sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

BOCAS DELATORAS

Caros leitores,
Desde já gostaríamos de agradecer a disponibilidade dispensada pelo Sr. Rogério Afonso em nos conceder este espaço de publicação.
Somos alunos do 12º Ano da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho. Na Área de Projecto, no início do ano lectivo, foi-nos pedido que fizéssemos um trabalho que integrasse os conhecimentos adquiridos até à data e se inserisse no âmbito das nossas expectativas futuras. Porque somos de humanidades e porque queremos ingressar no ensino superior em áreas minimamente relacionadas com história, elegemos o Estado Novo, por ser um período muito rico em factos históricos.
Um dos nossos objectivos é interagir com a comunidade em geral, ir para além do que está documentado, ou seja: recolher testemunhos, história, imagens de pessoas que viveram esse tempo, pessoas que estudaram num tempo em que quase era proibido pensar e ainda menos criticar. Agradecemos portanto a vós, leitores, que nos enviem todo o material, para que possamos trabalhá-lo, e difundi-lo, desmistificando, quem sabe, algumas ideias preconcebidas.
O material poderá ser enviado através de e-mail para: areaprojecto.oestadonovo@gmail.com, ou para o nosso blog http://ovelhoestadonovo.blogspot.com, onde temos um questionário ao qual pode responder, ou através de um comentário neste post.
Os resultados desta pesquisa serão postados no nosso blog.
(Enviado via e-mail por Carolina Cordavias, Inês Cabete e Sérgio Gonçalves, alunos do 12º Ano da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho)

6 comentários:

Anónimo disse...

Boas noticias pessoal. Parece finalmente ter aparecido alguem que se interessa pela nossa historia que tal pedir-lhes que descubram a quem pertense a zona da morraceira, se a Vila Verde se a Lavos, pois pelo que sei uns certos fanfarrões de Lavos preparanse para lhe meter a mão e a nossa junta de freguesia parece nada fazer para defender o nosso possivel património. Com o nosso descuido ou vai ou racha.

Anónimo disse...

Boa amigo foi bem lembrada segundo sei parece que vamos mesmo ter de abdicar daquela area para os lavoenses, axo que já há um acordo autarquico em troca da etár nós sediamos a morraceira a lavos

Zé Amílcar disse...

Falar do Estado Novo, é falar do Dr. António Oliveira Salazar, Presidente do Conselho de Ministros - o maior ditador da História de Portugal.

Falar de Salazar, é falar da minha infância. Dos 7 aos 10 anos (1956/60), estudei na Escola do ditador no Vimieiro em Santa Comba Dão.
Muitas estórias poderia contar, acerca da maior personagem portuguesa de todos os tempos (segundo inquérito da R.T.P.). Além
da sua Escola, conheci a sua família (suas manas e sobrinhos), a sua casa, a quinta, a sua segurança (PIDE), a Mocidade Portuguesa, as suas férias no Vimieiro, a sua governanta (criada), a estação da C.P. e os combóios onde viajava.

Estou disponivel para colaborar c/ o trabalho destes estudantes (assim
o queiram).
Bom trabalho.

Zé Amílcar

Estado Novo disse...

Caro Sr. Zé Amilcar,

Agradecemos a disponibilidade prestada e gostariamos de saber como contactá-lo, uma vez que temos bastante curiosidade em ouvir o que tem para contar

Melhores Cumprimentos

Carolina Cordavias, Inês Cabete e Sérgio Gonçalves

Estado Novo disse...

Sr. Rogério Afonso,

Pedimos uma vez mais desculpa pelo incomodo, mas gostariamos de fazer uma correcção do e-mail do post, uma vez que só agora constatamos a incorrecção:

O nosso mail é: areaprojecto.oestadonovo@gmail.com
e não o que lhe enviamos no post,

Agradeciamos que revisse essa situação, não lhe querendo causar muito incomodo,

Melhores Cumprimentos

Carolina Cordavias
Inês Cabete
Sérgio Gonçalves

"O moleiro" disse...

Meus amigos:

Já fiz a devida correcção do vosso e-mail. Estejam à vontade não causam quisquer incómodos, antes pelo contrário.