terça-feira, 12 de julho de 2011

Portugal coloca os F-16 à venda



O Estado português tem à venda dez aeronaves F-16 e a força aérea do Paquistão "solicitou informações" sobre estas aeronaves, refere o Relatório de Execução da Lei de Programação Militar de 2010.
Fonte "DN" 2011 Jul 12

Já agora podiam vender também os submarinos

9 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que os vão vender porque cada um representou 5 hospitais,ou 50 creches ou centros de saúde ou lares ou outros meios de desenvolvimento e apoio a menos no país...pque os aviões normalmente representam morte os hospitais e centros de saúde representam vida e não há nada mais importante que a vida---além disso podem vendê-los para onde são úteis que é em países de terceiro mundo para os manter ainda + pobres.
Triste país que tão mal governado tem sido e os militares têm grande culpa desta situação,basta ler o relatório da wikileaks para perceber...

carlos alberto disse...

Remetia o estimado anonimo para este link http://www.jornaldefesa.com.pt/conteudos/view_txt.asp?id=398 e lê-se a finalidade de termos forças armadas. E pense que está inserido numa aldeia globalizante, e quem lhe vend os avioes, submarinos, tanques, etc...é aquele que lhe empresta e a todos nós o dinheiro para que não nos afundemos logo. Nunca ouviu dizer " dar com uma mão e tirar com a outra"? O que diz é poesia, seja pragmatico!..

Anónimo disse...

Ok vou ser pragmático se os milhões gastos inutilmente na guerra do ultramar tivessem sido gastos no desenvolvimento social e cultural do nosso país estaría-mos certamente a falar de outras coisas.
Para além disso os complexos militares industriais apenas interessam a países que têm realmente poder e usam esse poder para se projectarem além fronteiras e continuarem através das vendas de material militar a sugar e a impedir o desenvolvimento dessas nações compradoras porque o dinheiro investido em armas não contribui para o desenvolvimento.
Desenvolvimento quer dizer melhor suporte de vida e não vejo onde é que instrumentos de morte possam contribuir para a vida.
Reveja a história e pense quantos milhões de mortos já houve por haver pessoas como você que defendem os instrumentos da guerra mas não se preocupam que não haja um lar na sua aldeia ou vila.
Pense nos seus filhos e netos e se gostaria de os ver envolvidos em guerras ou se preferia que fossem profissionais da saude?
não queira para os outros aquilo que não quer para si.

Pedro Silva disse...

Mais um que se quer ver livre dos pais. O importante é ter um lar para o anónimo e outros como ele despejarem os paizinhos e os avozinhos porque já lhe são um empecilho. Realmente os militares são desculpa para tudo. Primeiro imforme-se do serviço que os militares prestam ao país e depois diga o que entende, mais bem fundamentado. Não se esconda atrás do anónimo.

Anónimo disse...

Ao sr. Pedro Silva.
Por acaso sou de Vila Verde onde os meus pais residem e onde espero que continuem a residir com saúde e para mim ainda não são empecilho.
A minha "revolta" para com as forças armadas do País é derivada de em poucos anos ter assistido e até vivido situações caricatas com eles o que me leva a ter algum sentido crítico quanto a essas situações.
Esta dos aviões é mais uma porque quando foram comprados foi para fazerem parte da esquadrilha de F 16 operacional, só que nunca foram desencaixotados nem sequer estava previsto que o fossem.
Serviram de contrapartida a negócios um pouco como nos submarinos.
Atrevo-me a recordar-lhe que desde 1926 os militares estiveram sempre na esfera do poder e foram suporte de 1 ditadura que durou quase 50 anos.
Embrenharam-se numa guerra contra a corrente e ainda por cima em 3 frentes coisa que qualquer manual da guerra desaconselha.
Agora francamente eu não estou preocupado só com os meus pais mas sim com toda a geração do pós guerra a chamada geração baby-boom que infelizmente vai ter que arcar com esta crise e ainda vai ter de construir os seus lares e centros de apoio porque houve uma geração de políticos e militares"grisalha" que não teve como prioridade nem preocupação para o que vai suceder a este país por falta de apoios e estruturas sociais.
Coloco a seguinte questão o que é que prefere 1 avião que custa 50 milhões de Euros( preços actuais) e que nunca voou ou 50 lares a um milhão deuros (preços actuais) que dêem bem estar a 3500 idosos alguns dos quais podem ser os seus pais ou avós?

Pedro Silva disse...

Só lhe vou adiantar uma coisa sr anónimo, aqueles que hoje nos governam e a aqueles que num passado recente nos deixaram neste buraco quantos foram à tropa. Excepção feita ao Presidente da República, nenhum. Pense nisso. Quanto ao resto só posso lamentar o falar sem conhecimento do que diz.

Anónimo disse...

Cavaco Silva elogia Forças Armadas
"Nem sempre os portugueses têm conhecimento das acções de serviço público levadas a cabo pelas nossas Forças Armadas", disse ontem o Presidente da República, no final de um exercício de busca e salvamento protagonizado pela Marinha e Força Aérea, no Comando Naval de Lisboa, em Oeiras.
Visivelmente agradado com o que viu e ouviu, Cavaco Silva explicou que o propósito da sua visita era o de "prestar homenagem a estes homens e mulheres que, com grande coragem, se dedicam a salvar vidas". O Presidente defendeu o aperfeiçoamento da cooperação entre as Forças Armadas e a Protecção Civil, sublinhando que "o mais importante é a organização". Mas, para se atingir estes níveis de excelência, "é preciso um treino intensivo e de cooperação", sublinhou.

Anónimo disse...

Para o anónimo.
Mais um exemplo da missão das Forças Armadas:Apreendidas 1,3 toneladas de haxixe em PortimãoPor Redacção

Foram apreendidas, esta quinta-feira, em Portimão, cerca de 1,3 toneladas de haxixe que estavam escondidas no interior de uma embarcação.

Na sequência da operação conjunta da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) da PJ e da Polícia Marítima, foram ainda apreendidos dois veículos de alta cilindrada e a embarcação onde tinha sido transportada a droga.

Houve ainda lugar à detenção de dois indivíduos, de 33 e 34 anos.

De acordo com a PJ, a droga tinha como destino o mercado europeu.

"Esta droga mata mais que possivelmente muitas guerras"
E essa de vender aviões para paises do terceiro mundo é racista. Não os quer em Portugal, mas podem ir para o 3º mundo.
E fala o anónimo em creches, hospitais e outras coisa mais para justificar a sua aversão às FA.
Num estado social moderno tem que contar com o poder politico e dos lobbies, o social e nunca se esqueça da Defesa, fundamental num estado de direito.
Em relação aos F-16 garanto-lhe que está a milhas da verdade, mais, informo-o que somos a unica Força Aerea no Mundo a cumprirmos a execução do programa MLU para estarmos aptos em operações militares conforme exigencia Nato à qual pertencemos...para o bem, e talvez para o mal.
Depois da 1º remessa de 20 F16 (novos) veio uma 2º remessa já fora de serviço, ao qual recuperámos e modificamos os necessarios para as duas esquadras, e alguns colocamos propostas para venda...nada de extraodinario.
A Força Aerea tem as suas portas abertas, tente fazer uma visita e informe-se da realidade, é benvindo.
Fale com açorianos e madeirenses e pergunte-lhes da importancia da marinha e força aérea para eles...

Anónimo disse...

Fantástico um simples post fez nascer uma bela discussão,,,
Quanto às respostas que tenho a dar...
Em primeiro lugar não vejo em que é que ter servido nas forças armadas contribua para se ser melhor ou pior cidadão???
Em 2º lugar acho até muito triste que só agora o comandante em chefe se tenha dado conta daquilo que as forças armadas estão a fazer no que toca á protecção civil???
Há países no mundo onde este papel é só e apenas desempenhado pela protecção civil até com maior prontidão e eficácia.
Em 3º não sou racista e quando disse onde são uteís que é em países de 3º mundo para os manter ainda + pobres foi de forma irónica e não pejorativa pois bem sabemos que apesar de tudo o racismo é uma realidade.
E muitas vezes é na instituição militar que o racismo é fomentado pois é utilizado para psicológicamente criar um inimigo.
Não é por acaso que todas as organizações nacionalistas e xenófobas querem uma sociedade onde as forças armadas e paramilitares desempenham importantes papeis quer de repressão quer de integridade da raça.
Quanto ao programa M.L.U. acho fantástico que tenha-mos trocado a Base das Lajes QUE TANTA IMPORTÂCIA ESTRATÈGICA TÊM por duas esquadrilhas de aviões absoletos e ainda por cima com a obrigatoriedade de apoiar-mos a OTAN nas suas missões ainda que os nossos aviões não estejam habilitados a transportar armamento de ultima geração como aconteceu na guerra da antiga jugoslávia.
Quantos militares são necessários para manter-mos a nossa soberania num quadro de relações como as que temos agora integrados na OTAN e na CEE???
Na minha modesta opinião não mais de 20.000 desde que sejam operacionais e bem equipados!!!
Há países com mais população e com menos militares que nós.
As guerras do futuro não se vão travar com armas convencionais, o tempo da carne para canhão já lá vai...Se Portugal quiser resistir a uma hipotética invasão teria que desenvolver brigadas ligeiras especialistas em guerra de guerrilha e sistemas de informação e comunicação que permitissem o desenvolvimento de acções rápidas e objectivas.
Felizmente a europa e o mundo ocidental estão a atravessar uma crise sem precedentes que vai obrigar até as grandes potências a cortar nas despesa militares basta olhar para a Alemanha Espanha França EUA etc.
A sociedade do futuro será muito mais centrada na sustentabilidade do que na defesa ou agressão porque as guerras hoje têm o efeito borboleta e as gerações do futuro vão ter mais com que se preocupar pois terão que reparar aquilo que uma geração grisalha e sem noção dos limites lhe deixou de errado.Tais como forças armadas despesistas e sem objectivos a não ser manter os cargos das altas patentes e brinquedos caros para brincarem aos soldadinhos de chumbo sobre um mapa mundi.
O tempo dos impérios conquistados acabou.
Considero-me acima de tudo português mas sou também um cidadão do mundo.E nesse mundo onde estou a educar os meus filhos não há lugar para guerras.
Obrigado pela atençao dispensada.