À pergunta do "Moinho": " Nestes três anos, como classifica a actuação do governo de Sócrates", os leitores responderam:
Muito má 34,9%
Péssima 31,7%
Boa 23,8%
Razoável 4,8%
Óptima 4,8%
Observa-se uma apreciação negativa por parte de 66,6% das participações, ao passo que 33,4 fazem uma apreciação positiva. Significativo. Tirem as vossas conclusões.....
1 comentário:
Do ponto de vista técnico não dá para titrar conclusões:
1- Qual foi o universo da amostragem?
2- Qual é o tamanho da amostra?
3- Durante quantos dias esteve a sondagem no ar?
4- Quantas votos foram efectuados?
5- Quantas pessoas votaram? (sim, porque basta a mesma pessoa entrar noutro computador ao lado ou abrir uma sessão com identidade diferente, para o sistema de votação não detectar que é a mesma pessoa :-)) A net tem destas coisas: podemos criar tantas identidades pró-Socrates ou anti-Sócrates quanto desejarmos :-)
Naturalmente que, pondo de parte os aspectos técnicos, é signifiativo que 66,6% ache que a governação de Sócrates seja negativa. Mas não deixa de ser significativo que tenha 33,4% a ache positiva. Isso, na prática significa que o PS ganharia novamente as eleições. Sem maioria absoluta, naturalmente, mas ganharia...
Conclusão: para tirar o PS do governo a oposição tem de se mobilizar, criar um projecto de governação válido e convencer os eleitores a darem expressão ao seu descontentamento nas urnas.
Enviar um comentário