha quaisquer consequências, por se poder imputar toda a responsabilidade ao partido maioritário, é um truque que deixou de funcionar. Quando o voto da oposição pode "governar" o país, bloqueando medida após medida, a coisa pia mais fino.
Assumir as responsabilidades é, por vezes, doloroso. É bom que a oposição se habitue a isso. Por que é no Parlamento que vão jogar-se os argumentos e os votos, agora que tudo isso tem muito mais peso e gravidade na realidade da governação. Uma gravidade de que esta oposição já se tinha esquecido. Ficar sentado à espera que o artista em palco se espalhe, para depois vender os cacos pelo melhor preço, deixou de ser a opção simples para uma oposição que só saiba repetir o apelo ao diálogo para esconder a sua própria rigidez. Chegou o momento de saber onde está verdadeiramente a arrogância...
Que a barraca vai começar a abanar ,isso vai...

Red Blogger disse...

Sr. Anónimo das 18:56
Está redondamente enganado, desculpe desorientado, porque tem a Europa nas costas. Por isso tire os pés da água e caminhe na direcção certa O gPS está noutra orientação e nunca Portugal teve tanta gente a fazer o que o gPSD já deveria ter feito à muito tempo. Só que faltou a coragem política para o fazer, sabe não dá votos, mas mesmo assim veja a figura que está a fazer. Guerra aberta pelo ploiro interno. Está velho e com a velha, história já não enganam ninguem mesmo com eleições tão direccionadas a Socrates, esqueceram-se de fazer um programa eleitoral alternativo e mesmo assim levaram o selo.
Deus queira que o Cavaco não leve o mesmo rumo do presidente françês, depois de sair do eliseu, vai responder pelo crime de peculato, porque a sobra do BPN ainda paira sobre os seus ministros e quando ralham as comadres sempre se descobrem as verdades...