quinta-feira, 29 de julho de 2010

Falta de tempo ;-)

Falta de tempo foi a alegação dos procuradores para não ouvirem José Sócrates, no âmbito do processo Freeport.
Pois com um processo a decorrer só durante seis anos, e com 27 perguntas para fazer, como havia de haver tempo? É por estas e por outras é que a "verdade nem sempre vem ao de cima".

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Jogos Tradicionais em Lares


As executantes da Filarmónica de Lares, irão realizar uma actividade, no próximo dia 1 de Agosto, em Lares. Esta actividade consiste em jogos tadicionais, tais como, corrida de sacos, bandeirola, jogo da bilha, tracção da corda, jogo da malha e jogo dos pés atados e ainda almoço convívio.
O objectivo desta actividade é reunir verba para as calças do fardamento feminino.
VEM DIVERTIR-TE E TRÁZ UM AMIGO!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Não restam dúvidas :-)


O adepto do fcp nem queria acreditar no resultado do teste que solicitou. Desta vez é que o polvo vai para a panela. :-)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

12º CAMPEONATO DO MUNDO UNIVERSITÁRIO FUTSAL FEMININO 2010

Vai realizar-se entre os dias 22 e 29 de Agosto, em Novi Sad, Sérvia, o 2º Campeonato do Mundo Universitário (CMU) de Futsal Feminino, que vai contar com a presença da selecção nacional, que vai assim defender o título de vice-campeã mundial universitária, conquistado em 2008.
Esta competição desenrola-se com 6 equipas, em formato de liga, com a presenças das selecções representativas do Brasil, França, Grã-Bretanha, Rússia e Sérvia e Portugal. O último jogo disputado entre Portugal e Brasil, respectivamente, Vice-campeão e Campeão do Mundo em 2008.
Estão pré-convocadas 19 futsalistas para um estágio que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de Agosto. Entre as elitas encontra-se Joana Cunha, futsalista do GR Vilaverdense . Deste lote vão sair as 12 eleitas. Esperamos que Joana Cunha seja uma das escolhida, e que repita, como em 2008 as boas exibições conseguidas.

Joana Cunha

segunda-feira, 19 de julho de 2010

11ª Exposição de Bordados do GR Vilaverdense

Vai o GR Vilaverdense levar a efeito a sua 11ª Exposição de Bordados. "Bordar ao Borralho", será o tema escolhido para esta edição. Este evento procura ser uma mostra dos trabalhos executados pelas alunas do "Atelier de Bordados", ministrado pela professora Maria de Oliveira. A sua inauguração será pelas 21:00 horas do dia 23/07 e o seu encerramento no dia 01/08, com o seguinte horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira das 20:30 às 23:00 horas; sábados e domingos das 15:30 às 23:00 horas. O "Moinho" recomenda a todos uma visita a este espaço.

Função pública: aumento anunciado era 'balão de ensaio'


E a Ministra do Trabalho Helena André? Era a cobaia? Seguidora do trilho do "chefe", no "diz" e "desdiz", ao anunciar num dia uma "medida" e no dia seguinte vir corrigí-la com a desculpa esfarrapada de que o assunto não era da sua "competência".... Assim vai o nosso desgoverno. Depois do ministro Mário Lino (oh que saudades), não tínhamos episódio tão divertido para esta altura do ano. Já agora, além do colorido do cartão de associado, será exigida mais alguma competência para se chegar a ministro(a)?

Cavaco Silva em Angola

"É minha convicção de que não apenas Portugal beneficia desta intensidade de relações comerciais, mas também Angola. Os empresários portugueses estão a contribuir para o desenvolvimento económico e social de Angola, para a melhoria das condições de vida da sua população", referiu Cavaco Silva na sua chegada a Angola, onde se encontra em visita oficial.
E o presidente José Eduardo dos Santos e sua filha, não poderão dar também uma "maozinha"?

Portugal um país de "boas práticas"

A criação de grandes agrupamentos escolares que irá começar a tomar forma em Portugal no próximo ano lectivo está em queda noutros países, que já viveram a experiência e tiveram maus resultados.
Em Portugal, para já, os novos agrupamentos, que juntam várias escolas sob uma mesma direcção, terão uma dimensão média de 1700 alunos, com o limite máximo fixado em três mil estudantes.
Na Finlândia, só três por cento dos estabelecimentos têm mais de 600 alunos.
Em Nova Iorque, o mayor Michael Bloomberg tem vindo a fazer precisamente o oposto. Desde 2002 foram fechados ou estão em processo de encerramento 91 estabelecimentos. Entre estes figuram mais de 20 das grandes escolas públicas secundárias da cidade, que foram substituídas por 200 novas unidades. Nas primeiras chegavam a coabitar mais de três mil alunos. Nas novas escolas, o número máximo vai pouco além dos 400. Refira-se que em Nova Iorque, a taxa de sucesso entre os alunos que foram transferidos para escolas mais pequenas é superior à dos que permanecem nos velhos estabelecimentos.
Esta aposta em escolas mais pequenas, mais bem qualificadas e com maior autonomia faz também parte das prioridades do novo primeiro-ministro conservador britânico, David Cameron, o que, a ser levado por diante, constituirá uma profunda inversão da tendência registada na última década no Reino Unido.
Somos de facto um país que olha muito mais para a frente que outros. Chegamos à conclusão que, países como a Finlândia, serão terceiro-mundistas, em relação a nós, no que toca ao sistema educativo :-).

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cheque Bébé ...

... Ou mais uma promessa eleitoral a voar :-)
O ‘cheque-bebé' deveria atribuir 200 euros a cada criança que nasça, numa conta do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) ou noutra conta escolhida pelos pais. Quando a criança completasse os 18 anos teria acesso ao dinheiro.
Muitas futuras mães têm questionado o IGCP que diz que a Conta Poupança Futuro " não existe e o processo está parado".
Parece que afinal nem aos 18 anos os "bébés" de Sócrates vão receber o dinheirinho ;-).

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sérgio Paulinho ganha etapa no Tour


O português Sérgio Paulinho, tornou-se o quarto ciclista nacional a ganhar uma etapa na Volta à França em ciclismo. Logo hoje, no dia em que os franceses celebravam o seu "Dia Nacional" (Tomada da Bastilha), Sérgio Paulinho comemorava o dia de Portugal no Tour. Sérgio Paulinho junta-se assim a Joaquim Agostinho, Paulo Ferreira e Acácio da Silva na lista de vencedores portugueses de etapas na maior prova velocipédica internacional.

Festa de Santo Aleixo

segunda-feira, 12 de julho de 2010

I Maratona de Futsal


A Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes vai levar a cabo, a partir do dia 23 de Julho, a sua I Maratona de Futsal. No total são 7 000 em prémios, naquela que promete ser a maior competição do género, este ano, em Portugal.As inscrições estão limitadas a 24 equipas e têm como prazo limite o próximo dia 21 de Julho.
Saiba mais sobre o regulamento do torneio, inscrições, e localização do torneio em: http://maratonasaavedraguedes.blogspot.com/

sábado, 10 de julho de 2010

A Escola de hoje ... tás a ver?


Clique na imagem para ampliar

Escola do 1º CEB de LARES também terá os dias contados?

Em relação ao assunto, em tempos publiquei um post, que dava conta do eventual encerramento da Escola do 1º CEB de Lares, por ter menos de 21 alunos. Afinal parece ter havido engano porque a Escola até tem cerca de 30 alunos matriculados. Ainda bem. Vem isto a propósito de alguns" esclarecimentos" publicados na imprensa "local"em relação a este e assunto e que foi o motivo de um texto enviado ao "Moinho", com o pedido de publicação e que passo a transcrever. Que o mesmo possa contribuir para o devido esclarecimento da forma como foi "abordado" e "resolvido" o assunto....
"Antes de mais gostaria de pedir ao Sr. Moleiro que publicasse o seguinte como uma mensagem no seu blog, e não como um comentário, pela seguinte razão: - A mensagem à qual teço o meu comentário é já um pouco antiga pelo que aquilo que pretendo dizer poderá não ser lido pelo número desejado de pessoas ;).
Não quero que a minha mensagem alimente uma polémica desnecessária entre encarregados de educação das duas escolas da nossa freguesia. Pretendo sim poder demonstrar o meu ponto de vista em relação a este assunto.
Todos os que têm filhos matriculados na escola EB1 Lares são obviamente contra o fecho da mesma. Mas é preciso ver quem na verdade ordenou o encerramento de qualquer escola com menos de 20 alunos. Não foi certamente uma professora que se limitou apenas a dar a entender o seu ponto de vista de uma maneira geral, tal como eu o faço aqui, a ordenar o fecho da escola. Todos são livres de o fazer, pois há liberdade de expressão, mas devo dizer que o texto que acabei de ler, escrito por alguns encarregados de educação é para levar como uma ofensa à escola de Vila Verde, inclusive à professora anteriormente referida.
Na minha mais sincera opinião, acho até que não existe justificação possível para a escola da Lares continuar aberta, e não digo isto a pensar que a mesma não possui condições, mas sim porque Vila Verde não é uma freguesia de dimensões tão grandes e com tantas crianças matriculadas no 1º ciclo que leve à existência de duas escolas primárias. E porque não fechar antes a escola de Vila Verde? Porque esta sofreu obras para poder acolher mais crianças, nomeadamente as crianças matriculadas na Lares, caso a escola fechasse.
No artigo que li há pouco havia referência ao número de crianças matriculadas em ambas as escolas. É estranho que por esta altura já se saiba com precisão o número de matrículas em Vila Verde e Lares, pelo que desconfiei. Mas caso se confirme, existem duas justificações:
- Há cada vez mais aderência por parte de pais em matricularem as suas crianças na Figueira devido aos seus empregos, o que é compreensível;
- A menor discrepância entre os valores de Lares e Vila Verde é fruto de uma constante perseguição por parte de certas pessoas a pais para colocarem educandos na escola de Lares, argumentando que em Vila Verde o ambiente não é propício à formação escolar;
Interrogo-me agora porque não será este ambiente adequado. Pelo que vejo será agora utilizado como justificação o facto de se encontrar na escola de Vila Verde a leccionar, a professora Isabel Coimbra, que nada tem a ver com o fecho da escola.
O que em tempos foi uma luta contra o fecho de uma escola, é agora uma luta contra uma professora, que se encontra efectiva e que, pelo que sei, é uma excelente profissional.
Chegou-me aos ouvidos que a ida dos alunos para a escola de Vila Verde estaria condicionada pela presença indesejada desta senhora na escola por parte de alguns. Pelo que sei, não há motivo nenhum para que assim seja. Esta senhora não tem de sair da escola onde lecciona já à alguns anos por ter expressado aquilo que pensava num jornal para onde escreve há já alguns anos. Aliás, a mesma nunca, em frase alguma, referiu directamente o nome da escola da Lares, mas falou sim, abertamente sobre a decisão do governo. O que não aconteceu no artigo que me levou a escrever esta mensagem, onde foi referido o nome da professora e da escola sendo ambas alvo de criticas e acusações que nenhuma das duas merece.
Espero que ninguém no final desta infeliz história tenha que sair prejudicado, e devo sublinhar que me estarei a referir aos alunos, tanto os de Vila Verde como os de Lares. Para finalizar, quero apenas referir que o que me levou a escrever para o Moinho foi todo o modo errado com que este processo está a ser conduzido. Não direi quem sou, mas desde já direi que não tenho nenhum filho a frequentar nenhuma das duas escolas e que pretendo apenas que a minha opinião seja ouvida sem quaisquer impedimentos, consequências ou tentativas de descoberta do redactor deste texto.
Cumprimentos para todos os habitantes da nossa freguesia"
Anónimo

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Finalmente......

Antes:A primeira grande iniciativa de João Ataíde à frente dos destinos da Figueira da Foz aí está: a criação do novo logótipo para a Câmara Municipal. Esta sim uma enorme iniciativa porque todos os figueirenses ansiavam :-). Outras grandes iniciativas são esperadas, certamente tiradas do saco das promessas eleitorais feitas durante a última campanha para as autarquias. Ficam então os dois logótipos em causa para vossa apreciação.


Agora:

Não há dúvida que todos ficámos a ganhar com a "mudança" ;-).

terça-feira, 6 de julho de 2010

Teatro no GR Vilaverdense


No dia 11 de Julho de 2010, Domingo, pelas 16h, o grupo cénico do G.R.V. leva novamente à cena "O Zé do Telhado" - segundo Camilo Castelo Branco - de Fernando Gomes.
Os bilhetes estão já disponíveis no bar do G.R.V., ao preço de 3€ para sócios e 4€ para não sócios.

Teatro no SBU Alhadense


O Grupo de Teatro "Os Dinâmicos", da Associação Viver em Alegria - Figueira da Foz, apresenta na SBU Alhadense, no dia 10 de Julho (Sábado), pelas 21h30, "A Cadeira da Verdade", de Ramada Curto. Podem ser reservados os lugares na Sede da Colectividade, ou através do telefone: 233 930 410.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Armando Vara demite-se do BCP

Armando Vara, constituído arguido no processo Face Oculta, apresentou a sua demissão dos cargos de administrador e Vice-Presidente do Conselho de Administração executivo que ocupava no Millennium BCP.
A renúncia foi hoje apresentada, afirmando o banco que esta implica a "assunção de obrigação de não concorrência até à data do termo normal do mandato", pelo que Armando Vara terá direito a receber uma quantia "correspondente à que lhe seria devida até ao termo normal do mandato em curso .
Vamos a ver se entendo a posição do Banco. Para que o senhor Armando Vara não vá para administrador de algum Banco concorrente, pagam-lhe uma quantia até ao termo do mandato em curso. Alguém sabe quando termina o referido mandato? A pouca vergonha continua a coberto de amigos e camaradas que vão tapando o sol com a peneira, enquanto podem.... Até quando?

Eurostat desmente Governo

Desemprego em Portugal chega aos 10,9% e já atinge 600 mil portugueses.
Estes são dados revelados e publicados hoje pela Eurostat e que, nos próximos serviços noticiosos, irão ser novamente contrariados por algum membro do governo. Não se sabe se será José Sócrates ou Vieira da Silva a tomar tal iniciativa patriótica....

Parque Expo: 1,56 milhões em prémios ilegais a administradores

"Durante onze anos a Parque Expo pagou gratificações mensais, seguros de vida e de saúde, aos seus administradores, no valor de 1,56 milhões de euros. A Inspecção-Geral de Finanças (IGF) considera que estes prémios são ilegais".
Bem esta é mais uma corja de "ladrões" que, um pouco por todo o país vão aparecendo, com a bênção dos que nos (se) têm governado à custa do "Zé Povinho". Notícias como esta, é o dia a dia, sem que nada aconteça a quem comete tais crimes económicos, que aos poucos e poucos, vão deslapidando a nossa frágil economia.
Agora o que nos faz rir de tanto gozo é a recomendação da Inspecção Geral de Finanças, para ver se consegue recuperar o dinheiro :-):
" IGF recomendou à Parque Expo que procure recuperar os valores pagos indevidamente...
"
Como é que a Parque Expo vai recuperar o dinheiro? Vai pedir às pessoas em causa, José de Melo Torres Campos, António Mega Ferreira, José Bracinha Vieira e Rolando Borges Martins, que devolvam o dinheiro ou não? Que eu me lembre Mega Ferreira já na altura saiu da administração após a descoberta de fraudes na Expo e o Eng. Gueterres, na altura primeiro ministro, como prémio, colocou-o no Centro Cultural de Belém ;-).
Apostamos que os valores em causa jamais serão recuperados e que os culpados por tal acto vão ficar impunes a tal procedimento? Aceitam-se apostas ;-).
Fonte "DN" 2010 Jul 02

quinta-feira, 1 de julho de 2010

José Sócrates elogia o trabalho feito por Maria de Lurdes Rodrigues na Educação

"Foi uma honra ter servido consigo o nosso país". Foi com estas palavras que José Sócrates elogiou Maria de Lurdes Rodrigues, na apresentação do seu livro, A escola pública pode fazer a diferença. É evidente que fazer um elogio à ex-ministra era fazer um elogio à governação anterior, por isso fez o sacrifício de chamar a si a responsabilidade do discurso. Óbvio.
Mas que grande honra senhor 1º ministro? Não lhe gabo o gosto :-). Então porque não continuou Maria de Lurdes Rodrigues como ministra da Educação neste mandato? Será que também o explica no livro? Com maioria absoluta foi muito mais simples tomar as medidas que tomou de forma ditatorial? A divisão dos professores em duas categorias, de que fez ponto de honra na sua governação, até foi agora apagada pela nova ministra Isabel Alçada, que fez aprovar um novo Estatuto da Carreira Docente,conseguindo consenso entre todas as partes envolvida, ao contrário de MLR que nunca foi capaz de os gerar.
Novas oportunidades, professores titulares, aulas de substituição, directores... O que ganhou a "Educação" com isso? E a insdisciplina, o mau ambiente de trabalho nas Escolas, a corrida às reformas antecipadas .... não são também fruto do trabalho do gabinete de Maria de Lurdes Rodrigues e do governo de José Sócrates?
Fonte "O Público" 2010 Jul 01"

Bruna Real tem agenda de Verão recheada

E bem recheada parece ;-)
Fonte JN 2010 Jul 01

Carlos Queiroz afasta cenário de demissão

Pudera...


"O Presidente da República Aníbal Cavaco Silva recebe num ano aquilo que o seleccionador nacional recebe num mês. O ordenado de Carlos Queiroz corresponde a nada mais, nada menos do que 1,6 milhões de euros por ano. Ou seja cerca de 114 mil euros por mês (14 meses por ano). Já o Presidente da República tem um vencimento anual pouco acima dos 106 mil euros, de cerca 7630 euros por mês."


Num cenário de ser demitido das suas funções, pela FPF, recebe a módica quantia de 3,2 milhões de euros. Está ser coerente. Se nos recordarmos do percurso sinuoso que foi o nosso na participação para o apuramento para a África do Sul, num grupo fraquíssimo, aliado à prestação medíocre, face às expectativas levantadas, no Mundial, seria de todo mais correcto que Queiroz colocasse o seu lugar à disposição.
Mas então e a prestação/comportamento de algumas das estrelas que compuseram a nossa equipa, nomeadamente a do seu capitão? Diz-se que mesmo assim, os rapazes irão receber uma compensação de cerca de 90 mil euros, cada. Nada mal.
Agora já nos podemos voltar novamente para os verdadeiros problemas do país. Até a nossa eliminação correu mal para a governação de José Sócrates :-).